Plataforma portuguesa Musiversal levanta 1,36 milhões de euros para acelerar crescimento

A ronda de financiamento Seed foi liderada pela Shilling, sociedade de capital de risco portuguesa, e irá acelerar o crescimento da plataforma portuguesa de produção musical.

A Musiversal, plataforma portuguesa que disponibiliza músicos e produtores de estúdio para sessões de gravação de música, com o objetivo de tornar mais acessível a criação e produção musical, anuncia hoje que fechou com sucesso uma ronda de financiamento Seed no montante de 1,36 milhões de euros.

O financiamento foi liderado pela Shilling, sociedade de capital de risco portuguesa, e contou ainda com a participação dos investidores iniciais, nomeadamente a LC Ventures, REDangels e Best Horizon. Além da ronda Seed, a Musiversal captou ainda um financiamento no valor de 310 mil euros junto do Programa Portugal 2020, com o apoio do FEDER/União Europeia. No total, até à data, a Musiversal conta com um investimento de 2,51 milhões de euros. Com o investimento captado, a plataforma portuguesa de produção musical pretende acelerar o seu crescimento, tendo o objetivo de quadruplicar o número de utilizadores.

A nova plataforma da Musiversal foi criada em setembro de 2020, enquanto a indústria musical enfrentava uma crise sem precedentes, como consequência da pandemia da COVID-19. A solução da Musiversal é, através de uma subscrição mensal, permitir que músicos, produtores e engenheiros de som, participem em sessões de gravação de música diretamente de casa. Em 2021, a plataforma atingiu o marco das 3 mil sessões de gravação por mês.

“Os nossos utilizadores classificam as sessões com cinco estrelas em 98% das vezes que utilizaram a Musiversal, ou seja, sabemos que criámos uma subscrição que é um sucesso para os songwriters e produtores de música. Agora, a nossa missão é fazer com que mais songwriters experimentem o serviço”, afirma André Miranda, fundador e CEO da Musiversal.

Ricardo Jacinto, Partner da Shilling salienta que, “a Musiversal está a entrar numa nova fase: esta ronda vai consolidar o seu crescimento e permitir à startup aproveitar a enorme oportunidade que surgiu com a pandemia, no sentido de facilitar o acesso à criação e à produção musical. Estamos muito satisfeitos por apoiar uma equipa tão dedicada, com tanta experiência e já com provas dadas em tão pouco tempo de existência”.

Existem dois fatores fundamentais que diferenciam a plataforma portuguesa de outras empresas concorrentes: o modelo de negócio da Musiveral permite tornar o processo de produção musical dez vezes mais barato, facilitando o acesso ao processo de gravação de música; e ao contrário de outras tecnológicas da indústria musical, a Musiversal acredita que um modelo que dá um rendimento fixo aos músicos em vez de um rendimento altamente volátil é uma das chaves do sucesso para uma expansão global e atrair os melhores músicos para estarem disponíveis na plataforma. E como funciona a plataforma? Entre o músico de estúdio inscrito na Musiversal e o autor que pretende utilizar a plataforma para gravar ou produzir as suas músicas, existe uma colaboração em livestream, da qual em menos de 24 horas resulta uma gravação disponível para download. Os músicos e produtores que participam nas sessões fazem parte do marketplace da plataforma, que dispõe dos melhores profissionais de música espalhados por diferentes países, desde Portugal aos EUA.

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