Penela: Região Empreendedora Europeia 2023

O Município de Penela recebeu o Prémio de Região Empreendedora Europeia 2023. Em entrevista, o Presidente da Câmara Municipal, Eduardo dos Santos, falou sobre o orgulho que sente pela premiação e sobre o Presépio de Penela deste ano.

Eduardo Nogueira dos Santos, Presidente

Estando nós perto do mês do Natal, não pode deixar de ser mencionado o projeto “Penela Presépio”, organizado pela Câmara Municipal de Penela. O que nos pode contar sobre o evento e quais as novidades para este ano?

O Penela Presépio é um dos momentos de maior projeção do nosso concelho, que estamos a preparar com algumas condicionantes, impostas pelo contexto atual. A primeira, tem que ver com o facto do Castelo e da Praça do Município estarem em obras de requalificação, levando o Presépio para a Praça da República. A segunda condicionante é o orçamento, porque o momento que vivemos não é fácil e temos de ser cautelosos. Ainda assim, podemos prometer um Penela Presépio de bom nível, com novidades na programação, que queremos mais abrangente em termos territoriais e de oferta para diversos públicos. Teremos muitas novidades para os mais novos, uma variada programação cultural e os presépios, entre os quais, o tradicional presépio animado.

 

Este ano, o concelho de Penela recebeu o Prémio Região Empreendedora Europeia 2023, tendo sido o único município de baixa densidade populacional, em Portugal, a ser congratulado com esta distinção. O que é que a premiação significa para Penela e que vantagens pode trazer?

É um motivo de orgulho e uma enorme responsabilidade, até porque somos apenas o terceiro município português (depois de Lisboa e de Castelo Branco) a receber esta distinção, sendo mesmo o primeiro de baixa densidade populacional, como referem. No próximo ano, partilhamos este prémio com Barcelona (Espanha) e a Pomerânia Ocidental (Polónia), pelo que estamos a preparar um programa ambicioso.

Este é um exemplo de como as nossas políticas podem, efetivamente, fazer a diferença no presente e futuro dos concelhos e como devemos sempre pensar maior e com ambição. Apresentámos a candidatura, porque nos recusamos a aceitar o statos quo de município de baixa densidade populacional, com tudo o que isso implica, e a ficar de braços cruzados. Ao invés, trabalhámos para encontrar ferramentas, como forma de ultrapassar as nossas dificuldades. E este prémio significa, não só o reconhecimento do nosso potencial, como também antevê uma importante visibilidade para o nosso território durante o próximo ano. Queremos aproveitar para projetar o concelho, as empresas, as nossas potencialidades e centralidade no território nacional.

No passado mês de outubro, em conjunto com o Instituto Politécnico de Coimbra, a Câmara Municipal de Penela apresentou o novo Gabinete de Inovação Regional aos empresários do concelho. Com que propósito foi criado o gabinete e que mais-valias pode garantir às empresas da região?

Essa é uma das várias medidas que temos em execução ou preparação e que confluem para o mesmo objetivo de apoiar as empresas, criar mais e melhor emprego e fixar população no concelho de Penela. Essa estratégia assenta na atividade do Gabinete de Apoio à Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (GAICE) da Câmara Municipal de Penela, do HIESE – Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos, em estreita articulação com o Núcleo Empresarial de Penela (NEP).

No caso específico do projeto @GIR – Gabinete de Inovação Regional, com o Politécnico de Coimbra, prevemos capacitar as empresas e os empresários para a inovação tecnológica. Mas também abraçámos outros desafios como, por exemplo, o projeto Região de Coimbra Empreende +, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal, que tem muito potencial para os nossos empresários e empreendedores aproveitarem.

 

Que projetos e iniciativas estão preparadas para o futuro? O que os munícipes podem esperar?

Há um ano, candidatámo-nos a liderar os destinos de Penela com um programa diferenciador para o território e para as pessoas. Temos um longo caminho pela frente para tornar Penela melhor, mas estamos a trabalhar diariamente nesse sentido. Há questões que vão, eventualmente, demorar mais tempo do que esperávamos e queríamos a implementar, sobretudo, porque fomos confrontados com condicionantes orçamentais inesperadas e com parcos recursos humanos que, apesar de muito empenhados, não conseguem dar resposta a todas as solicitações. Mas os nossos projetos não estão na gaveta e, mais tarde ou mais cedo, vamos implementá-los.

You may also like...

This will close in 0 seconds