Pedro Reis no almoço-debate do ICPT

O Ministro da Economia, Pedro Reis, defendeu, durante o almoço-debate organizado pelo International Club of Portugal (ICPT) no Sheraton Lisboa Hotel & Spa, que uma “solução clarificadora na política” é fundamental para que a economia portuguesa possa avançar de forma estratégica. O evento, que decorreu no passado dia 21 de março, contou também com a presença do Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.

 

 

Pedro Reis sublinhou que “as empresas esperam, os portugueses esperam, os estrangeiros observam, é se vai sair uma solução clarificadora na política, para que a política dê espaço à economia”, referindo-se à importância de decisões políticas que permitam o desenvolvimento económico.

O Ministro da Economia apresentou ainda três prioridades para o futuro do país: agilizar os processos de licenciamento, focar na desburocratização e rever o processo de compras públicas. Segundo o governante, é crucial concentrar-se na execução e em decisões práticas, em vez de apenas em relatórios macroeconómicos, para fortalecer a economia.

 

 

Desenvolvimento da indústria da defesa

Durante o debate, Pedro Reis revelou que o Ministério da Economia e o Ministério da Defesa estão a colaborar juntos para impulsionar a indústria da defesa em Portugal. Esta iniciativa surge num contexto da crescente exigência de investimento por parte dos Estados-Membros da União Europeia no setor.

 

O ministro explicou que está em curso um “acompanhamento de todas as empresas capacitadas para entrar neste cluster”, com o objetivo de identificar oportunidades no procurement europeu, da NATO e das Forças Armadas Portuguesas. Além disso, está a ser elaborada uma lista de instrumentos financeiros europeus e portugueses, que podem ser usados em articulação com o Banco de Fomento, para facilitar este desenvolvimento. Pedro Reis anunciou também a criação de um “fast track de compras públicas” para acelerar o processo.

 

 

O Ministro da Economia destacou o potencial de Portugal na indústria da defesa, nomeadamente em componentes, plataformas de operação, satélites, software espacial e fardamento, e mencionou a procura de parcerias com países mais avançados no setor.

You may also like...