Melhorar a produtividade dos trabalhadores remotos em 2025

O trabalho remoto parece ser a nova ordem mundial no nosso mundo contemporâneo. De facto, um relatório recente da Notta revelou que 16% das empresas do mundo são totalmente remotas. Como se isto não bastasse, o número de colaboradores que migraram para empregos remotos aumentou 24% em relação a 2023; os que preferem o trabalho híbrido aumentaram cerca de 16%.

 

 

 

E pode realmente ficar surpreendido ao saber que o número de colaboradores que trabalham remotamente em países como os EUA é de quase um terço (27%). De facto, alguns estudos acreditam que os EUA lideram em oportunidades de trabalho remoto. Ainda assim, não é o país que mais trabalhadores remotos atrai. Neste estudo da Holidu pode ver que Portugal é o país escolhido, sobretudo por mulheres, pois consideram o nosso país muito seguro.

Mas com a comodidade de trabalhar em casa surgem outros desafios, como as distrações. Então, como garante que ainda está a ter um bom desempenho remotamente, como faria num escritório físico? Este artigo responderá a estas questões. Venha daí!

O poder da tecnologia

Por vezes, ao trabalhar em casa, pode ser necessário responder a e-mails, chamadas, etc. Ao fazê-lo, pode encontrar distrações digitais, como notificações de redes sociais, o que pode afetar muito o seu foco mental.

Na verdade, sabia que, de acordo com a Universidade da Califórnia em Irvine, estas distrações podem demorar até 23 minutos para voltar à tarefa original?

Utilizar um bloqueador de sites pode ser muito útil nestas situações. E, dependendo das suas necessidades e preferências, pode sempre implementá-las de diferentes formas.

Podem ser utilizados como complementos simples em navegadores da Web ou aplicações em dispositivos de computador para uma sensação mais personalizável. Outra opção seria restringir diretamente o acesso do seu router doméstico a determinados sites em todos os dispositivos ligados.

Como não referir o papel da inteligência artificial?

Esta tecnologia está a chegar a quase todos os setores. Agora, com a IA, pode agendar reuniões e coordenar agendas em diferentes fusos horários, automatizar tarefas repetitivas, melhorar a comunicação e a partilha de conhecimento entre equipas e otimizar tarefas administrativas.

Ferramentas como o Butler e o Zapier da Trello podem realmente ajudá-lo com isso. É claro que não podemos ignorar o poder da computação em nuvem. Já utilizou o Zoom ou o Microsoft Teams para comunicação na sua organização? A computação em nuvem tornou tudo isto possível.

Ferramentas como o Office 365 e o SharePoint permitem agora que os colaboradores partilhem e modifiquem documentos em tempo real.

E se as estatísticas significam alguma coisa, um inquérito recente da Statista indicou que cerca de 59% das empresas implementaram ferramentas de gestão de acessos baseadas na cloud para permitir que os colaboradores acedam a aplicações remotamente.

Trabalho remoto e produtividade estão relacionados?

Esta é uma daquelas questões sobre as quais os especialistas ainda não estão totalmente de acordo.

Alguns acreditam que trabalhar a partir de casa reduziu a produtividade em 8-19%, enquanto outros descobriram que a produtividade aumentou em 13%. A produtividade diminuiu porque os trabalhadores não conseguiam distinguir claramente entre a vida pessoal e profissional, resultando em esgotamento.

Ao mesmo tempo, quando os colaboradores trabalham em casa, têm uma exposição mínima à interação social que um ambiente de escritório físico oferece. Isto pode afetar a forma como se ligam à empresa e torná-los menos motivados para ter um melhor desempenho.

Aqueles que alegaram que a produtividade aumentou apresentaram as seguintes razões.

Horário de trabalho alargado

Sabia que os trabalhadores remotos podem ganhar mais 10% por semana do que os colaboradores presenciais? Uma pesquisa da Owl Labs revelou que os colaboradores remotos trabalham mais um dia por semana, o que os torna 47% mais produtivos do que os colaboradores presenciais.

No entanto, por muito que isto seja verdade, o período em que um colaborador pode trabalhar a partir de casa também pode depender da sua idade. Por exemplo, de acordo com o Canadian HRReporter, cerca de 48% das pessoas entre os 26 e os 40 anos afirmaram trabalhar mais horas do que 31% das pessoas com menos de 25 anos.

Ótima saúde mental e física

Alguns estudos descobriram que aqueles que trabalham em casa sofrem menos stress do que os seus colegas presenciais.

Bem, ao trabalhar remotamente, tem controlo sobre os seus horários de entrada e saída, pelo que a pressão da gestão de topo é reduzida. Também há pouca ou nenhuma deslocação envolvida, o que alguns acreditam que pode melhorar a saúde mental e física.

Melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Qualquer pessoa que já tenha trabalhado remotamente pode concordar que este tipo de emprego é altamente flexível.

Tem a liberdade de elaborar o seu horário de trabalho de acordo com as suas preferências e atividades. Isto permite-lhe atender às exigências familiares e às obrigações pessoais sem problemas. Quando estas necessidades são satisfeitas, o colaborador pode sentir-se mais satisfeito com o trabalho, tornando-se mais produtivo.

Para terminar

A internet mudou realmente muitas interações no nosso mundo moderno. Hoje, pode interagir com alguém de outro continente como se estivesse na mesma sala, tudo graças às videochamadas. Portanto, não é surpreendente que o trabalho possa realmente ser concluído remotamente.

 

*Este artigo é da inteira responsabilidade da Bazoom 

You may also like...