Parceiro global do seu projeto imobiliário

Comprometido com uma abordagem de qualidade, Kardham é o primeiro grupo francês independente a integrar, simultaneamente, arquitetura, engenharia, design de interiores, consultoria e digital, como nos garante o Diretor Frédéric Rafael Fernandes. O Grupo instalou-se em Portugal para apoiar as empresas nos projetos de construção, reabilitação, desenvolvimento ou requalificação.

 

Kardham Portugal, Frederic Rafael Fernandes Arquiteto – Sócio, Diretor da Kardham Portugal Foto : Cécile Lopes Photography ©

O grupo francês Kardham instalou-se este ano em Portugal e chega para apoiar grandes empresas nos projetos de construção, reabilitação, desenvolvimento ou requalificação. Qual a abrangência dos serviços do grupo e que mais-valias trazem para o mercado português?

Kardham tem a particularidade de ser composta por várias profissões relacionadas com edifícios: arquitetura, engenharia, design de interiores, consultoria e digital. A integração destas atividades permite-nos oferecer aos nossos clientes uma resposta transversal ao seu pedido. Acreditamos muito na inteligência coletiva e que as intersecções de todas estas vertentes profissionais favorecem e estimulam a criatividade, uma sinergia que nos permite propor soluções com plena consciência das questões que compõem um projeto imobiliário.

 

O teletrabalho tem resultado num reequilíbrio entre as áreas metropolitanas e o restante território. Projetar os edifícios de amanhã com soluções inovadoras envolve um know-how técnico de excelência?
Hoje estamos cada vez mais numa lógica de “Smart-Building”. Enquanto 7,5% das pessoas faziam home-office antes da crise da Covid-19, agora mais de 80% quere manter esta flexibilidade.
A ocupação do espaço de escritórios e a sua conectividade devem ser questionadas. Ser especialista em novas tecnologias e encher edifícios com elas, não é suficiente, pois as tecnologias “Prometheus” não chegam, para responder à mudança no espaço de trabalho.
Desenhar os escritórios de amanhã requer uma compreensão clara dos escritórios hoje, dos seus contornos e da sua história.
O escritório deve ser um local de intercâmbio, de estímulo criativo e já não um local de produção individual. Haverá uma diminuição dos espaços individuais para o aumento dos espaços coletivos.
Este último ganhará em qualidade e será uma ressonância emocional para a estimulação coletiva gerada por estes novos espaços.
O escritório tornar-se-á um local de encontro e de partilha, é importante que o espaço seja apelativo para criar a sensação de pertença, como se se tratasse de uma “tribo” empresarial.

 

Nos mais diversos sectores que atuam, como a aeronáutica, saúde, desporto, cultura, habitação, para uma abordagem mais complexa e criativa recorrem a colaborações externas, como sociólogos, cientistas de dados e historiadores e, por isso, são hoje uma referência?
Cada projeto é único e tem as suas particularidades, por isso contamos com a diversidade dos perfis dos nossos colaboradores. Dentro do nosso grupo, temos especialistas em ergonomia cognitiva, sociólogos, historiadores, urbanistas e especialista em sistemas de construção inovadores, entre outros.
A nossa abordagem multidisciplinar permite-nos olhar para um projeto através de vários prismas. Mas não paramos por aí. Convidamos regularmente especialistas externos para os nossos projetos e trabalhos de investigação, que posteriormente são realizados pela nossa equipa de I&D. E também publicamos regularmente artigos na secção “A word from the experts” – www.kardham.com.

 

Desde 2010, o grupo tem vindo a desenvolver um domínio de ferramentas de modelação (BIM – Building Information Modeling), uma oportunidade tecnológica para um design de edifícios mais eficiente. O vosso crescimento será sustentado pela adoção de ferramentas para o progresso?
Kardham é um dos pioneiros do BIM em França! Esforçamo-nos, em cada projeto, por dar uma resposta holística às nossas equipas multidisciplinares. É por isso que o BIM é tão importante. Da génese de um edifício, à gestão, à manutenção, os consumos devem ser tidos em conta para aperfeiçoar o seu desenho. Estamos também a desenvolver ferramentas paramétricas para otimizar a nossa prática, isto permite-nos olhar para os desafios futuros.

 

You may also like...