Miguel Lemos Rodrigues eleito para a Direção da Aqua Publica Europea na Assembleia Geral 2021

Miguel Lemos Rodrigues, Administrador Executivo da Águas de Gaia, é Gestor Público e membro da Direção da Associação Europeia de Operadores Públicos de Serviços de Água e Saneamento. O especialista foi agora eleito para o Conselho de Administração e Bureau da Aqua Publica Europea, sendo o único português a fazer parte desta lista.

 

No passado dia 8 de novembro de 2021, decorreu no histórico edifício da Maison de la Poste, em Bruxelas, a Assembleia Geral anual da Aqua Publica Europea para eleger um novo Conselho de Administração que conduzirá os trabalhos e representará a associação para o período de 2021-2024.

Foi também a oportunidade de aprovar a nova Estratégia de Ação da organização para orientar o trabalho conjunto para os próximos anos. A associação alargou o seu número de membros, sendo que Miguel Lemos Rodrigues passa a integrar o Conselho de Administração, sendo o único português a pertencer a esta composição. Também, foram oficialmente aceites dois novos operadores que representam a diversidade da associação, são eles: a Vienna Wasser,  operadora pública de água da capital austríaca, gere todo o ciclo da água para 1,9 milhão de habitantes e a Aguas Municipales de Javea, atende a cidade espanhola de Javea na província de Alicante.

Entre os diversos membros, destaca-se a presença de Portugal representado por Miguel Lemos Rodrigues, que após a Assembleia Geral e na primeira reunião do novo Conselho de Administração, foi ainda eleito para a composição do “Bureau” (órgão executivo) juntamente com os seguintes membros: Bernard Van Nuffel, Alessandro Di Martino, Gérard Luyet, Dan Lert, Jaime Morell, Jon Rathjen.

Miguel Lemos Rodrigues exerce a sua principal função de Administrador Executivo de uma das maiores companhias de água do país – Águas de Gaia. Foi distinguido enquanto personalidade atribuído com o Troféu Gestão e Ambiente 2019 na XV Gala de Audiência. Também, assume cargos de Gestor Público e Dirigente do Partido Socialista e pertence à Direção da Associação Europeia de Operadores Públicos de Serviços de Água e Saneamento. Atualmente, foi eleito para integrar o Conselho de Administração e a composição do “Bureau” da Aqua Publica Europea.

Bernard Van Nuffel, Presidente da VIVAQUA, operadora pública de água de Bruxelas, foi reeleito Presidente da Associação e o Conselho de Administração é composto pelos seguintes elementos:

Kim Augustin HAMBURG WASSER   Alemanha
Stefano Cetti MM   Italia
Alessandro Di Martino AMAP-Palermo   Italia
Joakim Giacomoni SIAAP   França
Ferenc Keszler Budapest Waterworks   Hungria
Walter Kling City of Vienna | Vienna Waterworks   Austria
Domenico Laforgia Acquedotto Pugliese   Italia
Neil Lenehan Irish Water   Irlanda
Miguel Lemos Rodrigues Águas de Gaia   Portugal
Dan Lert Eau de Paris   França
Gérard Luyet SIG – Genève   Suiça
Danielle Mametz Noréade/França Eau Publique   França
Roberto Mantovanelli Viveracqua   Italia
Jaime Morell AEOPAS   Espanha
Enrico Pezzoli Como Acqua   Italia
Frédéric Pfliegersdoerffer SDEA   França
Jon Rathjen Scottish Government- Water Policy Division   Reino Unido
Eric Smit Aquawal   Bélgica
Eddy Troosters Aquaflanders   Bélgica
Bernard Van Nuffel VIVAQUA   Bélgica

 

You may also like...