Os modelos GSe da Opel: os companheiros perfeitos para as férias de inverno

Ao passo que nas planícies os condutores têm de ter em conta a geada acumulada durante as noites de inverno, nas montanhas já começa a cair a primeira neve. Assim, o que poderia ser melhor do que planear umas férias de inverno nas montanhas? Os três modelos topo de gama da submarca GSe da Opel são os companheiros perfeitos para estas aventuras. GSe significa “Grand Sport electric” e o Opel Astra GSe, o Astra Sports Tourer GSe e o Grandland GSe satisfazem todas as expectativas; são eletrificados, equipados com um chassis especial com tecnologia KONI FSD (Frequency Selective Damping) e, enquanto híbrido plug-in topo de gama, o Grandland disponibiliza uma potência de sistema de 221 kW/300 cv, proporcionando um desempenho extremamente eficaz. Com esta combinação única, o condutor e os passageiros dos modelos GSe da Opel podem viajar de uma forma desportiva, dinâmica e responsável. Mas, acima de tudo, o trio oferece prazer de condução de topo com o mais elevado nível de segurança – especialmente sobre gelo e neve.

 

Chassis GSe com tecnologia FSD: Dinâmico, confortável e estável

De forma a proporcionar um elevado desempenho em estrada sob todas as condições climatéricas, os engenheiros de Rüsselsheim, liderados pelo Dr. Christian Hartweg, concentraram-se intensamente no chassis e no sistema de direção dos modelos GSe. “Os modelos GSe oferecem o equilíbrio ideal entre comportamento e conforto de condução. Equipámo-los com amortecedores especiais KONI FSD e rebaixámos o Astra GSe em 10 milímetros“, diz Hartweg, resumindo os pontos mais importantes.

Dependendo da situação, da superfície da estrada e do estilo de condução, as molas e amortecedores especiais com tecnologia KONI FSD permitem diferentes características de amortecimento para um rolamento confortável nas altas frequências – com impactos curtos, como ao circular sobre calçada – bem como para um estilo de condução desportivo e dinâmico e um contacto mais direto com a estrada a baixas frequências. Os modelos de topo reagem de forma ainda mais imediata e direta a qualquer comando do condutor e, como é típico da Opel, mantêm-se estáveis nas travagens, curvas e a alta velocidade ao circular em autoestrada. “Os amortecedores têm uma válvula adicional e um segundo circuito hidráulico“, explica Hartweg. “O automóvel fica então mais confortável ou mais desportivo de conduzir, dependendo se a válvula está aberta ou fechada.”

No Astra GSe e no Astra Sports Tourer GSe eletrificados, a potência do sistema de 165 kW/225 cv (consumo de combustível de acordo com o WLTP (1): 1,3 l/100 km, emissões de CO2 30-29 g/km) e os 360 Nm de binário acompanham o excelente comportamento dinâmico. Com o chassis rebaixado e o consequente centro de gravidade mais baixo, as variantes GSe dos dois bestsellers da classe dos compactos têm uma aderência particularmente consistente à estrada. Isto significa que se mantêm estáveis e na trajetória certa, mesmo em condições de estrada exigentes.

 

Grandland GSe, o topo de gama: 300 cv de potência e tração integral de última geração

O Opel Grandland GSe oferece uma potência do sistema de 221 kW/300 cv (consumo de combustível de acordo com o WLTP1: 1,2 l/100 km, emissões de CO2 28-27 g/km; ambos combinados, ponderados) e um poderoso binário máximo de 520 Nm. O SUV de topo acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,1 segundos e consegue atingir uma velocidade máxima de 235 km/h (135 km/h em modo puramente elétrico). O Grandland GSe é alimentado pela combinação de um motor turbo a gasolina de quatro cilindros com 147 kW/200 cv e dois motores elétricos. A potência do motor elétrico dianteiro corresponde a 81 kW/110 cv e a do motor traseiro a 83 kW/113 cv. O Grandland GSe é, portanto, um veículo elétrico com tração integral permanente com excelentes níveis de motricidade. Para o condutor, isto traduz-se igualmente numa escolha entre quatro modos de condução. Dependendo da sua preferência, o Grandland GSe pode ser rápido em autoestrada, seguro em declives e livre de emissões em zonas urbanas:

  • Elétrico: No modo elétrico, o Grandland GSe é conduzido de forma puramente elétrica – perfeito para uma condução na cidade, sem emissões locais. Quando o condutor pressiona o acelerador a fundo (kick-down), o motor de combustão e o motor elétrico dianteiro ligam-se. A velocidade máxima com propulsão exclusivamente elétrica é de 135 km/h.
  • Tração integral (AWD): No modo de tração integral, o Grandland GSe é impulsionado pelas rodas dianteiras e traseiras. Este modo garante a melhor tração em todas as situações de condução e sobre qualquer superfície – para proporcionar muito prazer de condução e uma sensação de segurança a todos os níveis. O veículo disponibiliza tração integral elétrica permanente e pode operar desta forma até aos 80 km/h. Se uma roda perder tração, se for necessária mais potência ou se o estado de carga da bateria baixar demasiado, o motor de combustão liga-se, tal como a velocidades mais elevadas.
  • Sport: Para um estilo de condução particularmente dinâmico, o modo Sport combina a potência do motor de combustão e dos motores elétricos. O Grandland GSe disponibiliza uma potência máxima de 221 kW/300 cv.
  • Híbrido: Neste modo, o automóvel funciona sempre da forma mais eficiente. Dependendo das condições e do estilo de condução, o motor de combustão e os motores elétricos trabalham em conjunto ou separadamente; a gestão é feita de forma automática no SUV híbrido.

As várias opções de tração – em conjunto com a tecnologia KONI FSD – não só proporcionam um grande prazer de condução em todas as condições, como também tornam o Grandland GSe altamente eficiente. Nas descidas, os dois motores elétricos tornam-se geradores e convertem a energia cinética da desaceleração em energia elétrica. A bateria de 14,2 kWh é recarregada livremente e oferece uma reserva de energia para as subidas seguintes.

(1) Valores determinados com recurso à mais realista metodologia WLTP (World Harmonised Light Vehicle Test Procedure), que substitui por completo a diretiva NEDC (New European Drive Cycle). Os valores de consumo, de emissões de CO2 e de autonomia são só dependem da utilização eficiente da energia do veículo, como também podem ser influenciados pelo estilo de condução e por outros fatores não técnicos. As informações em termos de consumos e emissões não se referem a um veículo individualmente, sendo apenas destinadas a comparação entre os vários tipos de veículos.

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