Junta de Freguesia de Balança: Uma freguesia por descobrir
A freguesia de Balança fica situada no concelho de Terras do Bouro e é constituída por 16 lugares. Em termos populacionais, é uma freguesia envelhecida mas, ainda assim, possuidora de alguma dinâmica, visível através do Rancho Folclórico das Lavadeiras de Balança e da Associação Nova Vida e de uma beleza natural única. A Revista Business Portugal esteve à conversa com o presidente da Junta de Freguesia, Alvim Azevedo, que está à frente deste órgão há dois mandatos.
O presidente da Junta de Freguesia começa por salientar que ambas as escolas primárias que existiam na freguesia acabaram por fechar, dada a escassez de crianças: “Não temos população com carências económicas graves, a maioria tem a sua hortinha onde cultivam parte da sua alimentação, o que ajuda e muito a manter os custos controlados. No que respeita ao apoio social e de saúde, estes em parte estão sob a responsabilidade da Junta de Freguesia e temos feito o possível para auxiliarmos todos os que nos procuram”.
A Junta de Freguesia disponibiliza consultas de enfermagem mensais, centradas sobretudo no controlo da diabetes e do colesterol. Estas consultas são da responsabilidade do centro social de Vale do Homem, que também presta apoio a nível oftalmológico. Para além disso disponibilizamos aulas de ginástica, duas vezes por semana, dirigidas essencialmente as pessoas com mais idade e que tem vindo a ter uma grande afluência”.
Com uma transferência anual do Fundo de Financiamento das Freguesias de cerca de 26 mil euros, Alvim Azevedo, reconhece que a Junta de Freguesia não pode aspirar a concretização de grandes obras, contando, por isso, com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro. “Não temos capacidade para realizar obras de monta como, por exemplo, a reabilitação de caminhos e de vias públicas. Isso é, aliás, o que mais queríamos”.
Reconhecida pela qualidade de vida, esta freguesia tem também pontos turísticos de grande interesse como o Rio Homem, que corre numa paisagem deslumbrante e a Geira, uma via romana que atravessa a freguesia, que proporciona passeios pedestres por locais de rara beleza.
Está projetada uma ciclovia, que vai ligar Terras de Bouro a Esposende, e que passará na freguesia, junto ao rio. “Temos um ar muito limpo, estamos no sopé da Serra do Gerês e relativamente perto de Braga. Existem alguns alojamentos locais que, no verão, ajudam a dinamizar a freguesia. Isso e a chegada dos emigrantes, em agosto, que enchem a terra de alegria”.
Em agosto, no último fim de semana, é também a altura em que se realiza a maior festa da freguesia, a Senhora dos Milagres. “Temos a festa de S. João Batista, que é o padroeiro da freguesia, e ainda a festa de S. Sebastião e S. Pantaleão”.
A freguesia continua dinâmica e, para isso, conta com o Rancho Folclórico das Lavadeiras de Balança e a Associação Nova Vida para garantir esse dinamismo. “O rancho é muito conhecido e requisitado a nível nacional tendo também já se apresentado a nível internacional. A associação garante que as pessoas possam reunir-se, num espaço de convívio, numa das antigas escolas primárias da freguesia e onde, frequentemente, são organizados dias com jogos tradicionais. A Junta de Freguesia procura todos os anos proporcionar uns dias de convivência a toda a população, com o seu Passeio Anual e sua Festa de Natal.
Já a cumprir o segundo mandato, Alvim Azevedo nota, sobretudo, um afastamento da população em relação à política: “A verdade é que, nesta região, quase nem somos políticos. Somos presidentes de junta, próximos da população, porque tem de ser assim. Conheço todos os meus fregueses e eles a mim. Quando é preciso ajudar em algo, ajudo, seja função da Junta de Freguesia ou não. É preciso ter gosto por ser presidente de junta”.