Os benefícios do chocolate para a saúde
Poucos alimentos têm uma tão forte associação ao bem-estar como o chocolate! O prazer inconfundível proporcionado pelo seu consumo deve-se essencialmente à presença de feniletilamina, uma substância a partir da qual o nosso organismo produz serotonina, também chamada “hormona do bem-estar”. Mas será que o chocolate, além de proporcionar prazer, apresenta também algum benefício para a saúde?
Chocolate, alimento para o cérebro…
A partir do chocolate, o nosso organismo obtém facilmente glicose, o tipo específico de açúcar que o cérebro utiliza e, por isso mesmo, muito importante para o trabalho intelectual. Daí que seja frequente sentirmos vontade de comer chocolate enquanto estudamos ou em períodos de maior trabalho intelectual. Além disso o chocolate também contém teobromina, uma substância da família da cafeína, que exerce um efeito ligeiramente estimulante no organismo, ajudando a despertar e concentrar.
…e também para o coração!
Os grãos de cacau, principal ingrediente do chocolate, são ricos em flavonóides, que têm atividade antioxidante e podem ajudar a promover a saúde, nomeadamente cardiovascular.
Embora estes compostos estejam presentes em vários alimentos de origem vegetal como o chá, o café ou mesmo o vinho tinto, poucos alimentos são tão ricos neste componente como o chocolate preto: 40 mg de chocolate preto contêm entre 400 e 800 mg.
Esta é também a razão pela qual o cacau e os seus derivados são muitas vezes referidos como “super-alimentos” apresentando maior poder antioxidante do que alguns frutos como o açaí, as amoras e romã. Quanto mais elevada a percentagem de cacau num chocolate maior o seu teor de flavonóides e maior o seu poder antioxidante.
Outros benefícios do chocolate
De uma forma geral, o chocolate fornece ainda vitaminas do complexo B como as B2 e B12 e minerais como o fósforo e o magnésio, importantes por exemplo para a formação e saúde de ossos e dentes. O chocolate de leite fornece também cálcio em quantidade relevante.
A energia do chocolate
O chocolate contém cerca de 60% de hidratos de carbono e 30% de gordura o que se traduz num valor calórico que ronda as 500kcal/100g. Isto significa que o seu consumo deve ser devidamente integrado num estilo de vida ativo e saudável e ajustado aos gastos energéticos de cada indivíduo.
Dia Mundial do Chocolate
Assinala-se a 7 de julho
Origem do chocolate
É curioso que o chocolate teria sido utilizado pelos Maias como moeda de troca. Para eles, o cacau era uma dádiva dos deuses, daí o seu valor. Enquanto isso, os maias serviam cacau aos guerreiros para dar-lhes força.
Quem o trouxe para a Europa foi Cristóvão Colombo, em 1502. E foi na Espanha onde começou-se a adicionar açúcar ao cacau, até ganhar popularidade na França, estendendo-se por tantos outros países.
O consumo de chocolate dá uma sensação de prazer e bem-estar. Hoje, a indústria do chocolate movimenta milhares de euros e, em Portugal, os portugueses comem um quilo e meio de chocolate em média por ano.
Benefícios do chocolate para o cérebro
Um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, sugere que o cacau é rico em flavonoides, o que, por um lado, melhora as nossas capacidades cognitivas e, por outro, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que contribuem com diversos benefícios para a saúde, designadamente para o bom desempenho do sistema cardiovascular.