O verdadeiro parceiro de negócios
Com 50 anos de experiência no sector do transporte de mercadorias, a Transportes Pascoal aposta num serviço de excelência sustentado por uma frota de alta qualidade. Nuno Gabriel Almeida de Oliveira, Administrador, partilha, em entrevista à Revista Business Portugal, a meta da sustentabilidade abraçada pela empresa num futuro próximo.
A aposta na excelência do serviço através do investimento em material de alta qualidade e constante aperfeiçoamento tecnológico é a chave para o sucesso contínuo?
É, de facto! O sector em que operamos, transportes e logística, tem evoluído de forma muito significativa. Trata-se de uma atividade muito exposta ao exterior, onde as fronteiras não se fazem sentir. Por conseguinte, as empresas portuguesas sentem forte concorrência de agentes de todo o mundo, o que os obriga a uma constante melhoria, quer ao nível da qualidade dos serviços prestados, quer ao nível da competitividade. Na Transportes Pascoal, sempre procurámos uma diferenciação pela qualidade, posicionando a empresa em mercados premium. A aposta tem sido ganha, e se a globalização sentida fortemente no sector nos traz concorrência aguerrida, o certo é que também nos proporciona mais oportunidades, pelo que nos posicionamos de forma muito positiva também em outros mercados europeus, nomeadamente no mercado inglês, francês, espanhol, belga, holandês e alemão. Em todos, a excelência do serviço prestado, o foco nas necessidades dos clientes, a flexibilidade das soluções apresentadas e o rigor para com os compromissos assumidos têm sido a chave do sucesso.
Com a pandemia surgem novos desafios que impõe uma mudança em todos os sectores. Nos seus diversos serviços, a Transportes Pascoal procura diariamente soluções inovadoras que permitam realizar transportes cada vez mais eficientes?
Não apenas a pandemia, mas também o novo contexto advindo do Brexit, a 01 de janeiro de 2021, forçou a empresa a soluções inovadoras. O investimento em tecnologia tem sido forte, nomeadamente com sistemas de gestão integrados e com elevada capacidade de controlo sobre as operações. Todos os nossos camiões dispõem de sistema de geolocalização, complementados com a recolha e tratamento de outros dados (controlos horários de condução e descansos, dados da centralina relativos a manutenção dos veículos, performances de condução, etc). Todos os nossos camiões/motoristas dispõem de internet e smartphone para receção e envio de dados mais complexos. Por exemplo, na questão dos novos trâmites aduaneiros necessários para o mercado inglês, esta capacidade mostra-se diferenciadora, por permitir maior rigor, rapidez e comodidade num procedimento que, de outras formas seria muito mais moroso e falível. Estas inovações tecnológicas somam-se a outras que utilizamos no processo administrativo, e principalmente aos meios operacionais de que dispomos (camiões e reboques), de última geração e com uma idade média de frota muito baixa (cerca de 3 anos).
Na moderna frota de 350 camiões, todas as viaturas estão equipadas com GPS e são seguidas em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tudo em prol de uma resposta rápida e eficaz aos vossos clientes?
É verdade! Mais do que uma resposta rápida e eficaz, esta postura incrementa sobretudo a fiabilidade da resposta dada e do serviço prestado. Complementamos a disponibilidade tecnológica com uma forte aposta no fator humano. Dispomos de gestores de tráfego noturno, que asseguram a continuidade do acompanhamento feito, bem como a atempada e correta informação relativa ao estado em que se encontra o serviço contratado.
A Covid-19 potenciou a crescente procura de serviços de e-Commerce, de Logística e Transportes, com soluções eficazes e a procura de novas oportunidades e mercados. A empresa investe na formação constante dos colaboradores tendo em conta as necessidades do mercado?
Sim, a formação é uma preocupação constante da empresa, e não apenas na parte administrativa da empresa. A formação faz-se sentir ainda com maior relevância na parte operacional, ou seja, nos nossos motoristas. E essa formação incide em várias vertentes, como a tecnologia, higiene e segurança, eco-driving, procedimentos de estiva, questões legais e de gestão de horários, entre outros.
No sentido de aprofundar e tornar mais científica alguma da formação que pretendemos para os nossos quadros, acabámos também de protocolar uma parceria com a Coimbra Business School, um prestigiado estabelecimento de ensino superior, com quem partilhamos objetivos ambiciosos de cooperação.
Quais são as maiores preocupações da empresa para os próximos anos, no âmbito da vossa atividade?
Para além das já referidas preocupações ligadas à qualidade de serviço e da competitividade, a empresa assumiu como uma meta para o futuro próximo um vínculo forte às questões ambientais e de sustentabilidade. O mundo inteiro despertou para essa realidade, e nós queremos estar na linha da frente, no sector em que nos movemos, no desenvolvimento de soluções de transporte e logística mais sustentáveis. Dispomos já de alguns veículos a GNL na nossa frota (e iremos expandir ainda mais nesse sentido), proporcionamos formação específica (por cada marca de veículos) de eco-driving aos nossos motoristas, temos desenvolvimentos de software para gestão otimizada de rotas e redução de kms em vazio, medimos e agimos sobre performances de condução, emissão de CO2… enfim, colocámos o foco da nossa atividade na sustentabilidade. Estamos inseridos num programa europeu denominado “Lean & Green”, que visa certificar ganhos de eficiência energética por comprovadas reduções de consumo, e estamos muito otimistas quanto aos resultados que nos propomos atingir. No que depender da Transportes Pascoal, o futuro será mais verde e sustentável.