O que é a caspa?
Caspa nem sempre é uma condição crónica da pele, pode ser também um problema temporário que ocorre quando o corpo reage a alterações hormonais, como por exemplo a adolescência ou a gravidez. Como o couro cabeludo está habitualmente coberto pelo cabelo, não se consegue ver a condição exata da pele. A Caspa manifesta-se por flocos brancos de pele morta que caem do couro cabeludo.
Os factos sobre a caspa
- Caspa – problema comum e recorrente do couro cabeludo. A cada segundo, uma pessoa tem, pelo menos, um episódio de caspa na sua vida, que habitualmente é acompanhada com outros sintomas como comichão, sensação de queimadura e vermelhidão do couro cabeludo.
- Caspa afeta mais homens do que mulheres. Uma razão para isso acontecer relaciona-se com o facto dos homens produzirem mais gordura, devido a questões hormonais. Isto torna a caspa pegajosa, potenciando o crescimento excessivo de Malassezia Furfur.
- A causa mais comum para o aparecimento de caspa é o fungo Malassezia Furfur, que existe naturalmente na microflora e na camada exterior do couro cabeludo, com uma concentração até 46 por cento em cada pessoa.
- O crescimento excessivo do fungo conduz ao aparecimento de caspa, comichão e vermelhidão do couro cabeludo – isto pode levar a dermatite seborreica em casos graves.
Causas principais da caspa
A pele está constantemente a produzir novas células e a renovar as células mortas de forma a permanecer saudável. A caspa acontece quando este ciclo de renovação da pele acontece demasiado rápido. Daqui pode resultar um couro cabeludo descamativo e com comichão.
- Pele seca – caspa tem maior prevalência durante o tempo frio, que torna a pele mais seca.
- Malassezia Furfur é a causa mais comum da caspa. Este fungo vive naturalmente na nossa pele, apenas causa problemas quando cresce excessivamente.
- O estado da pele pode ser agravado por vários fatores externos como sendo a poluição do ar ou baixa humidade.
- A caspa pode ser agravada devido à aplicação excessiva de produtos de hair styling ou uso continuado de acessórios para cobrir a cabeça (ex: chapéu, gorro, lenço).
- Fatores internos como alterações hormonais ou stress podem ter um papel na formação de caspa.
- Produtos de hair styling – outros fatores como doenças ou dietas deficientes (ex: falta de Zinco) podem também contribuir para a multiplicação do fungo.
Dicas para prevenir a caspa
- Se sofre de caspa, o stress ainda pode agravar os sintomas, pois enfraquece as defesas naturais do organismo, tornando-se mais difícil lidar com a irritação do couro cabeludo e com a caspa.
- Comer de forma saudável não só é bom para a saúde como também ajuda no cabelo e couro cabeludo. Alimentos ricos em Ómega 3 ajudam a manter um couro cabeludo saudável.
- Uma massagem delicada no couro cabeludo enquanto lava o cabelo com um champô médico anti caspa vai ajudar a quebrar os flocos de caspa e a garantir que o couro cabeludo está totalmente coberto com champô.
- É importante lavar regularmente o cabelo para remover os óleos que se vão acumulando diariamente.
- Garanta que limpa a escova de cabelo, retirando os cabelos mortos e eventuais resíduos de produtos de hair styling.
- O uso excessivo de produtos de styling para o cabelo, como gel ou laca podem causar um aumento na produção de óleo na pele e no couro cabeludo, que pode ficar irritado e com caspa. Tente não utilizar este produtos constantemente e elimine todos os resíduos do cabelo.
Nizoral® – A solução médica recomendada para acabar com a caspa