Líderes em avaliação imobiliária
Em entrevista à Revista Business Portugal, José Morgado, partner da PVW TINSA, falou-nos daquela que é uma empresa especializada em avaliação imobiliária, com presença mundial. Da fusão entre a PVW – Price Value Worth – e a TINSA, em 2019, a empresa ocupa, hoje, uma posição de liderança no mercado.
Que balanço faz da integração das suas empresas – Price Value Worth e TINSA – e do percurso da PVW TINSA?
Foi uma junção de sinergias que não estava prevista na estratégia da PVW, mas sim na da TINSA, que tomou a iniciativa da abordagem e que se tem revelado muito produtiva e promissora. A junção das equipas técnicas e a mobilização das melhores práticas entre as duas empresas produz na fusão um efeito de aumento de eficiência e de escala, que permite ter ambições mais altas para ambas as empresas quando comparando com uma continuação de ambas em separado, competindo no mesmo mercado. Os modelos de gestão foram facilmente compatibilizados, tendo havido um entendimento forte das duas culturas empresariais, desde a administração até toda a estrutura técnica. O nosso foco neste momento, já posterior ao processo de reorganização, são os clientes.
Como se posiciona a PVW TINSA no mercado? Que fatores a distinguem?
A PVW TINSA é especializada em avaliação imobiliária, ocupando uma posição liderante no mercado no âmbito da sua atividade, essencialmente para entidades do sistema financeiro. De acordo com a legislação nacional, outras atividades estão condicionadas em termos de prestação de serviços, no que respeita a este tipo de cliente. A expansão para serviços de consultoria, peritagens, gestão de projetos ou de construção apenas serão possíveis para entidades fora do sistema financeiro. A PVW TINSA distingue-se pelo forte conhecimento local, pela excelência da sua equipa técnica e pelas sinergias de grupo que são criadas a nível mundial, com forte aposta nas IT, tendo o grupo adquirido empresas líder nesta área na Alemanha, México e Espanha, nos últimos anos.
Que alterações e novos desafios foram impostos no mercado imobiliário pela pandemia? De que forma a PVW TINSA os enfrentou?
A incerteza ainda é muita quanto ao mercado, que seguramente terá mudanças fortes, mas não tendo sido, desta vez, o imobiliário o causador do problema e podendo, inclusive, pela sua maior inercia e por estar relacionado com ativos tangíveis, ter um papel mitigador pela positiva.
Quanto ao nosso mercado, enquanto prestadores de serviços de avaliação, esse mantem-se e o rigor da atividade de consultoria especifica será ainda mais fundamental para esta fase que se aproxima. Na fase de confinamento da pandemia, os meios técnicos internacionais e de IT do grupo facilitaram a implementação de teletrabalho e a organização de processos em dois dias, com manutenção de toda a capacidade de resposta tendo decorrido sem quebras de serviço ao cliente.
Quais são os objetivos e estratégias no sentido de continuar a reforçar a presença no sector?
O compromisso estabelecido com o acionista maioritário da holding é a continuação do crescimento a nível mundial de todo o grupo, sendo que Portugal, pela sua dimensão enquanto país, dificilmente poderá vir a representar mais do que dois por cento do grupo a nível mundial, mesmo cumprindo os objetivos de crescer mais 20 por cento em três anos. Mas estamos empenhados e focados na nossa missão.
A PVW TINSA, já presente em Lisboa e no Porto, abriu, em agosto, um escritório permanente no Algarve. Não estão previstas novas delegações no futuro próximo, mas sim a expansão da equipa técnica na zona sul, para dar melhor resposta e serviço de qualidade em todo o território nacional.
E-mail: geral@pvwtinsa.pt
Rua Joaquim António de Aguiar, 66 – 2ºDto.
1070-153 Lisboa
Tel. 213 196 120
Rua Silva Porto, 476 – 5ºB
4250-470 Porto
Tel. 228 303 523
Bunganvilla Plaza, Quinta do Lago
8135-013 Almancil
Tel. 289 126 784