O olhar que marca
A meritocracia, o esforço, o compromisso e o trabalho árduo ultrapassam as questões de género, como nos garante, em entrevista à Revista Business Portugal, Filipa Muñoz de Oliveira, CEO e Founder da Wink. Uma marca portuguesa pioneira no método de Threading e, também, especialista em todos os serviços de pestanas e sobrancelhas, que promete simplificar a vida das mulheres.
A Wiñk é uma marca com mais de 10 anos em Portugal, que tem como missão dar a todas as mulheres a possibilidade de terem um olhar mais marcante, adaptado às suas feições. O sucesso de uma mulher líder também passa por cuidar de si e assumir-se como prioridade?
Sem dúvida, eu arranjo sempre tempo para mim, na realidade marco como “reunião” na minha agenda esses momentos, acho que se não nos sentirmos bem connosco (física e psicologicamente) dificilmente conseguimos dar o melhor de nós aos outros e no meu caso, também à WIÑK.
Atualmente assistimos a inúmeras discussões controvérsias sobre as redes sociais e as suas consequências para a sociedade. Podem ser um meio facilitador para a promoção da mulher enquanto líder e empresária de sucesso?
Se forem tratadas de forma cuidadosa sem dúvida. As redes sociais atingem muitas pessoas e de forma muito rápida. É muito fácil passar uma mensagem, seja ela qual for. Temos é que ter muito cuidado com o conteúdo destas mensagens. Da mesma forma que se constrói uma reputação, uma carreira, também se destrói. E nada mais rápido para o fazer que as redes sociais.
Entre 2015 e 2020, a Wiñk recebeu o prémio “Eficácia e excelência de PMEs” (Pequenas e Médias Empresas) pela IAPMEI. Esta excelência é prova de que o esforço e a determinação ultrapassam as barreiras das questões de género?
Claro que sim, apesar de ainda não termos tantas mulheres em cargos de liderança, CEOs ou empresárias, felizmente já há muitos casos de sucesso de empresas lideradas por mulheres e nós somos apenas um deles. Acredito muito na meritocracia, no esforço, no compromisso e no trabalho árduo e isso de facto ultrapassa as questões de género.
A marca conta 38 espaços em Portugal e 18 internacionalmente. A criatividade e inovação, inerentes ao espírito feminino, apesar das imensas barreiras para o sucesso, serão determinantes para o futuro num mercado cada vez mais competitivo?
Sem dúvida, num mercado cada vez mais competitivo, o sucesso está na forma diferenciadora e inovadora em como as marcas/empresas se apresentam ao consumidor ou cliente final. As mulheres têm inúmeras qualidades de liderança que, muitas vezes, não são exploradas, somos mais empáticas, mais flexíveis, com uma capacidade de trabalho enorme, só temos que perder o medo de arriscar mais, porque o resto está lá!