“O nosso objetivo é fornecer o melhor gelo laminado de Setúbal”

A SetGelo é uma empresa de produção e venda de gelo, situada no Porto de Setúbal, que assume a responsabilidade de abastecer barcos e mercados com gelo, para proporcionar uma melhor conservação do pescado. A Revista Business Portugal esteve à conversa com Nuno Nunes, sócio-gerente, que nos contou um pouco sobre a história da SetGelo, os seus desafios e os ideais para o futuro.

 

Cristiano Alves, Sócio-Gerente

Nuno Nunes Sócio-Gerente

 

Foi em 2002, com apenas uma máquina de gelo, que nasceu a fábrica de gelo, atualmente é notório o crescimento alcançado pela marca, isto porque “produzimos até 10 toneladas de gelo por dia”.

Nuno Nunes assumiu a gerência da SetGelo após o afastamento do pai, juntamente com Cristiano Alves. Foi numa altura delicada, pois teve que lidar com a situação pandémica que o país enfrentou (a Covid-19), ou seja, tiveram de fechar por completo e parar todas as máquinas. Nuno assume que “foi uma altura dura, tivemos de parar a 100% e não foi fácil. Quando chegou a altura de voltar, decidimos que tínhamos de virar a página e enfrentar os desafios, começar mais fortes. Felizmente, correu tudo bem e voltámos mais fortes que nunca”. O empresário refere que a abertura após a pandemia foi bastante positiva, uma vez que havia muita força de vontade, e salienta que “os pescadores e a restauração estavam com muita ânsia de voltar, e nós tínhamos de estar ali para os apoiar”.

O produto rei da SetGelo é, sem dúvida, o gelo laminado, um produto com bastantes valências. Nas palavras de Nuno “é um produto muito requisitado, para os pescadores e peixeiros, para assim preservar da melhor forma o pescado. Por outro lado, também é bastante usado por empresas de catering para refrescar as bebidas e até para usos domésticos”. O gelo laminado é vendido em sacos de 25kg, 20kg e 15kg ou a granel, o gelo em cubo de 40gr em sacos de 2/3kg.

Contudo, a SetGelo tenta oferecer ao seu cliente um pouco mais do que o gelo: “Os nossos clientes são, maioritariamente, os restaurantes, e do que é que os restaurantes precisam? Sal, então por isso vendemos baldes de sal marinho grosso cristal, ideal para salgar peixe ou carne na grelha”, destaca.

Estando situada numa lota, a SetGelo conta com alguma concorrência, mas destaca-se por alcançar também o cliente da manhã “estamos sempre abertos a todo o tipo de cliente, não servimos só grandes empresas, servimos desde grandes barcos de pesca a restaurantes, e fazemos também venda de gelo à porta para qualquer cliente”. Uma prova da diversidade de utilidades para o gelo é o seu uso nos rides de cavalos, como refere o nosso entrevistado: “Durante o verão também temos clientes responsáveis por rides de cavalos, os clientes compram o gelo para refrescar os cavalos após o ride, o gelo vai para bidons, e após os rides os cavalos são refrescados. E estamos a falar de grandes quantidades, o ano passado foram cerca de 10 toneladas em sacos”.

 

 

 

 

 

Nuno Nunes conta com a ajuda de Cristiano Alves, o seu sócio na SetGelo, por isso realça: “Tenho a sorte de ter comigo o meu sócio, o Cristiano, já estava cá com o meu pai e, obviamente, não poderia abdicar dele, é uma espécie de mestre da embarcação e trata de todos os processos operacionais”. A fábrica conta com quatro máquinas de produção de gelo laminado e uma de produção de gelo em diamante. O gelo laminado é feito “através de um cilindro que vai congelar as paredes através de água que escorre pelas mesmas, depois existe um parafuso com lâminas que vai fatiando o gelo nas paredes, e cria então as lascas”. A SetGelo trata também da entrega de grandes volumes de gelo, dando assim maior conforto ao seu cliente.

O principal objetivo da SetGelo passa por fornecer o melhor gelo laminado de Setúbal, e é nisso que a empresa está empenhada e focada, para isso tem vindo a reunir os esforços necessários. São obrigados a cumprir regras de higiene e qualidade e, apesar de não serem obrigados a medidas tão apertadas como as que usam na confeção do gelo laminado, a SetGelo adota as medidas de higiene e segurança mais rigorosas para dar o melhor e mais seguro produto ao seu cliente. Com foco na qualidade, segurança dos produtos e satisfação do cliente, Nuno garante: “Estamos sempre atentos ao nosso produto, seguimos as regras mais apertadas e prezamos pela melhor qualidade de produto e atendimento que chega ao cliente”.

 

 

 

Nuno está empenhado na expansão do seu negócio, até porque “o nosso principal objetivo é fornecer o melhor gelo laminado de Setúbal, mas não queremos ficar por aí, queremos expandir o nosso negócio”. Para isso, os sócios apostam na melhoria da sua comunicação e da sua presença no digital, “queremos ser uma marca mais ativa e presente no mundo digital, queremos ser notados”.

Cientes da importância da comunicação para o destaque do negócio, Nuno e Cristiano contam com um plano bem delineado para se destacarem, irem além dos seus estimados clientes e chegarem também a outro público.

Para o futuro, os sócios da SetGelo ambicionam crescer, continuar a produzir o melhor gelo laminado (e não só) de Setúbal e, acima de tudo, prestar o melhor serviço ao seu cliente.

You may also like...