O nascer de uma agricultura fértil em inovação

O modelo da Asfertglobal coloca a sustentabilidade, o conhecimento e a investigação como foco principal, o que lhe permite dar resposta à procura crescente e avançar na liderança da biofertilização e da proteção biológica das culturas, como refere Joel Jerónimo, CEO Asfertglobal, em entrevista à Business Portugal.

Joel Jerónimo, CEO

Comecemos por conhecer um pouco mais sobre a Asfertglobal. Quando é que teve início a empresa e qual é a sua principal missão? Que tipo de produtos disponibilizam aos clientes?

Asfertglobal, é uma multinacional portuguesa, com cerca de dez anos, produtora de soluções de Biocontrol, Bioestimulantes e Biofertilizantes com base no uso de microrganismos e de novas moléculas orgânicas originárias de fontes naturais que maximizam, de forma sustentável, o potencial de rendimento das culturas. Neste momento já estamos em 26 países, e com filiais em Espanha, México e África do Sul. O modelo da Asfertglobal coloca a sustentabilidade, o conhecimento e a investigação como foco principal, o que nos permite dar resposta à procura crescente e avançar na liderança da biofertilização e da proteção biológica das culturas.

 

O que significa para vocês enquanto empresa receber o Estatuto de INOVADORA COTEC 2022?

Sem dúvida que é um privilégio receber o estatuto de empresa INOVADORA COTEC pelo segundo ano consecutivo. Acreditamos que este reconhecimento é graças aos nossos elevados padrões de solidez financeira e ao constante investimento em investigação e inovação.

 

Consideram que existe um interesse cada vez maior por parte dos agricultores e técnicos em conhecer soluções que permitam produzir sem resíduos?

Existe um interesse e uma consciencialização cada vez maior não só da parte dos agricultores e técnicos, mas também da parte da União Europeia que, no âmbito da estratégia Farm to Fork, pretende reduzir em 50% a utilização de substâncias ativas aplicadas às culturas.

Neste sentido, é necessário dar cada vez mais importância a soluções sustentáveis e com biotecnologias que envolvam a utilização de microrganismos, substâncias de origem em extratos naturais e sem resíduos, de forma a garantir a preservação dos solos e a sustentabilidade das culturas.

 

Relativamente ao futuro, o que podemos esperar da Asfertglobal? A aposta passará, cada vez mais, pela consciencialização ambiental e social e pela adoção de práticas “amigas” do ambiente?

Na Asfertglobal estamos comprometidos com a conservação dos ecossistemas e o uso sustentável dos recursos naturais. Por isso, o nosso departamento de I&D, juntamente com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa irão continuar a desenvolver novas substâncias de biocontrolo e bioestimulação baseadas em microrganismos e metabolitos obtidos a partir da fermentação dos mesmos, de forma a aumentar e estimular a microbiologia e a sanidade do solo, para podermos produzir com o mínimo de substâncias nocivas para o meio ambiente, garantindo uma agricultura sustentável e com bons rendimentos.

Não duvidamos que a sustentabilidade da agricultura atual reside na inovação tecnológica que permitiu atingir um nível sustentabilidade agrícola e segurança alimentar nunca antes conseguido.

You may also like...