“Se fosse fácil, não seria para mim”

Nélia Sousa, Empresária

Audaz e sem medo de desafios, assim se descreve Nélia Sousa, a enfermeira que abriu o seu próprio negócio numa área completamente diferente: a manutenção de alguns meios de transporte.

 

Descreva o seu percurso profissional desde o início até ao momento em que decidiu abrir o seu próprio negócio (Nélia Sousa Unipessoal, Lda).

Sou enfermeira desde 1997, desde então sempre trabalhei num hospital e numa clínica. Sou de famílias humildes, ligadas ao trabalho de campo, habituada a ver os meus pais e avós trabalhar muito diariamente. Em plena crise económica em Portugal, com 3 filhos a cargo, desiludida com a falta de carreira de enfermagem e a pensar em emigrar devido aos cortes salariais sofridos na função publica, surgiu a oportunidade de abrir o meu negócio, em consequência da empresa em que o meu ex-marido trabalhava ter deixado de prestar serviço para a Bombardier, que na altura fazia a manutenção do Metro do Porto, isto em 2013.

 

Portanto no início com um único funcionário a prestar serviço para a Bombardier, depois EMEF e agora CP.

A escolha do nome pessoal para a empresa prendeu-se pelo facto de não ter tempo legal para escolher outro nome, esta janela de oportunidade foi literalmente de um dia para o outro. Inicialmente achava um pouco estranho ouvir o meu nome associado à empresa, mas era imperativo dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo meu ex-marido o mais rápido possível e, como tal, no dia 13 de maio de 2013, consolidou-se um projeto de empresa com recurso a capitais pessoais para se conseguir deslocar o único colaborador de Barcouço para o Porto diariamente. Não foi fácil, mas se assim não fosse não seria para mim…

Até hoje mantenho a relação profissional com o meu ex-marido que continua a ser o encarregado geral da empresa. Eu assumo funções de gerente, recursos humanos, tesouraria, responsável pela aquisição de fardamento e EPIs, faturação e salários. Mantenho-me a trabalhar como enfermeira ainda e o meu filho mais velho já trabalha na empresa desde 2019 como pintor, formado em contexto de trabalho por um dos nossos colaboradores.

O que nos pode dizer mais sobre esta empresa? Que serviços são disponibilizados ao cliente?

A empresa Nélia Sousa Unipessoal, Lda executa todo o tipo de trabalhos de manutenção de comboios, metros, carruagens e outros equipamentos ferroviários. Desde trabalhos de pintura, limpeza de grafitis, impermeabilizações de tejadilhos, recuperação de chão das carruagens, mudança de vidros, restauro de locomotivas antigas, trabalhos de eletricidade, mecânica e serralharia, lavagem de equipamentos e outros. Prestamos serviços Em Guifões, Contumil, Entroncamento e Barreiro.

 

Em 2021 a sua empresa recebeu pela segunda vez consecutiva a distinção “Gazela”. Tal eleição é sinónimo do bom trabalho que tem sido desenvolvido por si e pela sua equipa?  

Como é evidente, uma empresa depende sempre do trabalho dos colaboradores e de quem a gere no sentido de manter os colaboradores e clientes satisfeitos. A empresa tem sido uma ponte para a admissão de pessoal para os quadros da CP. A falta de mão de obra qualificada nesta área é evidente e, como tal, os colaboradores são admitidos, passam por um período de formação sempre acompanhados pelo pessoal da CP e a maioria tem transitado para os quadros da CP por realmente prestarem um excelente serviço.

Onde vê a Nélia Sousa Unipessoal, Lda no futuro? Quais são as metas que traça?

O mundo é dos audazes! E por norma a minha coragem é sempre maior que o medo. Manter a prestação de serviço à CP é o principal objetivo, no entanto, no sentido de aumentar o número de clientes da empresa Nélia Sousa Unipessoal, Lda, pretendo prestar outro tipo de serviços de manutenção de equipamentos nas áreas da eletricidade e serralharia. Quero continuar a dar a oportunidade de pessoas com pouca formação na área, mas com vontade de aprender também possam adquirir conhecimentos/ ferramentas para se tornarem bons profissionais.

You may also like...