O Marketing para 2024… e 2025

Em 2024 e com o lançamento do Marketing 6.0 (idealizado por Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan) na qual o futuro é imersivo, é de constatar que existe uma grande discrepância na abordagem do marketing por parte das empresas. Se por um lado, temos negócios que apostam na IA, experiência de dados e de utilizadores, conteúdos personalizados e o foco na experiência de qualidade entre marca, consumidor e mercado, por outro lado temos ainda muitos negócios que ainda utilizam o marketing abaixo do seu potencial e o que pode oferecer a curto, médio e longo prazo.

 

Daniel Sousa, Digital Marketing and Communication Consultant / Trainer

 

O Marketing 6.0, focado na criação de experiências imersivas para os consumidores, é impulsionado por tecnologias disruptivas como a Realidade Aumentada, Realidade Virtual e o Metaverso, que abriram um leque de possibilidades para as empresas e na forma como interagem com o mercado e com tecnologias disruptivas que surgem e que vão continuar a existir nos próximos tempos.

Perante um mundo do marketing que está em constante evolução, e para nos mantermos competitivos dentro e fora do nosso mercado, é importante estar atento às tendências e comportamentos do mercado, do ser humano e evolução tecnológica, nas quais salta à vista:

  1. Inteligência Artificial (IA) é uma das principais tendências/confirmações nos próximos anos, com benefícios associados à automação de tarefas, experiências personalizadas para o clientes e comunidade. A este ponto, podemos acrescentar a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual;
  2. Personalização – os consumidores esperam cada vez mais experiências personalizadas e com a exigência a aumentar do lado deles. Não basta apenas comunicar a marca, temos de criar relações duradouras.
  3. Conteúdo em Vídeo – O vídeo é um dos formatos de conteúdo mais populares e continuará a crescer em importância nos próximos anos. Formatos como o Reels e plataformas como o Tik Tok continuam a ter um seu espaço privilegiado na comunicação digital.
  4. Influenciadores e Marketing de Conteúdo – o conteúdo continua a ser uma ótima estratégia de atrair o público e gerar leads. Uma boa história é sem dúvida uma forma de vender a marca, gerar vendas e relações a longo prazo.
  5. Experiência do Cliente – no final de contas, é a experiência que conta para o cliente e que ditará o seu retorno ou abandono.

Num mundo cada vez mais global, os dados ganham um papel preponderante na vida das empresas. Saber obter os dados, analisar e usar a favor do negócio é, sem dúvida, o melhor caminho de marketing que podemos usufruir.

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