O equilíbrio entre a qualidade e a autenticidade

A conquista do prémio de Produto do Ano é uma honra e um orgulho para Filipe Canário, Sales and Marketing Manager da Europastry, que destaca o impacto positivo na visibilidade da empresa e, naturalmente, dos pães Maestra, dado que esta é uma distinção concedida com base na opinião dos consumidores.

Filipe Canário, Sales and Marketing Manager

 

 

A Europastry foi, mais uma vez, distinguida com o prémio Produto do Ano, porém este ano na categoria Pães, com os Pães Maestra (Clássica e de Cereais). Quais são os pontos fortes destes produtos? Como a marca conseguiu encontrar o equilíbrio certo entre a qualidade e autenticidade dos produtos tradicionais, contudo inovando nestas novas variedades?

Estamos muito honrados pela conquista do prémio Produto do Ano 2024, na categoria do Pão, com os nossos pães Maestra. Em termos de pontos fortes, destes produtos, destacaria, acima de tudo a qualidade, a durabilidade e praticidade, já que se trata de pães “de verdade” cozidos e fatiados, prontos a consumir.  A Europastry conseguiu, de facto, encontrar o equilíbrio perfeito entre a qualidade e autenticidade destes pães rústicos tradicionais, formados à mão, contudo inovando, acima de tudo, em termos de processo de elaboração e ingredientes.  As nossas hogazas Maestra são 100% naturais, usamos azeite virgem extra na sua receita e mantém-se frescas como se fossem acabadas de cozer durante sete dias. É uma conquista considerando que o seu único conservante é a massa mãe bio, criada pela Europastry e a fermentação natural.

A cozedura em fornos com lage de pedra e os longos tempos de fermentação  são outros dos segredos do sucesso destes pães. Além das 72 horas de fermentação da massa mãe, as Maestras fermentam ainda em tábuas de madeira de faia, tal como se fazia antigamente,  o que contribui para a frescura e durabilidade, além de preservar e aumentar o seu valor nutricional, textura e sabor. Estes desenvolvimentos surgem numa primeira fase das necessidades que os clientes apresentam, que após o processo de briefing, integram a nossa filosofia de Cereal, ou seja, dentro do centro de I+D. Temos esquipas de técnicos e de engenharia industrial, que se dedicam a estes projetos a 100% para que se possam converter em artigos de consumo.

 

 

Receber este prémio teve impacto na visibilidade da organização? O que representa esta distinção? 

Receber este prémio terá, com toda a certeza, um impacto muito positivo na visibilidade da Europastry e naturalmente dos pães Maestra, uma vez que,  esta é uma distinção que é concedida com base na opinião dos consumidores. Permitirá, não só, aumentar a confiança dos nossos clientes e do consumidor em geral e, consequentemente, promover a procura, experimentação e naturalmente tornar estes pães num “must have” na mesa dos portugueses.  Estamos muito confiantes sobre a qualidade e características impares destes pães e temos a certeza de que quem tiver a oportunidade de provar, quer o pão clássico, quer o dos cereais, irá querer repetir a experiência.

A sustentabilidade é um dos grandes pilares da empresa. De que forma é que implementam a mesma na vossa produção? Quais são as estratégias-chaves adotadas para se destacar no mercado e manter a sua liderança neste setor?

Na Europastry, a sustentabilidade é fundamental. Implementamos uma série de iniciativas para garantir que a nossa produção seja ambientalmente responsável. Uma de nossas principais estratégias está focada na eficiência energética e na redução do desperdício. Além disso, estamos comprometidos com a redução do uso de recursos naturais, como água e matérias-primas através de práticas de produção mais eficientes e responsáveis e da utilização de embalagens mais sustentáveis. Por outro lado, a nossa liderança no setor é sustentada pela procura contínua por inovação e pela incorporação de práticas sustentáveis em todos os aspetos do nosso negócio. Sentimos essa obrigação de uma forma muito séria.

 

 

Visto que a Inovação é o ADN da empresa, pode revelar um pouco sobre os próximos produtos que estão previstos apresentar no mercado?

A inovação é, de facto, parte integrante do ADN na Europastry. Acabamos de lançar para o mercado uma coleção de 16 novos produtos, entre eles o nosso croissant Lisboa (um croissant de massa folhada frita envolvido manualmente em açúcar e com um delicioso recheio rico em leite e ovo), uma hogaza de  centeio germinado e um suíço de amêndoas elaborado com manteiga e recheio franchipan. Embora não possamos revelar ainda detalhes específicos sobre os próximos lançamentos, posso garantir que estamos constantemente a explorar novas ideias e conceitos para surpreender o mercado, tal como tem sido o sucesso do nosso Pastel de Nata Fado, cuja receita quer da massa quer do creme, transportam o consumidor para o tradicional pastel, saboroso e estaladiço, garantindo uma receita equilibrada.

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