Grupo DIA, cada Dia mais próximos!

Com três produtos eleitos Produto do Ano, pelos consumidores portugueses, o Grupo Dia marca presença nesta edição com uma entrevista exclusiva a Helena Guedes, CCO da Dia Portugal.

Helena Guedes, CCO

A Cerveja Artesanal, o Hambúrguer Vegetariano e o Pão de Espelta e Curcuma da DIA foram eleitos Produto do Ano 2023. Qual a importância desta distinção para o Grupo?

Para a Dia, e a nossa insígnia Minipreço – o típico supermercado de bairro com produtos de grande qualidade a preços acessíveis -, esta distinção Produto do Ano 2023 orgulha-nos pelo facto da nossa relação de proximidade e inovação ser significativamente reconhecida e por irmos ao encontro dos hábitos de compra e das necessidades e expectativas dos nossos clientes. Aliás, recentemente fomos, também, distinguidos com o prémio “A Melhor Loja de Portugal” nas categorias de Supermercado de Proximidade e Supermercado online. No caso específico do pão, incorporamos superalimentos com benefícios para a saúde, que têm o poder de transformar um simples produto como o pão num produto com personalidade diferenciada, nomeadamente o Pão Curcuma, Mel e Trigo 350gr e o Pão Espelta, Mel e Sementes de Girassol 350gr. Presentemente, cerca de 30% das nossas marcas exclusivas são fruto da inovação que procuramos oferecer em várias categorias, como a alimentação, aos nossos clientes, cada vez mais informados e exigentes. Neste sentido, incorporámos nos produtos Nova Qualidade Dia, hambúrgueres, cervejas artesanais e pão, novas experiências de sabores que integram características salutares dos novos hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis. Acreditamos que a decisão de compra, e a respetiva distinção destes produtos em particular, esteja relacionada com a nossa proposta de valor única, a proximidade.

Estar mais próximo, todos os dias, para oferecer uma grande qualidade ao alcance de todos, este é o grande objetivo e o motor da vossa estratégia? A relação emocional dos consumidores com a marca impulsiona-vos a fazer cada vez mais e melhor?

Sem dúvida, este é precisamente o nosso propósito: Estar cada dia mais próximos para oferecer grande qualidade ao alcance de todos, o que vai ao encontro do orçamento familiar disponível e da procura por produtos de grande qualidade. Pelo facto de estarmos inseridos nos bairros por todo o país, os nossos clientes acabam por procurar-nos diariamente, quer na loja física, quer no online, possibilitando-lhes uma experiência de conveniência incomparável.

O Minipreço é o parceiro de todos os dias e o vizinho de eleição dos portugueses. Com a força da nossa capilaridade de lojas, temos a oportunidade e a responsabilidade de direcionar o nosso trabalho para um objetivo com um impacto real na sociedade: facilitar a todos uma melhor alimentação todos os dias!

No DIA, a inovação é mais que um estado de espírito, é um desígnio real. Podemos dizer que a inovação está no vosso ADN e que o cliente/consumidor é o elemento central que norteia a vossa política de inovação?

Ao ir ao encontro de critérios socioculturais e pessoais, novas tendências de consumo e de estilos de vida mais saudáveis, a inovação embebida nos nossos produtos resulta da proximidade e da auscultação dos nossos clientes. Clientes que incluem agregados familiares das três gerações, que têm o poder de ditar o quanto podem gastar, que dão preferência a aspetos de conveniência pessoal ou profissional, e que se fidelizam com base na relação custo-benefício destes produtos, em particular os de marca exclusiva Dia. Por exemplo, relativamente a um dos outros produtos eleitos Produto do Ano 2023, os hambúrgueres, acreditamos que esta distinção resulta da nossa aposta num produto com elevado teor proteico: um hambúrguer produzido à base de vegetais com uma crosta crocante de sementes variadas. Este hambúrguer é uma alternativa veggie ao consumo diário das várias proteínas animais e a crocância da sua camada exterior dá-lhe um toque distintivo e de indulgência que o distingue das demais alternativas veggie do mercado.

É de salientar ainda que os nossos clientes são adeptos de experimentar, desde produtos inovadores na área alimentar às novas tecnologias, o que nos levou a lançar, recentemente no whatsApp, Ofertas Minipreço e o Chef do futuro com recurso a Inteligência Artificial #ChefGPT, com o objetivo de disponibilizarmos informação útil, relevante e pertinente à nossa comunidade.

Qual a estratégia em termos de futuro para continuarem a superar as expetativas dos consumidores? Que objetivos estão previstos para este ano de 2023?

Na estratégia de sustentabilidade 2020-2023 do Grupo Dia está inserido o nosso novo programa Comer melhor cada Dia que visa ajudar a mitigar as barreiras alimentares e tornar os alimentos de qualidade acessíveis a todos, onde quer que vivam e qualquer que seja o seu orçamento. O programa destina-se a todas as pessoas que desejam seguir uma alimentação saudável e baseia-se em três eixos fundamentais: acessibilidade, conhecimento e frequência. No âmbito deste programa, aliando o objetivo de incrementar o conhecimento e a acessibilidade de uma alimentação saudável, a Dia já desenvolveu duas iniciativas de sucesso em parceria com a Associação CAIS, beneficiando 100 utentes. Para nós, o sucesso é medido pelos resultados qualitativos alcançados, tendo estes utentes demonstrado o interesse e intenção em fazer uma alteração dos seus hábitos alimentares, mais saudáveis e a um custo acessível. Ao longo deste ano, teremos ainda outras iniciativas inseridas no projeto Comer melhor cada Dia, nomeadamente, uma página web, onde podem ser consultadas receitas rápidas e fáceis, e outros guias e dicas para apoiar aqueles que optam por mudar gradualmente os seus hábitos alimentares para uma dieta saudável.

 

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