Persil aposta na inovação e na Sustentabilidade
Rita Ventura, Brand Manager de Persil, concedeu-nos uma entrevista, a propósito da mais recente distinção da marca, enquanto Produto do Ano 2024.
O Persil Gel Limpeza Ativa da Henkel foi distinguido com o selo Produto do Ano 2024, na categoria “Detergente Máquina de Lavar Roupa”. Que significado tem este reconhecimento? É o mote para continuar a oferecer soluções inovadoras e sustentáveis que conseguem antecipar as necessidades dos consumidores?
Esta distinção mostra-nos que somos uma marca reconhecida na inovação que trazemos para o mercado de detergentes de roupa e, mais importante que isso, que aquilo que apresentamos é algo relevante e diferenciador para o consumidor. O novo Persil Limpeza Ativa foi uma grande aposta da marca e é muito satisfatório ver esse reconhecimento.
Temos a inovação como parte do nosso ADN e sim, pretendemos continuar nesta senda de lançamentos de sucesso nos próximos anos, de forma estruturada e que vão ao encontro das necessidades do consumidor.
Quais são as características do produto, que o tornam revolucionário no mercado? Como avalia a relação emocional dos consumidores com a marca?
O novo Persil Limpeza Ativa é o único detergente de roupa no mercado que com a sua nova fórmula exclusiva, para além de garantir uma eficaz limpeza da roupa e remoção de nódoas mais difíceis, protege as fibras e proporciona uma frescura higiénica à máquina de lavar dos consumidores. Acreditamos que esta inovação faz realmente a diferença, pois apenas quando a sua máquina de lavar está higienicamente fresca, é possível obter o nível de limpeza mais profunda e desejada e livre de resíduos. Persil é uma marca presente há mais de 30 anos no mercado Português e altamente reconhecida pelos consumidores como uma marca com a qual estes podem contar para garantir a qualidade habitual da sua limpeza de roupa.
Enquanto empresa pioneira na área da sustentabilidade, a Henkel pretende impulsionar, cada vez mais, novas soluções para um desenvolvimento sustentável. De que forma a empresa tem cumprido este desígnio?
A Henkel, e em particular a marca Persil, quer sempre proporcionar segurança e confiança para cuidar da sua família da melhor forma. Hoje e amanhã. Por isso, para além da qualidade que garantimos na limpeza da roupa, temos feito o nosso caminho de sermos cada vez mais sustentáveis. Persil Limpeza Ativa Líquidos tem uma embalagem 100% reciclável que pode encher e reutilizar quando estiver vazia e, em 2024, aumentaremos a percentagem de plástico previamente reciclado, que faz parte das nossas embalagens, de 25% para 50%. Também a nível de fórmulas garantimos 92% de ingredientes biodegradáveis*. Esta fórmula está desenhada para ser poderosa e altamente eficaz mesmo a baixas temperaturas – para lavagens com água fria a partir de 20°C – bem como para cargas completas para ajudar a poupar energia nos seus ciclos. Também na gama de pós, otimizámos o processo produtivo. Isto possibilitou não só uma redução da energia necessária para a produção, mas também uma diminuição da densidade e volume do pó, permitindo-nos uma minoração do tamanho dos nossos pacotes, utilizando menos cartão e que estará disponível muito em breve.
Inovação e continuidade são o foco da estratégia da marca Persil. Qual o plano delineado para que a marca continue a apresentar soluções inovadoras e inteligentes que criam valor acrescentado?
Efetivamente a inovação é fundamental para marcas que pretendem continuar o seu caminho de diferenciação e Persil quer ser líder nesse caminho: ainda em 2024 traremos novas fórmulas e variedades que oferecem ao consumidor benefícios adicionais e distintivos, e estas são parte de um plano de inovação a três anos no qual já estamos a trabalhar há algum tempo e que passa por todos os anos sermos capazes de inovar e trazer algo distinto e relevante ao mercado.
*Relacionado com ingredientes orgânicos, de acordo com OECD 301/302.