“Não basta ter o conhecimento, há que integrá-lo no comportamento e fazer a diferença”
Movida pela paixão da transformação e desenvolvimento humano e empresarial, Ana Gaspar não tem dúvidas de que para alcançar o sucesso não basta ter o conhecimento, há que integrá-lo no comportamento e fazer a diferença na vida dos outros. A Business Coach, que conta com uma carreira enquanto empresária e líder de 20 anos, salienta os progressos ao nível do mindset dos gestores, que estão mais recetivos às áreas do coaching e consultoria empresarial e de negócios.
Mulher, coach, empresária e empreendedora, é também mãe de três filhos. Como consegue criar um equilíbrio entre a esfera pessoal, social e profissional? O que a inspira e motiva diariamente enquanto mulher e profissional?
Sou uma empreendedora que se move pela paixão da transformação e desenvolvimento humano e empresarial, e acredita que o propósito de qualquer pessoa é o sucesso e abundância, independentemente do “meio” e do “como”!
A minha missão é ajudar pessoas, empreendedores, gestores e líderes a alavancar a sua melhor versão para alcançar a prosperidade que desejam para os seus Negócios e para as suas Vidas!
A sua missão enquanto Business Coach propõe tornar mais leve e harmoniosa a vida dos empresários, nomeadamente, através da metodologia Business Inner Strenght. Em que consiste e como funciona? E que outros programas providencia a Ana Gaspar Business Coach?
Depois de 18 anos à frente dum Grupo empresarial familiar, decidi abraçar um novo projeto, e depois de uma breve passagem na Direção da Fundação Graça Gonçalves, surgiu o convite para integrar uma equipa de Business Coaches, com a qual havia trabalhado como Coachee nas empresas que administrativa. Conhecia as virtudes de um processo de business coaching nos meus negócios e na minha Vida, e como tal não hesitei. Deste projeto surgiu a oportunidade de viajar até Inglaterra e certificar-me como Business Coach pela empresa nº1 do Mundo de Business Coaching.
A metodologia que desenvolvi assenta na minha experiência enquanto empresária, gestora e líder durante 20 anos por um lado, e enquanto business coach que trabalha diariamente com empresários, gestores e líderes, por outro, transversal a qualquer sector, e que pretende trazer um processo, uma estrutura e ferramentas, baseada nos princípios fundamentais da gestão e liderança e que garantem a alavancagem dos negócios rumo ao sucesso e abundância que estes empresários, gestores e líderes desejam para as suas empresas e para as suas Vidas.
O processo assenta no principio base de que “não gerimos o que não planeamos/controlamos”, e fundamentalmente trata-se de dar resposta às questões: “Onde estamos”, “Para onde vamos” e “Como lá chegamos”, nas suas dimensões estratégica e operacional, através da utilização eficiente dos seus Meios e Recursos (Humanos, Materiais e Financeiros) e assegurando “accountability” (garantindo que estamos no caminho certo), servindo o nosso nicho de mercado com mestria e propósito, superando as suas expectativas, numa relação que vai além da relação comercial, mas assente na relação “human to human”!
A Academia de Negócios oferece programas de acompanhamento à medida, nomeadamente destinados a startups e micro empresas – apoiando a organização, facilitando processos e reforçando o seu fator de diferenciação, através da sua proposta de valor, consolidando o seu lugar no mercado; e destinado a PME´s, que promove a motivação, produtividade e eficiência através do ambiente colaborativo que contempla 3 dimensões (Cultura, Comportamentos, Sistemas), e que geram dinâmicas e estímulos de partilha do conhecimento e experiência, favorecendo a criatividade e inovação, fundamentais ao desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços, e promovendo a competitividade e crescimento da empresa no mercado.
A liderança no feminino centra-se na capacidade de resolução de problemas de forma criativa e inovadora, autoconfiança, espírito de iniciativa, influência e resiliência, sem esquecer o poder da comunicação. Revê-se nestas palavras e características?
Se há evidência que a Vida me deu é que toda e qualquer pessoa pode desenvolver qualquer competência ou habilidade, desde que o deseje verdadeiramente, e tome a ação e disciplina necessárias para tal!
A liderança não é exceção! Mais do que fatores inatos, podem existir contextos de “ambiente” em que crescemos ou estamos inseridos, que de alguma forma promovam essas características, mas isso não basta!
Hoje para fazermos a diferença temos que desenvolver a “maestria”, e isto consegue-se com a prática (o conhecimento aplicado, integrado no comportamento), e devidamente alinhado com o n/Propósito. É isto que distingue as pessoas de sucesso! Não basta ter o conhecimento e inteligência, há que integrá-lo em comportamento e fazer a diferença na Vida das pessoas!
Não sinto que a chefia e liderança feminina sejam um paradigma, mas antes o estigma dos empresários em geral, relativamente ao Coaching e/ou Mentoring. Bem sabemos que a falta de regulação nesta área do Coaching não tem contribuído para a reputação dos profissionais do sector, mas temos feito progressos ao nível do mindset dos gestores e líderes, e de alguma forma o contexto recessivo e pandémico, na minha perspectiva, também contribui positivamente, pois ao ficarem abalados nas suas estruturas e no seu “saber fazer”, os empresários estarão mais recetivos em pedir e receber ajuda de especialistas nestas áreas do coaching e consultoria empresarial e de negócios.
Em Portugal, existem cada vez mais, exemplos de liderança de sucesso, no feminino. Sendo uma inspiração para outras mulheres, que mensagem ou conselho gostaria de lhes deixar?
Qualquer crise ou contexto disruptivo externo, tem a virtude de nos obrigar a sair da zona de conforto, a olhar o todo (de dentro para fora) e a resgatar a n/melhor versão e criatividade, para fazer diferente e melhor!
Existem inúmeros e bons profissionais no mercado para apoiar neste processo de transição que se impõe a todos! E quem fizer o seu próprio processo de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional que se impõe, vai sair reforçado, ao alavancar a sua melhor versão e alta performance rumo aos seus Sonhos e Objetivos!
Já dizia Charles Darwin no século XIX: “Não é o mais forte ou inteligente que sobrevive, mas o que melhor se adapta à mudança”