“O que me motiva diariamente é ajudar os empresários”
Cátia Nunes, Fundadora e CEO da CRN-Contabilidade, em entrevista à Revista Business Portugal dá a conhecer o seu percurso e a criação da empresa que considera ter sido a melhor decisão da sua vida profissional.
Líder, empresária, CEO, fundadora da CRN-Contabilidade e Mulher. Como descreve o seu percurso até aos dias de hoje?
O meu percurso tem sido humilde e desafiante. Era uma pessoa tímida, pouco comunicativa, com valores de educação familiar como a responsabilidade e ser resiliente com objetivos na obtenção de boas notas. O meu percurso profissional começou num estágio profissional na Jerónimo Martins com a inserção na Ordem dos Contabilistas Certificados. Senti a necessidade de me superar e obter aquilo que pretendia no mercado de trabalho, abrindo portas aos meus sonhos. As experiências e pessoas que conheci no seio empresarial contribuíram positivamente para a minha progressão enquanto pessoa e profissional; e as pessoas em âmbito familiar, parceiro e as pessoas de âmbito profissional, proporcionaram desafios que me garantiram uma excelente oportunidade para crescer. Um dia, tomei uma decisão (e talvez a mais difícil da minha vida profissional) – comunicar ao meu patrono que o meu percurso me tinha aberto uma nova porta e que um ciclo se teria fechado. A minha automotivação foi o ciclo de sucesso que se iniciou, sendo que a CRN-Contabilidade se tornou na melhor decisão da minha vida profissional.
O que a inspira e motiva diariamente enquanto mulher e profissional? Como consegue criar um equilíbrio entre a esfera pessoal, social e profissional?
O que me motiva diariamente é ajudar os empresários. Eu e o meu telefone somos um só e, de facto, para obter um equilíbrio, nos dias de hoje, é mais difícil. Enquanto mulher, estou grata pelo que a vida me proporcionou enquanto profissional. Hoje em dia, agradeço imenso a colaboração do trabalho de equipa em que estou inserida. Nos últimos anos, com o teletrabalho, a vida pessoal teve uma transformação. Todas estas esferas da nossa vida (pessoal, social e profissional) conectaram-se cada vez mais, tendo fatores positivos e, claro, outros fatores esgotantes, principalmente num setor em que a carga fiscal tem de ser revista.
A Cátia Nunes é o exemplo de que as mulheres também podem conduzir empresas de sucesso. A liderança no feminino centra-se na capacidade de resolução de problemas de forma criativa e inovadora, autoconfiança, espírito de iniciativa, influência e resiliência, sem esquecer o poder da comunicação. Revê-se nestas palavras e características?
Gosto de generalizar todo o envolvente nestas características. Diariamente, pretendo criar oportunidades para se integrarem na cultura empresarial, num seio abrangente, de modo a transmitir ao grupo todos estes valores mencionados. Proporcionamos formação interna através da inovação do nosso novo auditório, ou seja, formações externas ou mesmo apoio diário e constante. Promovemos também a empregabilidade e o envolvente de todos os nossos colaboradores, contribuindo de forma positiva para uma boa comunicação.
A CRN-Contabilidade foi fundada em 2011, conta agora com dez anos de experiência. Como é que descreve a empresa quanto ao seu posicionamento no mercado e aos serviços que disponibiliza aos clientes?
O mercado é cada vez mais exigente e desafiante. A posição que atingimos é fruto de todo o contexto e percurso ao longo dos anos, das sinergias criadas entre colaboradores e empresários, que também fazem parte da equipa. É com a sua colaboração que trabalhamos diariamente e para quem proporcionamos serviços de contabilidade e consultoria com determinação e muita vontade de auxiliar as organizações a atingir os objetivos, bem como proporcionar planos de negócio e disponibilizar apoio nas candidaturas aos fundos europeus, entre outros apoios.
Que avaliação faz sobre o período de confinamento e a respetiva ação da área da Contabilidade junto das empresas? Considera que a pandemia veio acelerar o processo de transformação digital do setor?
Face ao período de confinamento e às ações tomadas, o nosso maior foco e, em geral, das empresas do setor, era manter a qualidade habitualmente proporcionada e exigida pelas organizações, mantendo a completa segurança dos colaboradores, assim como cumprir com o exigente sistema fiscal e os prazos a que somos submetidos. Com as modificações diárias de legislação, o nosso setor teve de aprender a viver com cada dia. Caso contrário, as organizações teriam dificuldades para a sustentabilidade dos seus negócios. Para alguns setores, a pandemia foi irreversível. É um facto que os contabilistas foram o parceiro número um das empresas em Portugal neste período.
A transição digital está a ser uma realidade transversal a todos os setores de negócio, incluindo o aparecimento de novas soluções em consultoria de TI. Temos proporcionado soluções internas e externas promissoras para a evolução desta nova realidade. A transformação digital é inevitável. Na verdade, já estamos a vivê-la.
Com uma liderança exemplar, a CRN-Contabilidade teve a abertura de um novo espaço. Fale-nos um pouco desta aposta e do que está nos planos futuros da CRN Contabilidade.
Depois dos últimos anos, de dificuldade colaborativa comum a todos, promover o culminar do nosso crescimento enquanto empresa e consultora no setor era importante, tal como motivar os nossos profissionais e empresários com maior comodidade e facilidade de chegar até nós. Hoje, podemos dizer que ir à CRN-Contabilidade é estacionar e num minuto estamos nas nossas instalações, promovendo a comodidade e comparamos a quando chegamos a casa num só minuto depois de estacionarmos. Queremos que a CRN-Contabilidade seja como uma segunda casa para os nossos parceiros.
Hoje, podemos afirmar que a CRN-Contabilidade é um mundo aberto corporativo com objetivos claros para a internacionalização e orgulhamo-nos, cada vez mais, de nos reconhecerem nacionalmente.