Na Family Agency 17 se há um desafio, há uma ideia criativa

Combinando um espírito de equipa coeso e laços sólidos com clientes, a Family Agency 17 destaca-se no setor de branding e publicidade, oferecendo um cocktail irresistível de criatividade e habilidades complementares. Ambiciosas e determinadas, Ana Macário e Cristina Albuquerque, fundadoras da empresa, procuram o crescimento, trespassando desafios e agarrando oportunidades internacionais com maestria.

Ana Macário e Cristina Albuquerque

A Family Agency 17 é uma família que cresce todos os dias. Como descrevem a história e evolução da agência ao longo dos últimos três anos? Quais os principais marcos e conquistas que influenciaram o crescimento da empresa e o relacionamento com colaboradores e clientes?

A nossa agência nasceu um mês antes da pandemia nos fechar em casa. Tínhamos planos incríveis, projetos de branding adjudicados, e de um dia para o outro, tudo parou. Os primeiros meses foram muito difíceis. Não se tomavam grandes decisões de investimentos em marketing e comunicação. Aproveitámos para criar a nossa marca, lançar o nosso site, e trabalharmos algumas iniciativas pro bono, no âmbito da Covid-19.

O nosso arranque enquanto agência, deveu-se essencialmente a multinacionais com quem já tínhamos trabalhado, em outras experiências profissionais, e a ex-colegas de trabalho que, entretanto, integraram outras empresas. Sentimos que de uma forma geral o mercado deu um voto de confiança à Family Agency, baseado em antigas relações profissionais. E aqui, chegamos à origem do nosso nome. Os nossos clientes costumavam dizer que por onde passávamos íamos criando famílias. E o nome Family surgiu deste insight. Acima de tudo, sentimos que criamos relações e que tem sido esta proximidade e entrega, que tem contribuído também para o nosso sucesso.

Em relação à equipa, mais uma vez começámos por juntar pessoas com quem já tínhamos relações de proximidade: amigos e ex-colegas. A máxima “amigos, amigos…negócio à parte”, connosco claramente não vingou. Foram eles que se entregaram à Family, como se fosse a sua empresa. Desde o início, sentimos que temos as pessoas connosco, a viver intensamente as nossas dores e conquistas. Durante quase dois anos, trabalhámos projetos nacionais e internacionais, sempre com a equipa 100% remota. Foi em outubro de 2022, que decidimos estar juntos e criar um espaço à nossa medida. Mas, entretanto, a equipa continuou a crescer, e em março de 2023 tivemos de mudar novamente para um espaço maior.

Pensam e repensam marcas, criam campanhas, eventos e estratégias de comunicação. Em que tipo de projetos e áreas a Family Agency 17 tem trabalhado ao longo dos anos? Quais os princípios e serviços imprescindíveis que norteiam o trabalho da agência?

A partir do momento em que há um desafio, há uma ideia criativa. E as ideias podem e devem ser trabalhadas através de diferentes abordagens, mediante o target, estratégia e prioridades de comunicação. Na Family Agency 17, trabalhamos diferentes áreas da comunicação, que contribuem para o posicionamento e atratividade das marcas. Trabalhamos projetos de branding, employer branding, publicidade, eventos, ativação de marca, webdesign e programação.

Destacamos os projetos de branding e employer branding, por contribuírem para uma forte vertente do negócio. O facto de virmos de agências criativas – com relações de proximidade com diretores de marketing – mas também termos integrado equipas de transformação cultural, em consultoria – com relações de proximidade com Diretores de Recursos Humanos – tem sido claramente uma vantagem para a Family Agency 17. O branding e employer branding tendem a aproximar-se naturalmente. É importante alinhar cada vez mais a estratégia de comunicação da marca, para dentro e para fora. Já não é possível existirem duas empresas: a que se vive e a que se comunica. Vivemos na era da transparência. É preciso alinhamento. Trazer a criatividade, mais comum na comunicação externa, para o talento interno, tem-nos levado a desafios interessantes e resultados muito gratificantes.

No atual cenário de mercado, a concorrência no setor de branding e publicidade cresce de forma acelerada. Qual o principal diferencial da Family Agency 17 em comparação com outras agências do setor? O que torna a agência única e especial no mercado?

Esta seria uma boa resposta para os nossos clientes darem (risos). Mais uma vez, acreditamos que tem sido a proximidade dos clientes, a disponibilidade para entrar a fundo nos desafios – tanto de branding, como de publicidade – e a flexibilidade para trabalharmos os projetos com a volatilidade própria dos desafios de comunicação. Os clientes sabem que podem contar connosco. Os projetos continuam sempre, até que a entrega supere o desafio. Muitos dos nossos projetos são avaliados com KPIs dos clientes, e por norma o feedback é bastante positivo.

Todas as empresas lidam com o desafio de responder rapidamente aos projetos de publicidade. Como a Family Agency 17 se mantém atualizada em relação às tendências do mercado? Existem práticas ou estratégias específicas adotadas para garantir que estejam sempre à frente no setor?

Publicidade é mesmo assim. Às vezes surgem desafios do dia para o dia. Na Family Agency 17, apostamos em equipas improváveis, com perfis e competências que aos olhos de muitos criativos poderiam dar um cocktail invulgar. Acreditamos que é esta “estranheza” que nos tem tornado, de alguma forma, especiais. Não trabalhamos com duplas, trabalhamos com equipas que juntam perfis criativos, de gestão, digitais e alguns até influenciadores.  Há uma direção criativa, mas todos contribuem para a solução.

Considerando a crescente digitalização e o seu impacto nos negócios, de que forma a adaptação da agência à era digital tem gerado impactos positivos tanto nos trabalhos realizados quanto nos resultados obtidos pelos clientes? Há alguma história de sucesso que mereça destaque?

O facto de termos nascido há 3 anos, faz da Family Agency 17 uma agência obrigatoriamente digital, apesar desta não ser a nossa bandeira. Atualmente, consideramos obrigatório ser digital. Não é uma escolha. É uma exigência dos clientes. Os comportamentos mudam e as marcas têm de se adaptar. O que referimos há pouco das equipas improváveis, é uma vantagem aqui. Os desafios de comunicação são desenvolvidos em todo o seu potencial, e claro, mediante as prioridades e estratégia do cliente. Como exemplo, podemos destacar alguns eventos que temos feito, com equipas multinacionais que nos desafiam constantemente a trazer novidade. Desde eventos 100% remotos, a eventos remotos e presenciais, projetos corporativos itinerantes com o apoio de soluções digitais, projetos que misturam performances circenses, espetáculos de video mapping e soluções de outdoor digitais. O desafio tem sido trazer as mais recentes novidades, de forma a marcar sempre a diferença na comunicação dos clientes. E claro, brevemente temos mais novidades (risos).

São 3 anos a responder a desafios e oportunidades através da união, resiliência e transparência. Como a Family Agency 17 vê o futuro em termos de crescimento e expansão? Qual a ambição e missão da agência?

Queremos continuar a crescer com a mesma entrega de qualidade, compromisso e proximidade entre equipa e clientes. Uma família cada vez maior. Ambicionamos crescer nos desafios internacionais. Já estamos a fazer esse caminho, mas sentimos que temos muito espaço por explorar ainda. O facto de trabalharmos com clientes multinacionais tem-nos aberto muitas janelas. Continuamos com projetos no horizonte.

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