Município da Mealhada – Maravilhas da Mealhada: Qualidade e Autenticidade

Água, Pão, Vinho e Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada. Uma marca concebida pela Câmara Municipal em 2007, dando corpo a um projeto que tem como desideratos a valorização e promoção dos quatro ícones gastronómicos do concelho, entre os quais a água do Luso, o pão de quatro bicos cozido em forno a lenha, o vinho dos produtores do concelho e o leitão da Bairrada. Hoje, a marca é profusamente reconhecida no mercado, assegurando ao consumidor a qualidade e a autenticidade dos produtos.

O projeto 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada leva o nome da Mealhada aos quatro cantos do Mundo, com ênfase nas suas riquezas gastronómicas: Água l Pão l Vinho l Leitão. A marca é amplamente reconhecida e representa qualidade, excelência, satisfação por parte dos clientes e consumidores que se deslocam ao concelho para degustar produtos tradicionais e genuínos. Para conhecer melhor este projeto e a sua importância, a Revista Business Portugal foi ao encontro de Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, que também assume a representação da Associação Maravilhas da Mealhada. “Criar e registar a marca teve o propósito de a dar a conhecer melhor, falar de quatro produtos que são que não apenas de cá, o leitão por exemplo não é só de cá, é da Bairrada, mas que aqui tem uma especial incidência com a quantidade de restaurantes, assadores, matadores e a quantidade de animais que são consumidos ao longo do ano na restauração”, salienta o autarca, lembrando que a água do Luso que é uma marca nacional e internacional, o pão é um produto mais local, mas que os restaurantes da Mealhada utilizam para as sandes de leitão e, finalmente o vinho que também é um fenómeno bairradino. Rui Marqueiro é categórico ao afirmar que em boa hora se decidiu criar este projeto que assumiu igualmente o desiderato de juntar as pessoas à volta da mesa, espelhando uma imagem promocional unificada assente nos ícones gastronómicos do concelho. “O que fazemos na FITUR (Feira Internacional de Turismo) e na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) mostra uma unidade, a imagem do município, ou seja território e produtos, e essa é a grande vantagem da Associação 4 Maravilhas” clarifica o autarca. De resto, lembra que em 2016, o projeto incorporou uma nova categoria: a de “Produtos Alimentares Associados”, dirigida a produtos que representem um efetivo acréscimo de valor à marca. Os primeiros a serem validados foram os casticitos, os caramujos e as cavacas do Luso, e os doces tradicionais confecionados pela Docealhada.
No final de 2018, a Associação Maravilhas da Mealhada lançou hoje no mercado o espumante ‘4 Maravilhas da Mesa da Mealhada’. “Um produto novo, exclusivo e que enriquece o portfólio da marca identitária de garantia de qualidade e originalidade dos produtos”, que está a venda no posto de turismo e loja ‘4 Maravilhas da Mesa da Mealhada’, na sede do município. O novo espumante junta-se ao vinho tinto ‘4 Maravilhas da Mealhada’ no catálogo de produtos da marca “Água|Pão|Vinho|Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”. Rui Marqueiro assume a intenção de criar um portfólio de vinhos, contudo lembra que isso exige um forte investimento.
Por outro lado, o autarca reitera a importância da marca, que prestigia a gastronomia e os vinhos, ajuda os operadores económicos da região e dá palco mediático e notoriedade às riquezas do concelho, ao mesmo tempo que proporciona bons frutos à economia local.

Dinâmica e investimento
No domínio da promoção do município, todos os eventos produzidos pela Câmara Municipal e a sua ação vai no sentido de dinamizar a economia local. “Quando organizamos galas, o Festame, o Festival de Jazz ou promovemos a Associação Maravilhas da Mealhada estamos preocupados com a economia local, com os cidadãos e com a sua qualidade de vida”, advoga o autarca.
Por outro lado, a educação assume-se como uma preocupação do município, uma vez que pessoas com pouca literacia terão dificuldades em termos de oportunidades de trabalho, isto porque Rui Marqueiro entende a educação como um investimento e não como uma despesa.
Com um programa de investimentos na ordem dos 32 milhões de euros, o executivo da Câmara Municipal da Mealhada pretende levar a cabo um conjunto projetos a pensar nas pessoas, olhando para “as infraestruturas desportivas, culturais, redes de abastecimento de água, nova ETAR, nova RSU, recuperação do património e candidaturas comunitárias para executar”, revela o autarca, salientando que a obra emblemática que gostaria de preconizar é um novo edifício municipal, contudo trata-se de uma obra orçamentada em cerca de cinco milhões de euros.
Rui Marqueiro realça ainda o objetivo de valorização do Bussaco, acreditando que nos próximos dois anos seja possível avançar com projetos interessantes nomeadamente numa nova lógica de floresta terapêutica aliada às termas, fazendo jus à posição cimeira que a Mealhada tem e quer continuar a ter nos 19 municípios da região de Coimbra, em termos de qualidade de vida.

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