Uma experiência de enoturismo ao ritmo da natureza

Inserida num paraíso natural, a poucos quilómetros do Parque Nacional Peneda-Gerês, a Quinta de Soalheiro, em Melgaço, é o local ideal para desfrutar de momentos em família e entre amigos. Longe do rebuliço citadino, relaxe e tenha uma experiência ímpar e segura, ao sabor do Alvarinho e da gastronomia regional.

 

A Quinta de Soalheiro é pioneira na criação do vinho Alvarinho em Melgaço, o ponto mais a norte de Portugal, e é uma referência nacional e internacional para os vinhos desta casta. Entre o vale preenchido por vinhas e pequenos aglomerados tipicamente minhotos e as montanhas, está perfeitamente integrada na paisagem que a rodeia, representando um porto seguro nos dias que vivemos.

Com um ADN criativo na génese da Quinta de Soalheiro, a equipa de Enoturismo teve a ideia de criar experiências de enoturismo digital, assim que surgiu a pandemia do novo Coronavírus. “Concretizámos a ideia, demos-lhe o nome de Digital Tasting e, rapidamente, demos a possibilidade às pessoas de, na sua casa, poderem receber e experienciar os nossos vinhos e os sabores do nosso território, com o acompanhamento de um vídeo onde as guiamos nessa descoberta”, explica o enólogo da Quinta, António Luís Cerdeira.

Mas as visitas já voltaram à Quinta de Soalheiro com o selo Clean & Safe do Turismo de Portugal. Com um circuito reformulado, onde a experiência é feita, maioritariamente, na parte exterior, com possibilidade de visita às vinhas, o contacto privilegiado com a natureza permite uma descoberta do terroir da origem do Alvarinho – Monção e Melgaço – onde a gastronomia, a natureza e a hospitalidade nunca desiludem.

O enólogo garante que “a magnitude da paisagem, o facto das visitas se desenrolarem quase exclusivamente em espaço aberto, o contacto com a natureza, a possibilidade de visitar a vinha e de sentir proximidade a um ritmo que nos transcende, transmite uma sensação de liberdade que talvez seja ainda mais intensa após um período de confinamento. A tranquilidade de quem nos visita nunca pareceu menos, pelo contrário, é ainda mais percetível.”

Do percurso das visitas, faz agora parte a produção das infusões Soalheiro e a recém-inaugurada Casa das Infusões, numa convergência entre o terroir do vinho e das ervas aromáticas que a ele estão perfeitamente adaptadas: as infusões podem ser saboreadas numa prova que inclua vinhos ou num pequeno-almoço com produtos locais.

O Enoturismo do Soalheiro dá-lhe a possibilidade de descobrir tudo o que o território tem para ensinar, privilegiando as experiências personalizadas. Desde a descoberta dos encantos da vinha, da preservação da biodiversidade, até aos sistemas de produção, tudo é uma aprendizagem que termina numa prova vínica, onde se podem conhecer as várias dimensões do Vinho Alvarinho.

Não deixe de conhecer o ponto mais a norte de Portugal e vivenciar uma experiência que apela aos seus sentidos. Ao visitar a Quinta do Soalheiro estará a conhecer um pouco da história do seu país, através, não só do paladar, mas também do tato, do olfato, da visão e da audição. A oferta de enoturismo permite criar programas para famílias ou amigos, sem limitações de idades. Todas as reservas podem ser feitas, comodamente, através da plataforma www.soalheiro.com/enoturismo.

You may also like...