Ministro da Defesa fala de geopolítica global no ICPT

No passado dia 11 de fevereiro, Nuno Melo, Ministro da Defesa Nacional, foi o orador e convidado de honra do almoço-debate organizado pelo International Club of Portugal, cuja intervenção foi subordinada ao tema “A Defesa Nacional em tempos de redefinição geopolítica global”.

 

 

O ministro da Defesa alertou para os desafios à segurança do Ocidente, destacando a crescente influência da China como ponto estratégico das rotas da seda, a sua parceria com a Rússia e o papel de países como o Irão e a Coreia do Norte, apesar das suas distintas ambições geopolíticas. Além disso, questionou a capacidade da ONU para lidar com o atual cenário internacional, traçando um paralelo com o fracasso da Sociedade das Nações e alertando para o risco de a história se repetir.

 

 

Na sua intervenção, Nuno Melo argumentou ainda que a contestação ao equilíbrio global estabelecido após a II Guerra Mundial deve ser compreendida, mas também contestada, pois nenhum país deve ser obrigado a aceitar um destino imposto por outros. No entanto, destacou que o Ocidente precisa estar à altura dos desafios do atual cenário mundial. Segundo o governante, o que está realmente em jogo é a preservação do nosso modo de vida, algo que considera essencial e não pretende substituir. Além disso, ressaltou que as transformações geopolíticas em curso tornam ainda mais evidente a transição para uma ordem mundial multipolar.

 

 

Noutro domínio, Nuno Melo afirmou que gostaria de ver, quando o leque de candidatos estiver mais definido, uma figura ligada à área ou à família política dos centristas, pois acredita que isso enriqueceria o debate. Após o evento, em declarações à imprensa, acrescentou que é natural o CDS-PP desejar um candidato na disputa por Belém e que, caso isso se concretize, traria um novo dinamismo ao envolvimento do partido nessas eleições.

You may also like...

This will close in 10 seconds