Mau Hálito: como prevenir?
A halitose ou mau hálito é um problema comum que muitas pessoas enfrentam, e pode ser embaraçoso e constrangedor para quem sofre com isso.
A halitose é um odor desagradável que vem da boca e pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo má higiene oral, infeções e outras condições médicas.
Como médica dentista, uma das queixas mais comuns dos meus doentes é o mau hálito.
Felizmente, existem várias maneiras de tratar a halitose e manter a boca fresca e saudável. Aqui estão algumas dicas úteis para ajudar a combater o mau hálito:
Consulte um dentista regularmente:
Visite o seu dentista regularmente (de 6 em 6 meses) para exames dentários e limpezas profissionais (destartarizações). O dentista pode ajudar a identificar cáries, gengivite, periodontite, mau alinhamento dentário, próteses desadaptadas, situações estas que podem ser as causadoras do problema.
Se após avaliação clínica e questionário do doente o médico dentista determinar que o problema não é a nível oral, mas sim por outra situação médica subjacente, poderá encaminhá-lo para outras especialidades médicas (ex: amigdalites, refluxo gastroesofágico…).
Escove os dentes regularmente:
A escovagem regular dos dentes é a base para manter uma higiene oral adequada. Certifique-se de escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia por dois minutos, usando uma pasta de dentes. O uso de pastas dentífricas específicas para a halitose é crucial para combater o mau hálito, promovendo uma higiene oral mais eficaz e uma sensação de frescura duradoura. Não se esqueça de escovar a língua também, já que ela pode abrigar bactérias e restos alimentares que causam mau hálito.
Use fio/fita dentária diariamente:
O fio dentário é um complemento importante da escovagem dos dentes, pois ajuda a remover as partículas de alimentos e placa bacteriana que ficam presas mantendo os dentes e gengivas saudáveis e livres de bactérias. O uso de um elixir/colutório adequado diariamente também é indicado.
Mantenha-se hidratado:
Beber água regularmente ajuda a manter a boca húmida e impede a formação de placa bacteriana, que é uma das principais causas do mau hálito. Certas condições médicas obrigam à prescrição de medicamentos como anti-histamínicos e antidepressivos que têm como efeito secundário xerostomia (boca seca). Beba bastante água ao longo do dia e evite o consumo excessivo de bebidas açucaradas e alcoólicas.
Evite alimentos que causam mau hálito:
Certos alimentos, como alho, cebola, queijo, peixe e carne, podem causar mau hálito. Evite comer esses alimentos em excesso ou escove os dentes e use fio dental imediatamente após consumi-los.
Não fume:
Parar de fumar ajuda a reduzir o mau hálito e reduz o risco de doenças tanto a nível oral bem como outros problemas de saúde.
Lembre-se de que a prevenção é sempre a melhor opção. Converse sempre com o seu médico dentista se estiver preocupado com o seu hálito e agende consultas regulares para manter a sua boca sempre saudável e o seu hálito fresco.