Estrela do Mar: qualidade e excelência
Desde sempre ligada ao mar, Paula Couto, gerente do Restaurante Estrela do Mar, vê hoje o seu esforço recompensado. Neta de uma varina e filha de um pescador, Paula aprendeu as melhores técnicas para fazer chegar o melhor peixe à mesa dos seus clientes. A Revista Business Portugal teve o gosto de estar à conversa com Paula e perceber o amor e rigor com que gere o Estrela do Mar em Palmela, no distrito de Setúbal.
A ligação de Paula ao mar
Paula durante toda a sua vida teve uma ligação ao mar, pois sempre trabalhou na venda ambulante de peixe fresco. O peixe era comprado às traineiras e, mais tarde, vendido ao cliente final. Posteriormente, o pai da nossa entrevistada decidiu abrir um restaurante de peixe, restaurante esse que era o posto de trabalho de praticamente toda a família, “eram os filhos, as noras, os genros tudo a trabalhar junto”. Tratava-se de um negócio familiar e, apesar de gostar muito de trabalhar com a família, a gerente do Estrela do Mar, sentiu que era hora de voar mais alto.
O nascimento do Estrela do Mar
Com as filhas a acabar a escola, Paula sentiu que era a hora de arriscar e há oito anos abriu num sítio pequeno e aconchegante o seu primeiro restaurante. No início, para Paula foi tudo um pouco assustador, mas devido ao facto de querer algo para ela, para o marido e para a filhas, a empresária decidiu que “era hora de voar sozinha, mas foi um bocadinho difícil para mim, porque nunca trabalhei sem ser com eles”.
Apesar de ter deixado o restaurante do pai, Paula foi bastante apoiada por toda a família, “apesar de reticente, o meu pai apoiou-me sempre, percebeu que estava a seguir os passos dele e que tinha tudo para dar certo”.
Devido ao sucesso que o restaurante foi alcançando, em março de 2019, Paula comprou um terreno para construir de raiz e à sua imagem um novo e melhorado Estrela do Mar. Um ano depois, a nível mundial, rompeu a pandemia da Covid-19, a gerente viu o seu sonho ser adiado, mas nunca desistiu, e finalmente em setembro de 2023, inaugurou um incrível, moderno e novo espaço, que conta com uma extraordinária parte exterior para adultos e crianças tirarem o melhor proveito da sua visita ao Estrela do Mar.
O casamento perfeito entre a carne e o peixe
Apesar do Estrela do Mar ser um restaurante dedicado ao peixe também é um bom local para os amantes de carne. Se por um lado, Paula tem uma ligação inegável com o peixe, o marido da gerente, Sérgio, tem com a carne. Antes de embarcar nesta aventura de criar o seu negócio com a esposa, Sérgio trabalhava com carne, o que dá a Paula uma enorme segurança e confiança: “Sei que posso confiar a 100% nele, ele compra as peças sempre com a melhor qualidade e desmancha da melhor forma”, diz ainda em tom de brincadeira que se trata do casamento perfeito, “ele trata da carne e eu do peixe”. Ou seja, no Estrela do Mar, podemos contar com o peixe e com a carne da melhor qualidade, tornando-se assim uma ótima opção para toda a família.
A qualidade e variedade do peixe no Estrela do Mar
Com vista na melhor qualidade do produto, Paula compra o peixe diretamente da lota “sempre com a maior frescura e qualidade, gosto muito de ir buscar o peixe à lota, sei que para além de olhar para ele posso contar sempre com a melhor qualidade e frescura”.
No Estrela do Mar pode-se encontrar todo o tipo de peixes “desde o choco frito que é uma loucura, à corvina grelhada, escalada, inteira, temos todo o tipo de peixe”. Segundo a gerente, o segredo passa também pelo grelhador: “Conto com a ajuda do meu irmão que é um mestre nessa arte, sem dúvida que o segredo está na forma como o peixe é grelhado”.
A atividade do restaurante e a preocupação com o bom atendimento
O restaurante, conta com bastantes clientes do antigo Estrela do Mar e com outros que foram conquistados recentemente. Muitas são as pessoas que vêm de longe como por exemplo Lisboa, Vila Franca de Xira, e até do Alentejo, é impressionante ver o sucesso que foi alcançado, comprovando que a qualidade de produtos e o bom serviço fazem a diferença. O Estrela do Mar destaca-se pelo seu bom atendimento e satisfação dos funcionários, que é sem dúvida uma grande preocupação de Paula. Algo que chama à atenção no Estrela do Mar são os seus horários, apenas fazem almoços, evitando assim a quebra da rotina dos seus funcionários como se costuma ver na área da restauração. O restaurante fecha 15 dias em Agosto para descanso do pessoal, não trabalham nos feriados “importantes” como o Natal, Ano Novo e Páscoa, tudo isso só é possível devido ao grande esforço de Paula e à responsabilidade social para com os seus funcionários que encara da forma mais humana possível, “por exemplo, no domingo anterior à Páscoa os clientes pediam para marcar mesa para o Domingo de Páscoa, ao que eu respondia que não, pois vou passar o dia com a minha família e os colaboradores igualmente, pois todos temos família”. Paula demonstra ter bem ciente que para uma boa equipa é preciso uma boa gestão “se quero bons funcionários também tenho de os estimar”.
O futuro
Paula demonstra-se realizada com o seu projeto, não vê outro local possível para o seu espaço: “Criámos este restaurante com todo o cuidado e à imagem daquilo que queremos proporcionar ao cliente, daqui já não saímos”. O objetivo do Estrela do Mar é diversificar o espaço que tem, ou seja, criar uma zona exterior ainda mais atrativa e confortável para o cliente. Paula já tem alguns projetos em mente, mas nada como visitar o incrível espaço em Palmela para poder desfrutar de um restaurante de qualidade e um ambiente de excelência.