Marques, lda.: Há 63 anos a evoluir com a indústria automóvel

A Marques, Lda destaca-se por ser o concessionário da Mercedes – Benz mais antigo de Portugal e dos mais antigos da Europa. Fundado a 6 de fevereiro de 1956, situa-se na zona industrial de Santarém e em Tomar tendo como objetivo a comercialização e assistência da marca. A Revista Business Portugal esteve à conversa com o atual administrador, Bernardo Leal de Oliveira, que falou do percurso da empresa até ao presente e da constante atualização do mercado.

Com 63 anos de existência, a Marques, Lda, atravessou quatro gerações na família de Bernardo Leal de Oliveira. “Tudo começou com o meu bisavô, seguindo-se o meu avô, o meu pai e agora eu. Foi com a Mercedes-Benz que nascemos há 63 anos e é com a Mercedes que tencionamos continuar”, referiu o atual proprietário.

Serviços de qualidade e garantia Mercedes-Benz
O concessionário dedica toda a sua atividade à marca Mercedes – Benz, desde a comercialização e assistência de veículos novos e usados, peças, acessórios originais e boutique. Com mais de meio século, a empresa abarca características especiais que honram a marca Mercedes – Benz, para conseguir vingar no mundo do setor automóvel e resistir a este negócio, tais como a experiência que foi adquirindo, o atendimento personalizado e o investimento em profissionais de qualidade para a equipa.

“Somos uma família onde todos vestem a camisola”
A Marques, Lda prima pelo bom ambiente entre os seus colaboradores, de forma a que estes se sintam parte da família. “Eu olho para a Marques, Lda como uma família. São muitos anos a trabalharmos todos no mesmo sentido. Temos o espírito de família, o que é raro hoje em dia nas empresas”, afirmou Bernardo Leal de Oliveira. Para o engenheiro, o bom ambiente no trabalho entre as hierarquias é fundamental para o bom funcionamento da empresa, assim como o subsequente sucesso. “Os meus colaboradores podem contar comigo para o que precisarem. A minha porta está e estará sempre aberta para todos eles, seja para assuntos de serviço, assuntos pessoais ou particulares. Sabem que podem contar comigo e eu sei que posso contar com eles. Gosto de conversar com eles, de os ouvir, perceber as suas ideias, o que os move. Tudo isto é fundamental para que tudo resulte bem e em sintonia”, afirmou o bisneto do fundador.
Para Bernardo Leal de Oliveira, o contacto humano é imprescindível e esse é o motivo para administrar funcionários que já contam com mais de 40 anos a trabalhar com a Marques, Lda. “Isto só demonstra que as pessoas se dão bem, se sentem em casa e sentem que o Concessionário também é deles. “Os nossos funcionários vestem a camisola”.

A importância dos clientes
O lema da empresa é “viver os clientes”. Bernardo Leal de Oliveira certifica-se diariamente que os seus funcionários conhecem bem esse lema, de forma a garantir um atendimento o mais personalizado possível, assim como trabalhar para garantir o seu regresso. “Um cliente que se sinta bem acolhido e que o serviço prestado tenha ido ao encontro ou superado as suas expectativas, regressa”, assegura. O administrador sente como um dever garantir o bom atendimento e de certa forma estabilizar uma proximidade com o seu cliente, como um método de conseguir perceber as suas exigências e necessidades.

A evolução da indústria automóvel
Para a equipa de Bernardo Leal de Oliveira poder captar todos os requisitos e imposições que vão surgindo por parte dos seus clientes é necessário estar atentos à evolução tecnológica da indústria automóvel, que acontece todos os dias. Com esta constante inovação, a equipa sabe da necessidade de começar a fazer uma nova adaptação do atual modelo de negócio ao mundo virtual e à nova realidade tecnológica dos carros.
Com o avançar das novas tecnologias, são cada vez mais os clientes que surgem à procura de informações sobre os novos produtos da Mercedes-Benz através da internet. “A compra direta dos automóveis é sempre feita no stand, mas já vendemos muitos veículos através das informações que disponibilizamos ao cliente no nosso website. Muitos dos nossos clientes já vêm ter connosco com as ideias preconcebidas daquilo que querem”, proferiu o atual administrador. Toda esta renovação constante no setor da indústria automóvel requer, por parte da equipa, uma permanente readaptação e reorganização das medidas de trabalho, de forma a, futuramente, poder colmatar todas as situações que possam surgir.

Os novos carros elétricos
O aumento dos automóveis elétricos e híbridos existentes é gradual e, cada vez mais, a Mercedes-Benz tem apostado na venda de veículos com este tipo de tecnologia. Conhecida como uma marca de referência no setor automóvel, a Mercedes-Benz tem vindo a adaptar-se à nova realidade, apostando assim nas novas tendências e comercialização daquele que dizem ser o veículo do futuro. Contudo, de acordo com a opinião de Bernardo Leal de Oliveira, esta transição ainda vai demorar algum tempo. “Quando dizem que daqui a pouco tempo vai deixar de haver carros com motores de combustão e que vai passar a ser tudo elétrico, eu creio que será pouco provável que isso aconteça assim com essa rapidez e facilidade. Não há país nenhum do mundo que esteja preparado para isso. Acredito que seja radical demais o modo e a forma como se tem abordado este assunto, uma vez que os motores a combustão produzidos atualmente, nomeadamente pela Mercedes-Benz, são cada vez mais tecnologicamente evoluídos e por consequência as emissões para a atmosfera serem praticamente residuais”.
Bernardo Leal de Oliveira adiantou também que já foi apresentado o primeiro Mercedes-Benz 100% elétrico e que este chega a Portugal ainda este ano. “São poucas as unidades que estarão disponíveis de início. Mas é óbvio que esses carros vão ter procura, há sempre alguém que se interessa e compra este tipo de veículo”, refere o administrador da Marques, Lda.
Quando questionado acerca desta nova realidade da inovação tecnológica no setor automóvel, Bernardo Leal de Oliveira, admite que o futuro e a inovação não o preocupam. “O que me preocupa mais é poder perder o contacto com o cliente. Isso sim, não é bom. Cada vez mais, vão começar a apostar nas compras online, bem como a assistência de um carro elétrico terá pouco que ver com a realidade atual, onde o contacto habitual com o cliente se irá perder. Claro que isso me deixa apreensivo, mas preocupado não, porque eu e a minha equipa temos plena consciência da realidade e, portanto, estamos preparados para o futuro”, assegura o administrador, Bernardo Leal de Oliveira.

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