Lavandaria Torreense: “As pessoas ficam encantadas com o nosso serviço”

Nesta edição da Revista Business Portugal damos-lhe a conhecer a mais antiga lavandaria de Torres Vedras. Com 42 anos de história, a Torreense é atualmente gerida pelo casal Fátima e Francisco. Foi com eles que estivemos à conversa para conhecer a génese do negócio e compreender o seu mais recente serviço de limpeza e desinfeção de estofados ao domicílio.

Fundada em 1977 pelos pais de Fátima Santos, atual proprietária, a lavandaria Torreense “é a mais antiga de Torres Vedras. Os meus pais pensaram que seria uma mais-valia para Torres Vedras 21ter um serviço de lavandaria”, começa por explicar Fátima Santos sobre a génese do negócio. A qualidade do serviço prestado ditou o êxito da casa e é com orgulho que a entrevistada reconhece que “a lavandaria teve desde início muito sucesso”. Hoje, é Fátima, em parceria com o marido Francisco, que assume a gerência do negócio, composto por duas lavandarias. Um desafio que abraçou em 2001, após o pai adoecer, (apesar de ter sido sempre o seu trabalho). “A minha mãe deixou de poder estar na lavandaria, então assumi a gerência do negócio”..
Qualidade, proximidade e know-how são palavras-chave na Torreense. Fátima e Francisco reconhecem que a lavandaria que gerem prima pela qualidade do serviço e que o segredo por detrás dos 42 anos de sucesso “está na técnica e na mão de obra. A limpeza a seco não consiste só em colocar dentro da máquina de lavar. Isso é apenas o início. A técnica e a qualidade da mão de obra são o segredo”. Os clientes acompanham a evolução do negócio e é com satisfação que o casal assume que a lavandaria tem clientes fidelizados desde sempre, que recorrem ao seu serviço sempre que necessário. “Recebemos roupas vindas do Porto, para serem lavadas por nós. Felizmente, temos clientes que só utilizam os nossos serviços e é, também, comum receber pedidos de clientes que ficaram insatisfeitos com outras lavandarias”.

Urbancleaner
Fátima e Francisco são o arquétipo do empreendedorismo e abril de 2019 trouxe um novo desafio para o casal. O desejo de “introduzir alguma novidade que desse uma lufada de ar fresco ao negócio e que fizesse isto mexer” levou Fátima e Francisco a apostar num serviço de limpeza e desinfeção de estofados ao domicílio.”Surgiu a ideia deste serviço, e achamos interessante”. Pioneiros em Portugal, Fátima e Francisco são, atualmente, os únicos representantes do serviço UrbanCleaner em território nacional. Direcionado para empresas e particulares este, recente, serviço permite limpar e desinfetar qualquer superfície estofada. Limpeza de estofos, colchões, higienização dos ambientes por ozono e limpeza e desinfeção de tapetes e carpetes, são alguns dos serviços, atualmente, prestados pela Torreense. “No fundo, limpamos tudo o que tenha tecido ou peles”, afirmam. Com equipamentos de última geração, projetados para uso profissional, este inovador serviço permite limpar sem qualquer dificuldade os materiais mais delicados. Através de um processo de injeção e extração,
juntamente com o seu potente motor, o equipamento alcança a limpeza mais exigente e profunda, devolvendo à superfície estofada o seu estado inicial. Inofensiva para humanos, animais de companhia e ambiente, esta limpeza não é invasiva. “É um processo muito simples. Em média, 24 horas depois o sofá ou colchão está pronto a ser, novamente, utilizado. As pessoas ficam encantadas com o nosso serviço”.

“O conhecimento é essencial”
Fátima e Francisco assumem que a qualidade e inovação da Urbancleaner aliada ao know-how e (re)conhecimento dos diferentes tecidos, nódoas e produtos constitui uma mais-valia para a prestação de um serviço de excelência. “O conhecimento é essencial. Quer seja dos tecidos, quer seja das nódoas ou dos produtos a utilizar. A partir do momento em que identifico o tipo de nódoa sei, que produto devo utilizar”, afirma Fátima que assume ainda só trabalhar “com os melhores produtos de limpeza”.
A qualidade do serviço é inegável e o casal já recebeu pedidos de serviço um pouco por todo o país, embora reconheçam que a Grande Lisboa representa o seu principal nicho de mercado. Uma vez que o serviço de limpeza se efetua ao domicílio, Fátima e Francisco apresentam um horário de trabalho flexível e adaptável ao horário do cliente, efetuando serviços em horário pós-laboral e ao sábado.
É com uma folha em branco, mas com muita vontade de crescer no negócio, que Fátima e Francisco perspetivam o futuro. A grande aposta do casal passará pelo desenvolvimento e expansão do serviço de limpeza e desinfeção ao domicílio, aliando este recente serviço ao da lavandaria. “Para já, pretendemos focar-nos neste novo serviço. Desenvolve-lo e continuar a fazer com qualidade e profissionalismo o que temos feito até ao momento”.

You may also like...