Clínica Lambert: O poder do empreendedorismo feminino na área da saúde clínica

Conta com uma larga experiência na área da saúde e assume atualmente a posição de General Manager na Clínica Lambert. Tudo isto num espaço de tempo curto. Ana Rita Matias é um exemplo de empreendedorismo, liderança e gestão, que não pode deixar de conhecer.

Para que os nossos leitores possam conhecer um pouco do seu percurso, explique-nos como chegou a General Manager da Clínica Lambert.
Quando iniciei o meu percurso académico sabia que queria seguir algo relacionado com a área da saúde, pelo contato com as pessoas, em vários momentos das suas vidas. Licenciei-me como técnica de saúde, acabando por não exercer.
Terminado o curso, o mercado de trabalho estava num momento difícil. Comecei a procurar outras oportunidades que me mantivessem no setor, acabando por fazer uma pós graduação em gestão na saúde.
Tenho feito questão que, o meu percurso académico possa complementar as experiências profissionais que tenho tido, em diversas áreas, visando sempre a interligação com aquilo que são as necessidades atuais do mercado da saúde.
Passei por várias instituições, sendo que o primeiro contato com a gestão de clínicas, mais próximo e de maior progresso da minha carreira, passou pela empresa onde estava anteriormente. Comecei como gestora de clínica, passando para o departamento de expansão, onde era responsável por todo o planeamento e recrutamento para a abertura das clínicas. Numa última fase passei para a área manager, acompanhando um determinado número de clínicas numa zona geográfica designada, fazendo a gestão das equipas e seus objetivos.
No meu mais recente projeto, faço toda a gestão operacional da clínica e das pessoas que aqui trabalham. O objetivo é elevar a clínica e a experiência do paciente, por forma a atingirmos o máximo do potencial de performance e satisfação do paciente.

Em cada equipa há competências diferentes. Serão a resiliência, criatividade e o empreendedorismo algo característico das mulheres?
Totalmente. As mulheres têm muita garra. Somos muito trabalhadoras, criativas, dinâmicas e proativas. A garra e dinamismo que nos são inerentes , enquanto mulheres, para fazer mais e melhor, provando que, de alguma forma, conseguimos, acabam por ser caraterísticas determinantes para o exercício de determinadas funções.
Tudo o que esteja relacionado com gestão de equipas acaba por ter duas componentes, para mim fundamentais, que são a capacidade de ouvir e comunicar, associado ao sentido prático que as mulheres conseguem ter. É fundamental que um líder, se posicione de forma a conseguir direcionar as equipas, detectando, individualmente, potenciais e limitações de cada elemento, sabendo tirar o melhor partido da diversidade dos seus elementos para uma boa distribuição de tarefas, potenciando o espírito de equipa e pertença.

Quais são as vossas especialidades e que serviços diferenciadores disponibilizam?
A Clínica Lambert existe há mais de 20 anos, tendo mudado de instalações em 2017. O foco é a Ortopedia, Traumatologia e Medicina Desportiva, contando com um corpo clínico de excelência organizado em sub-especialidades. Dispomos de diversos serviços que se interligam e complementam, nomeadamente, a medicina desportiva, a fisioterapia, imagiologia e medicina dentária.
Acabamos assim por ter um leque de opções que, dentro da área de ortopedia e complementares, conseguem ter tudo centrado num sítio onde o paciente pode ser tratado integralmente na clínica, sem ter de recorrer a serviços externos. São fatores que acabam por nos diferenciar face ao que existe atualmente no mercado.

Sendo uma equipa que afirma querer projetar-se para o futuro, que desafios passam para chegar mais longe?
O desafio é atingir o máximo potencial da clínica, apostando na qualidade dos nossos serviços e aumentando o portefólio daquilo que temos para oferecer aos que nos procuram, promovendo sempre um atendimento de excelência, e de alguma forma personalizado às necessidades específicas de cada um dos nossos pacientes.
Prentendemos projectar-nos no futuro de forma a mantermos como sempre, uma referência na saúde desportiva.

You may also like...

This will close in 0 seconds