Marque TDI: “25 anos a celebrar excelência”
A marcar presença na quinta edição da Empack & Logistics, a Marque TDI (subsidiária da Domino Printing Sciences) mostrou aos visitantes algumas novidades sobre tecnologias para a codificação industrial. Em conversa com a Revista Business Portugal, Henrique Gonçalves e Ricardo Gonçalves – Managing Directors – revelaram o sucesso de 25 anos no mercado.
Apresentem-nos a Marque TDI/Domino e os respetivos serviços que disponibilizam…
A Marque TDI surgiu em 1994, mas é em 2009 que nos tornamos a subsidiária da Domino Printing Sciences, em Portugal.
Somos 65 pessoas e fazemos mais de 700 instalações de equipamentos de marcação por ano. O nosso leque de clientes é alargado e cobre os mais diversos setores, do alimentar, ao farmacêutico, bebidas, industrial, tabaco, etc. Esta diversidade só é possível porque a nossa gama de soluções vai desde a codificação de produto à palete, passando pelo software de integração com os ERP’s dos clientes, algo que faz cada vez mais sentido com a Indústria 4.0.
E o que representa a indústria 4.0 para a vossa empresa?
No fundo, a indústria 4.0 consiste em ter todos os equipamentos das fábricas conectados online. Nós próprios nas nossas casas temos os equipamentos ligados ao nosso telemóvel. Na indústria passa-se o mesmo. A Industria 4.0 espelha esta ideia nas linhas de produção, com todos os equipamentos ligados, em que a informação flui de uma forma mais célere, tornando mais fácil ao cliente tomar decisões com base em factos reais e não em previsões.
Quais as grandes novidades que levaram até à Empack?
Para esta feira apresentamos uma pequena amostra da nossa alargada gama de equipamentos. Trazemos máquinas novas como o jato de Tinta Ax-Series, que é, neste momento, o equipamento mais avançado do mercado, pois não requer manutenção e apresenta um conjunto de funcionalidades já conectadas à indústria 4.0. Com ligação direta à Domino Cloud, permite-nos ter os equipamentos dos clientes todos conectados, dando assistência remota e, ao mesmo tempo, fazer uma antecipação de possíveis avarias.
Temos também os nossos lasers D-Series, que são equipamentos já com provas dadas no mercado. Uma máquina muito eficaz, mas agora com uma série de aplicações novas. Quisemos igualmente mostrar equipamentos para a codificação de caixas e de paletes e o nosso software que faz a ligação entre eles. Os nossos equipamentos estão conectados por rede, sendo por isso fácil mostrar todas as suas potencialidades.
Estes equipamentos são dirigidos a vários setores de atividade?
Nós somos transversais a todas as indústrias. Todos os clientes estão, maioritariamente, no setor alimentar, mas também no setor automóvel, na indústria da construção e por aí em diante. Estamos em praticamente todos os setores de atividade. Hoje em dia, todos os produtos precisam de ser codificados de cumprir com as normas da rastreabilidade e é o que as nossas máquinas fazem.
Qual a mais valia dos vossos equipamentos?
A nossa grande mais-valia está na assistência técnica. Somos 65 pessoas, sendo que 25 delas estão no departamento técnico. O nosso maior concorrente terá três ou quatro pessoas no departamento técnico. É uma situação que nos distingue. Damos um bom serviço ao cliente e isso mantém-nos há 25 anos no mercado. Temos clientes que nos compram equipamentos desde o primeiro dia e que continuam connosco porque estão satisfeitos. Por outro lado, somos uma empresa que tem uma solução global, que vai do hardware ao software.
Atualmente estão presentes em que mercados?
A Domino está presente em todo o mundo, mais precisamente em 122 países. Somos um grupo internacional e temos fábricas de equipamentos em Inglaterra, Alemanha, Suécia e Japão. A Domino é uma das 700 maiores empresas do mundo.
Que balanço fazem destes 25 anos de atividade?
O nosso mercado é relativamente pequeno, por isso, estamos constantemente a tentar alargar as nossas soluções para podermos continuar a crescer. Já estamos em grande parte do mercado, por isso consideramos que o nosso crescimento é bastante sustentado.
Não nos podemos esquecer que a Domino é uma empresa que fabrica equipamentos com várias tecnologias e é uma marca de excelência. Após a sua aquisição pela Brother Industries, temos ainda maior alcance.
Qual o próximo passo a dar pela Marque TDI/Domino?
O nosso próximo passo é continuar a investir na empresa como temos feito até aqui. Temos feito muitas alterações para manter as pessoas satisfeitas. Já fomos nomeados várias vezes como uma das 100 melhores empresas para trabalhar, porque também fazemos muito por isso. Tentamos criar melhores condições para os nossos colaboradores e exemplo disso é o facto de estarmos a alargar as nossas instalações e a remodelar os escritórios em Lisboa. Tudo para que os nossos funcionários tenham um melhor ambiente de trabalho. No fundo, temos que estar ativos e procurar melhorar, sempre. A verdade é que na indústria 4.0 já estamos na vanguarda, somos a empresa com mais referências nesta área e já trabalhamos nela há 15 anos. Temos referências muito importantes e estamos a apostar muito nesta área. Queremos continuar a crescer.