Junta de Freguesia de Folgosa: Uma freguesia com o Douro aos pés
Folgosa é a freguesia mais a norte do município de Armamar e está situada na margem esquerda do rio Douro. Para conhecermos um pouco mais sobre este território, a Revista Business Portugal esteve à conversa com José Costa, atual presidente da Junta de Freguesia.
Trata-se de uma freguesia “pequena, bonita e muito hospitaleira”, começou por nos dizer o autarca. De facto, a paisagem envolvente é dominada pelo rio, que corre a seus pés, e pelas quintas onde se produz o famoso vinho do porto.
A par da maior parte das freguesias do interior do país, também a Folgosa se caracteriza pela sua população envelhecida (cerca de 70 por cento): “Os nossos jovens estudam, formam-se e saem daqui à procura de oportunidades melhores. Infelizmente não temos condições para os cativar a ficar por cá. Mas eu gostava que isso mudasse”, confidenciou-nos José Costa.
A economia da Folgosa desenvolve-se em torno da agricultura com o cultivo das vinhas e dos olivais. Encostada ao Douro, é na Folgosa que se produzem uvas de excelente qualidade para os vinhos do porto e douro. Para além disso, é também aqui que se encontra localizado um cais para acostagem de embarcações de pequeno, médio e grande porte, bem como um passeadouro, com cerca de 400 metros, construído pela Câmara Municipal. Não esqueçamos que a freguesia de Folgosa é também morada do galardoado restaurante DOC, do chef Rui Paula, no entanto, há ainda muito por fazer: “Nós temos potencialidades turísticas enormes, mas, infelizmente, não as conseguimos desenvolver por falta de apoio financeiro. Falta investimento turístico na região”, lamentou o nosso entrevistado, ao mesmo tempo que frisou: “Esta aldeia está num lugar privilegiado, mas quanto ao turismo dos barcos de grande porte, que passam e atracam em frente à Folgosa, é muito bonito, mas só deixam lixo. Quanto à fluvina, onde estão atracados os barcos de recreio, a junta de freguesia não tem poder algum, porque todo o espaço junto à marginal do rio Douro é do domínio da APDL, mas quem faz a manutenção do espaço, para os turistas serem bem recebidos, é a Junta de Freguesia de Folgosa.
É lamentável isto acontecer. Não sei qual é a razão, mas a concessão da fluvina poderia passar para a junta, porque esta aldeia não tem rigorosamente lucros nenhuns sobre a marginal do Rio Douro”.
Questionado sobre o que o motivou a candidatar-se à presidência, José Costa foi perentório nas suas afirmações: “Queria e quero fazer mais por esta terra e dar o meu contributo para a criação de melhores condições para os nossos idosos”. É nesse seguimento que surge a ideia de criar um centro de convívio na freguesia “onde as pessoas se possam juntar e aí desenvolver algumas atividades”, bem como a construção de uma praia fluvial, ao largo do rio Douro.
Seja pela paisagem bucólica e apaixonante sobre o rio Douro, pelas gentes, pelo borrego assado ou pela sua festa maior (Dia da Freguesia que se celebra, todos os anos, no primeiro domingo de agosto), a verdade é que a freguesia de Folgosa apresenta mil e uma razões que justificam uma visita.