Maior (e melhor) saúde visual com graduação à centésima

Cruciais para a qualidade de vida, os olhos são órgãos externos que devem ser cuidados, tal como a pele. A Revista Business Portugal esteve à conversa com Alberto Silva, diretor de Saúde Visual da Essilor Portugal, que nos explicou a importância da consciencialização populacional para a Saúde Visual, assim como os processos inovadores que permitem uma maior acuidade visual da população.

A Essilor é a empresa francesa líder mundial em lentes oftálmicas de prescrição. Desde quando é que estão presentes em Portugal e quais as mais-valias de estarem estabelecidos no nosso país?
A Essilor Portugal faz parte da Essilor Internacional (Grupo Essilor Luxottica), que surge em França, no século XIX, através da fusão de várias empresas. Em 1989 surge a Essilor Portugal tal como a conhecemos hoje – com o fabrico de lentes oftálmicas como core business –. Em Portugal temos um dos centros tecnológicos mais evoluídos do grupo, tanto em termos de produção, como de fases de fabrico e de introdução do produto no mercado. A mais-valia de termos um laboratório a nível nacional é o facto de todas as lentes que produzimos terem uma prescrição própria, ou seja, são feitas especificamente para cada olho de cada pessoa. É importante fazer a distinção de laboratório e de fábrica, porque uma fábrica produz em massa, enquanto que o nosso laboratório produz lentes personalizadas. Num país pequeno, como Portugal, existir um laboratório tão importante para o Grupo é motivo de orgulho não só pela valia técnica, mas, também, pela especialização que nos define em determinados produtos e processos, o que nos permite uma diferenciação clara no mercado nacional.

Uma das missões da Essilor Portugal é a de consciencializar a população para a Saúde Visual, de modo a alterarem comportamentos?
A missão do grupo é “Melhorar Vidas, Melhorando a Visão”, o que implica mais do que apenas corrigir a visão das pessoas. Nós assumimos um papel importante de consciencialização da sociedade e trabalhamos em três vertentes: na prevenção, proteção e correção visual da população. O nosso ADN é focado nas questões de Saúde Visual, desse modo, faz todo o sentido que a nossa missão represente essa premissa. Os olhos são um órgão exposto em contacto permanente com as adversidades externas, como tal, é importante que a população entenda que existem soluções para os proteger. Não considero que toda a população tenha uma noção clara sobre temas relacionados com a Saúde Visual, por falta de consciência ou de acesso aos especialistas da visão, daí a relevância de todos podermos contribuir para essa consciencialização. A proteção do nosso sistema visual das agressões externas, como a radiação UV ou a luz azul-violeta nociva, a correta compensação da graduação individual, as consultas regulares, são exemplos que devemos colocar em prática diariamente. Os estilos de vida cada vez mais digitais também contribuem para o aumento do risco de doenças oculares, daí o papel do nosso departamento ser crucial.

A Essilor Portugal acabou de lançar um novo conceito de graduação à centésima. Descreva-nos esta inovação.
Trata-se de um conceito disruptivo e inovador de graduação à centésima, que está a ser trabalhado pela primeira vez no mundo. Até agora as graduações existiam em quartos de dioptria, de 0.25 D em 0.25 D, isto porque durante muitos anos foi feito assim, pois não havia forma de identificar e/ou produzir graduações mais precisas. Agora, lançámos um novo equipamento, o VISION-R™ 800, que permite identificar a prescrição à centésima. Ao invés da medição ser feita em quartos de dioptria (0.25 D), é feita de forma centesimal (0.01 D) – tanto na determinação do valor da esfera, como do eixo e valor do cilindro –. Esta inovação permite maior precisão na prescrição de cada um, maior facilidade de utilização e uma experiência única para o paciente. Até ao momento, só atuávamos na parte final do processo, isto é, no fabrico da lente. Atualmente, fechamos o círculo e atuamos desde o início. Logo na fase inicial, quando o paciente sente alguma dificuldade visual e consulta o especialista, utilizando o foróptero digital VISION-R™ 800 para identificar a graduação à centésima e, posteriormente, prescrevendo a melhor correção. Após a prescrição é utilizado o aparelho Visioffice X, na óptica, para a tomada de medidas individuais com uma precisão mais rigorosa do que a realizada manualmente. Já no laboratório, produzimos as lentes AVA (Advanced Vision Accuracy), que em português significa Acuidade Visual Avançada, que traduzem a graduação feita à centésima identificada no gabinete.
Este é um processo de 360 graus, que proporciona a máxima exatidão para encontrar a solução adequada a cada necessidade, conferindo mais precisão e qualidade de visão.

As lentes inteligentes Transitions® Signature™ GEN8™ já estão disponíveis em Portugal. Qual é a mais-valia desta tecnologia?
Lançámos estas lentes há poucos dias, são a oitava geração das lentes Transitions® Signature™, líderes em lentes fotocromáticas. Caraterizam-se como lentes dinâmicas, porque atuam perante o ambiente de luminosidade a que o paciente está sujeito. No interior dos edifícios são transparentes, no exterior ativam como se fossem lentes de sol. Esta tecnologia, associada a matérias de maior proteção, ajudam o consumidor a ter mais resistência aos impactos e maior proteção contra a radiação ultravioleta e luz azul violeta nociva. A grande inovação está relacionada com o tempo de ativação e desativação da lente, vai ser 30 por cento mais rápida a escurecer e cerca de 40 por cento mais rápida a voltar ao estado normal, comparativamente com as lentes anteriores.

Desde 2019 que Alberto Silva é o novo Diretor de Saúde Visual da Essilor Portugal. Qual é o balanço que faz do primeiro ano a assumir funções neste cargo?
Tem sido um grande desafio, mas também muito gratificante em termos de desenvolvimento pessoal, considerando que somos a única empresa que tem uma área completamente dedicada à Saúde Visual.
Para além de trabalhar numa multinacional como a Essilor, que aposta na qualidade e inovação dos seus produtos de forma constante, a missão da empresa é direcionada para a saúde, por isso, poder ajudar e contribuir para o desenvolvimento da área de saúde visual – criando valor para o mercado, auxiliando os nossos parceiros a cimentar uma proposta de saúde e uma valência distintiva na comunicação de saúde visual – é excelente. Em paralelo, criando as sinergias necessárias, com as várias áreas de atuação da empresa, de modo a potenciar o fator diferenciador de uma proposta integrada para os prescritores, ópticos e, consequentemente, para o consumidor final.
A nível interno, desenvolver e fazer crescer as pessoas da minha direção é a minha firme convicção de garantia de sucesso.

You may also like...