SOLUÇÕES SIMPLES E INTUITIVAS
Sediada em Setúbal, a TRACKiT Consulting é uma empresa que atua no ramo da Gestão de Frota onde oferece soluções para diferentes áreas de negócio, tais como Tracking, Temperatura, Performance & Controle, Tacógrafo, Segurança e soluções à medida. Em entrevista à Revista Business Portugal, Paulo Fournier (CEO), fala-nos um pouco sobre a história da empresa e os seus objetivos de futuro com uma aposta contínua na investigação, inovação, desenvolvimento e parcerias.
A TRACKiT Consulting é hoje uma empresa de referência no setor, contando com uma equipa estável, inovadora e capaz de enfrentar qualquer desafio. Como vê este crescimento?
A TRACKiT Consulting nasceu da vontade de preencher um vazio no mercado português, no desenvolvimento de uma ferramenta à medida do cliente e pensada para o cliente. Na área de Gestão de Frota, estamos presentes em diferentes mercados como Controlo, Temperatura, Performance, Segurança, Informática Embarcada, entre outros. Isto só é possível com uma equipa de desenvolvimento interna e com capacidade para criar serviços à medida, consoante a necessidade do nosso cliente. Esta vertente faz a diferença na nossa clara vontade de dar ao cliente exatamente a solução mais adequada às necessidades da sua empresa e serviços.
Neste momento, a TRACKiT Consulting faz parte do grupo empresarial europeu, Viasat.
O que mudou na empresa com esta entrada no grupo?
Em 2018, a Viasat fez-nos chegar um convite para integrarmos este grande grupo. Considerámos que a junção de sinergias seria um fator determinante para o crescimento da empresa e aceitámos o desafio. Claramente, foi uma boa aposta, que nos trouxe resultados bastante positivos e a abertura de novos horizontes. Uma das mais-valias está no conhecimento do grupo na área de consumo particular, área essa que estamos a desenvolver de forma a arrancar já em 2020!
Já nos pode falar um pouco das soluções que vão ter para particulares?
Sim, neste momento posso revelar que vamos ter soluções conectadas de proteção e segurança para carros, motas e bicicletas. Estas soluções estão focadas na necessidade, cada vez mais evidente, de proteção de segurança de pessoas e bens que, aliás, é uma das grandes preocupações da nossa empresa e grupo. Algumas destas soluções são muito simples e de auto instalação, sendo que em caso de acidente é lançado um alerta, para que a central de operações entre em contato com o condutor e disponibilize os meios de emergência necessários para o local exato. São várias as funcionalidades destes produtos que podem diminuir, drasticamente, as preocupações dos condutores e cidadãos, em questões de proteção e segurança das suas famílias, dos seus veículos e até dos seus bens pessoais.
Com tantas novidades nesta nova área de negócio, vão manter o foco na área empresarial?
Sem dúvida alguma. A área empresarial é o coração da empresa e, neste momento, os nossos departamentos estão a evoluir, com a contratação contínua de profissionais dedicados e especializados com o objetivo de crescer. Mantemos o foco nas duas áreas de negócio distintas e em evoluir no sentido de entregarmos aos nossos clientes as melhores soluções, com os melhores resultados para os seus negócios e para as suas vidas pessoais.
Num mercado cada vez mais competitivo, torna-se imperativo o desenvolvimento de serviços, cada vez mais, inovadores e personalizados. De que forma a TRACKiT Consulting se diferencia no mercado?
De facto, este mercado é muito competitivo, o que nos obriga a evoluir de forma contínua. Mas o que nos faz distinguir dos demais concorrentes são, de facto, os nossos clientes. A grande aposta numa carteira de clientes exigentes faz-nos sempre pensar mais além, puxando para lá dos nossos limites e criando funcionalidades e ferramentas para o apoio contínuo nas suas atividades diárias.
A aposta na investigação e desenvolvimento de novas tecnologias é importante para a TRACKiT Consulting que vem, ao longo dos anos, apostando em diversas parcerias com empresas e faculdade.
A nossa postura sempre foi de apostar no desenvolvimento e investigação, nas diversas áreas em que estamos presentes e isso só é possível com um pensamento global, social e de parceria com diversas entidades, sejam públicas, empresariais ou mesmo de investigação académica. A nossa plataforma só é o que é hoje em dia, muito graças a este sentido de parceria que nos trouxe grandes inovações e diversidade.
A TRACKiT Consulting tem vindo a crescer de forma contínua e sustentável. Neste sentido, o que podemos esperar para 2020?
2020 será, sem dúvida, um ano que irá acompanhar o crescimento que temos vindo a ter nos últimos anos. Este ano, além do lançamento das soluções para a área do consumidor, vamos também apostar no fortalecimento da nossa imagem, com um novo website e com vertente de e-commerce, onde os utilizadores podem conhecer e adquirir os nossos produtos. Nesse sentido, vamos também marcar presença em feiras chave, como a Tecnipão, na área de Gestão de Frota; na Expomecânica e na Expomoto, na área de soluções para o consumidor final, com o claro objetivo de darmos a conhecer os nossos serviços e a empresa. Essencialmente, vamos continuar o caminho que temos trilhado até aqui, com foco no crescimento e no desenvolvimento das nossas soluções.