“Lideramos um projeto em que acreditamos”
Foi num pequeno armazém que nasceu a Reclalgarve, um negócio dedicado à atividade criativa e de produção de imagem corporativa. Ter uma liderança feminina é apenas mais um desafio perante uma sociedade ainda pouco recetiva a mulheres líderes, como nos explicam Rita Gomes e Joana Gomes, administradoras, em entrevista à Revista Business Portugal.
A procura pela melhor qualidade fez crescer aquele pequeno negócio que hoje completa 32 anos e que mantém intacto o espírito de crescimento. Em 2017, o fundador da Reclalgarve António Gomes – que ainda está no ativo – passou o comando da empresa às filhas Rita e Joana, que ainda hoje mantém o legado do pai: “servir bem o cliente”.
Com o passar dos anos surgiu a necessidade de tornar o projeto mais profissional para prestar um serviço de qualidade, de excelência e de perfeição. Foi necessário dotar a empresa de meios técnicos que tornassem o trabalho mais prático, célere e funcional. A empresa optou por adquirir equipamentos mais precisos e mais rápidos na execução do trabalho que antes era demasiado artesanal, poupando tempo preciso em recursos humanos, assim como na instalação de software adaptado à atividade que interligasse todo o processo, desde a orçamentação, à produção, ao planeamento, à faturação e fizesse também a análise de dados económicos da empresa. Houve ainda uma melhoria da imagem corporativa através do rebranding do logótipo e, posteriormente, da publicidade exterior, reclamo, montras e viaturas e uma aposta na formação e contratação de profissionais mais especializados e na aplicação de procedimentos técnicos mais rigorosos. Brevemente será lançado um novo site.
Uma grande empresa com um passado muito sólido e duas irmãs que são o atual rosto do projeto
São irmãs gémeas onde a cumplicidade impera e, na perspetiva de Rita Gomes “potencia o negócio e o empreendedorismo”.
Os percursos académicos e profissionais complementam-se numa empresa com as características da Reclalgarve. A Joana, ligada à área técnica e comercial, é licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, e abraçou o projeto há 10 anos quando voltou para o Algarve após experiências profissionais em diversas áreas dentro da arquitetura, construção civil e decoração de interiores. Ligada à área financeira e marketing, Rita Gomes é Licenciada em Gestão Financeira pela E.S.G.H.T. da Universidade do Algarve, foi gestora bancária durante 16 anos e uniu-se ao projeto há 4 anos. Embora seja um mercado quase exclusivo de homens, para Joana, “a mulher tem um olhar para o negócio mais perfecionista e isso adiciona mais valor e sucesso à empresa”. Ter uma liderança feminina é apenas mais um desafio perante uma sociedade ainda pouco recetiva a mulheres líderes. “Gostamos de pensar que ser mulher não afeta a nossa capacidade de gerir os desafios profissionais, no entanto, nesta área em específico, que sempre foi «mundo de homens», sabemos que isso ainda é um obstáculo, mas não limita a escolha dos nossos objetivos, ainda nos dá mais garra e ainda mais orgulho no nosso percurso!”
Transformar problemas em oportunidades
Apesar ter estado sempre em contraciclo devido à estratégia implementada desde o início da pandemia, a Covid-19 teve um impacto positivo na empresa. “Nunca desistimos, e a hipótese de encerrarmos e irmos para casa apenas se colocou uma vez, e assim que percebemos que não éramos obrigados a encerrar nunca o fizemos e foi o melhor”.
Joana Gomes reconhece que todos os fornecedores foram essências neste caminho porque nunca interromperam o fornecimento de material, mesmo com a escassez de matéria-prima existente nessa altura. O acrílico foi o maior aliado nos tempos mais difíceis. “A intensa produção de barreiras de proteção em acrílico manteve-nos a trabalhar nos meses mais difíceis, e tivemos de reinventar toda a empresa”, acrescenta. A Reclalgarve mantém os mesmos fornecedores há muitos anos, “alguns desde a fundação da empresa”, e conhecendo os seus produtos permite rigor e assertividades nas sugestões mais adequadas às necessidades dos clientes. É reconhecida por entregar projetos personalizados e “chave na mão”, adequados à pretensão do cliente, e as parcerias com fornecedores de qualidade ajuda-nos na decisão da melhor opção para cada projeto.
Segundo a administradora, Rita Gomes, foi um enorme desafio para toda a equipa, que teve de ser ainda mais criativa, ultrapassar os imensos obstáculos em termos de stock e em simultâneo gerir a vida profissional com a familiar, pois as horas de trabalho durante meses foram muito extensas. A irmã e também administradora, Joana, estava em plena gravidez e Rita em teletrabalho, ambas com filhos em casa com aulas on-line. No entanto, foram estas circunstâncias extraordinárias que nas palavras de Rita Gomes, “tornaram a empresa mais forte, sendo que a pressão do momento fez a Reclalgarve aumentar a sua visibilidade no mercado, trazendo outros tipos de trabalho por acréscimo sem ser as barreiras de acrílico e a sinalética Covid-19”.
O crescimento sustentado e estratégico projetam a Reclalgarve para o futuro
Rita Gomes assegura que, atualmente, o foco continua a passar pelo “aumento da qualidade dos produtos produzidos, tanto em questão de materiais utilizados como na orientação do cliente para a melhor solução”. A Reclalgarve trabalha para clientes que procuram confiança no produto que adquirem e rapidez na solução, sem eventuais preocupações. “Isso destaca-nos e continua a motivar-nos a continuar. Lideramos um projeto em que acreditamos”, salienta a administradora.
A missão da Reclalgarve é trabalhar diariamente para crescer e continuar a ser uma referência no mercado da publicidade na região sul, com a dedicação e o profissionalismo que lhe é conhecido, apostando na qualificação e motivação dos profissionais e assegurando a qualidade dos produtos desenvolvidos e entregues atempadamente aos clientes. É, e sempre foi, uma empresa baseada em princípios éticos fundamentais de Integridade, Sustentabilidade, Rigor, Profissionalismo e Transparência, “tendo muitos Clientes que se identificam com estes princípios e que por isso estão connosco há imenso tempo”. Para a concretização contínua destes princípios, conta com colaboradores que seguem os mesmos valores da empresa, que sejam rigorosos, profissionais, dinâmicos e que “vistam a camisola” todos os dias. A empresa oferece ao colaborador o seu dia de aniversário, prepara teambuildings surpresa, oferece prémios de produtividade, entre outras ofertas. Sempre com o objetivo de motivar os trabalhadores e fazer face a um obstáculo que é encontrar recursos humanos com os valores que a empresa procura. “O nosso lema é executar cada projeto como se fosse um projeto para nós!”, finaliza.
Rua Prof. Dr. Egas Moniz 20/2 – A
8005-276 Montenegro, Faro
Tel. +351 289 818 033 / Tlm. +351 912 179 104