Junta de Freguesia de Vacariça: Uma freguesia histórica

Com uma carta de foral atribuída há mais de 500 anos, a Vacariça é uma freguesia rica em história e ninguém melhor que o presidente Pedro Ferreira para contar à Revista Business Portugal alguns dos segredos escondidos desta localidade que se insere no concelho da Mealhada.

Pedro Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Vacariça, revela que é um apaixonado por política e que, sendo um filho da terra, sentiu que precisava de agir perante algumas debilidades que existiam na freguesia principalmente dada a população envelhecida que lá habita. Para Pedro Ferreira era necessário apoiar os mais velhos acima de tudo nos serviços mais simples do dia a dia, “fazer uma serventia para uma terra ou terreno, arranjos em caminhos, limpar valetas, coisas muito básicas mas que, para eles, é complicado dado a idade avançada”. Deste modo, abraçou o desafio de presidir a Junta de Freguesia e traçou vários objetivos para o seu mandato, um deles explorar a parte histórica da Vacariça, pois acredita-se que em tempos foi uma região muito importante para o Clero.

Um pilar para o Clero
Como explica Pedro Ferreira, “a Vacariça já foi sede de concelho e a Mealhada pertencia à freguesia da Vacariça mas as coisas depois inverteram-se. Isto remonta a 1837, aqui já foi o grande centro”. Acredita-se que foi graças ao Clero que a Vacariça se desenvolveu e que lá existiu um mosteiro que seria um marco importante na rota dos mosteiros a par com o mosteiro de Lorvão. O objetivo principal será avançar com os estudos de prospeção do terreno para, assim, tentar recuperar parte da história da Vacariça, visto que o mosteiro não tem nenhuma parte visível e que, segundo o presidente, “é algo muito importante para as gentes da terra, que os faz manter vivos e satisfeitos por se valorizar o que é deles e dos seus antepassados”. Este ponto é bastante importante, segundo o presidente Pedro Ferreira, pois as informações que existem são passadas ‘de boca em boca’ pelas pessoas e para a freguesia seria uma mais-valia ter essa parte história comprovada e documentada, garantir a riqueza que acreditam ter em mãos.

Viver a Vacariça e viver na Vacariça
A Vacariça é sede de freguesia e a ela pertencem atualmente nove aldeias que são dinamizadas ao longo do ano através de festas tradicionais, sendo a Feira de Gastronomia e Artesanato a mais relevante. Caracteriza-se por ser uma freguesia pacata e com uma vista belíssima para a natureza, com polos importantes na indústria – como é o caso da Sociedade de Águas do Luso, na agricultura, produção de cereais e na viticultura onde se destaca a Quinta do Valdoeiro, propriedade das Caves Messias. A juntar à água e ao vinho, a Vacariça tem ainda ao dispor o pão e o leitão tão característicos da região, através de assadores premiados em vários concursos. Reunidas as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, podemos afirmar que a Vacariça é ainda uma freguesia que dispõe de várias valências como posto de saúde com médico permanente, que constitui um fator importante para os habitantes de idade mais avançada, serviço de jardim de infância que em tempos funcionava em paralelo com o ensino primário. No entanto com a criação de centros escolares as crianças de Vacariça foram deslocadas para Mealhada, Pampilhosa ou Luso. Uma das vertentes a que Pedro Ferreira dá destaque é o desporto, em particular à secção de andebol da Casa do Povo da Vacariça, na Vacariça, que tem atingido marcos importantes enquanto equipa e ainda à criação de uma nova secção de ténis de mesa, pelo Centro Recreativo e Cultural e Desportivo do Travasso, no Travasso, que vem completar o leque de possibilidades dos habitantes mais novos da freguesia pois para o edil “ é muito agradável e algo que queremos manter é essa dinâmica em manter os miúdos envolvidos pelo desporto”.

You may also like...