Junta de Freguesia de São Pedro de Castelões: Uma Freguesia do interior ativa e que se recomenda

A Revista Business Portugal esteve reunida com o Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro de Castelões, Sérgio Soares, filho da terra que nutre um amor incondicional pela mesma. Com um gosto pela política e por ajudar as pessoas, é também funcionário da Câmara Municipal e, depois de ser tesoureiro na Junta de Castelões, aceitou o desafio de se candidatar a Presidente, na freguesia que nos dá aqui a conhecer.

Sérgio Soares diz liderar uma junta que se afirma como sendo preocupada e próxima da sua gente e, como tal, tenta providenciar as melhores condições para o povo. Desde 2013, disponibilizam gratuita e quinzenalmente uma enfermeira e um médico voluntários, que colaboram no auxílio à população. Apesar de terem, na freguesia, o apoio do Centro Social de São Pedro de Castelões e da Santa Casa da Misericórdia, o nosso entrevistado reconhece que ainda há algum trabalho a fazer, pois para além da população idosa, a população jovem também enfrenta alguns problemas: “tenho conhecimento que estão crianças à espera de vaga para as creches de São Pedro de Castelões. Em relação à população sénior, há a intenção de adquirir uma carrinha de nove lugares, para dar apoio e levar os mais velhos aos locais mais distantes”. Com o objetivo de se aproximarem ainda mais das pessoas e de movimentar a freguesia, melhorando as condições para os seus habitantes, “a junta pretende alargar algumas ruas, melhorar a água e saneamento, e ainda avançar com uma zona industrial, estando o projeto em fase de apresentação de propostas”.

O que fazer por Castelões…
Dona de uma praia fluvial invejável, banhada pelo rio Caima e próxima de uma zona habitacional de fácil acesso, “tem ainda ciclovias que estão, neste momento, em fase de expansão, estando já aprovado um projeto que vai ligar a praia fluvial de Burgães, ao parque da cidade de Vale de Cambra, junto às margens do rio”. O Santuário da Nossa Senhora da Saúde (da Serra, como é mais conhecido), em Gestoso, “é um dos pontos turísticos religiosos mais importantes da região, atraindo milhares de pessoas na peregrinação anual, no dia 15 de agosto, e ao longo de todo o ano”. As Levadas de Burgães que atualmente podem ser percorridas a pé, pelo PR7, “são alvo de visita dos amantes da natureza que se deliciam com as paisagens que os acompanham nesse percurso”. A gastronomia também atrai visitantes à freguesia e “faz crescer água na boca: o nosso caldo verde, papas de serrabulho, rojões e vitela assada, pratos que devem ser acompanhados pelo vinho verde de Vale de Cambra”.
As atividades culturais e desportivas são dinamizadas pelas diversas associações e entidades da freguesia, “que vão desde as danças ao teatro, dos desportos de pavilhão ao atletismo e ciclismo e quando vão para fora do concelho, ajudam na promoção do que temos de melhor: as nossas gentes”!

Castanha: O ex-líbris da região
Sendo a castanha de Castelões um dos principais produtos da região, pela facilidade de descascar, pelo paladar e pela procura, há a ambição de levar o seu nome mais além: “queremos que a castanha seja um ex-líbris não só da freguesia, como do concelho. Criar a Confraria da Castanha é também objetivo”, afirma Sérgio Soares. No ano passado, com o apoio da Câmara Municipal de Vale de Cambra, foi lançado o projeto “1000 castanheiros”, com o objetivo de incentivar a população a cultivar a castanha de Castelões, substituindo outras culturas florestais e promovendo um produto autóctone. Como não poderia deixar de ser, “a Feira da Castanha é um dos maiores eventos de Vale de Cambra, que atrai milhares de visitantes e continua a crescer, de ano para ano. Este ano, irá decorrer de 8 a 10 de novembro, na Praça de São Pedro de Castelões. Não deixe de visitar”!

You may also like...