Junta de Freguesia de Castro Daire: De braços abertos para vos receber
É nos arredores de Viseu que Castro Daire nos dá as boas-vindas. Constituída por 13 aldeias e 4.600 habitantes, esta freguesia apresenta-se como um local pronto para receber desde os turistas mais curiosos aos menos aventureiros.
Augusto Marcelino é filho da terra e presidente da junta de freguesia desde 2017. É através dos seus olhos e experiência que nos dá a conhecer a sua casa. “É uma freguesia bastante rural, onde impera a agricultura de subsistência, as pessoas semeiam as suas batatas, o feijão e vão colhendo para se subsistir”, descreve o Presidente.
Olhando para trás, nunca pensou assumir um lugar tão importante da freguesia, mas a partir do momento em que assumiu essa responsabilidade, tudo faz para melhorar a vida da população. “Antes de vencer as eleições para a junta de freguesia, costumava pensar no que poderia ser feito para melhorar a qualidade de vida da população. Agora debato-me com os projetos que quero concretizar e o baixo orçamento que tenho disponível para o fazer”, lamenta o presidente.
Até agora, Augusto Marcelino faz um balanço positivo do tempo em que está à frente da Junta de Freguesia de Castro Daire. “Já se fizeram muitas das coisas que a população pedia há algum tempo e que, na realidade, em necessidades prementes como as limpezas das ruas e bermas da estrada e caminhos”.
Conta com uma equipa de cinco elementos que o ajudam, diariamente, a levar a bom porto todas as tarefas inerentes a uma entidade local. Orgulha-se das pessoas que compõem a sua equipa e da forma como conseguiu criar melhores condições de trabalho para todos. “Eu quero dar qualidade e condições de trabalho a quem trabalha comigo e me acompanha na concretização dos objetivos que traço”.
Questionado quanto à sua proximidade com a população, Augusto Marcelino esclarece-nos prontamente. “Para além de conhecer bem as pessoas da terra, tento nunca deixar nenhum pedido por cumprir. Prezo-me de ter alguns atestados de residência, pedidos de ajuda jurídica, atestados de vida, entre outros. Uma grande fatia da população residiu e trabalhou no estrangeiro e é necessário enviar as provas de vida. Faço o possível de tratar destes assuntos na hora, ou em tempo útil, de forma a não perturbar a vida normal das pessoas. Quando não estou, encarrego uma pessoa da minha equipa para o fazer”.
Para além desse cuidado, Augusto Marcelino quer, ao longo deste mandato, criar as condições necessárias para que todos os fregueses o possam abordar no edifício da junta de freguesia. O presidente explica à Revista Business Portugal que, em acordo com o presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, as instalações da junta mudassem para outro local, visto que as atuais não têm as condições que Augusto Marcelino considera necessárias para servir toda a população. “O edifício atual não permite o acesso a pessoas com deficiência motora. As obras já estão praticamente concluídas e o acesso ao primeiro andar vai ser uma realidade para toda a população, independentemente do estado da sua mobilidade”.
Enquanto presidente de junta da freguesia e filho da terra, Augusto Marcelino fala-nos da sua casa com todo o orgulho, descrevendo alguns dos locais que os turistas podem visitar quando passam pela sua freguesia. “A Igreja Matriz é lindíssima e digna de visita, a capela de S. José e os imponentes edifícios representativos do século passado, como a Casa dos Aguilares são de passagem obrigatória. Além disso, temos alguns percursos pedestres que são maravilhosos, como o percurso da Pombeira, sugiro um passeio junto ao Paivó, um rio que atravessa, de Nordeste a Poente, toda a freguesia de Castro Daire, é lindíssimo e propicia belos momentos de ócio. Pelo caminho é possível ver alguns moinhos, alguns estão ainda a funcionar, enfim, não faltam motivos para nos visitar e ficar a conhecer a região.”
Entre locais a visitar e aventuras que todos podem fazer, Augusto Marcelino não esquece a gastronomia local, fazendo duas sugestões para os amantes da gastronomia portuguesa. “Sugiro o cabrito à Montemuro e o Bolo Podre. Aproveito para convidar os leitores da Revista Business Portugal para passarem por Castro Daire, porque não se vão arrepender. Costuma-se dizer que “Quem vem a Castro Daire e bebe da Fonte dos Peixes, vai cá ficar”. Remata o Presidente da Junta de Freguesia de Castro Daire, Augusto Marcelino.