Multivitamínicos

Com uma rotina movimentada e falta de tempo, muitas vezes é difícil manter uma alimentação completa. E mesmo que nossas dietas sejam completas, nem sempre alcançamos os níveis séricos desejados.

 

As complementações vitamínicas são uma realidade para que tem uma absorção lenta ou para quem não consegue seguir uma rotina de alimentação tão rica. Os multivitamínicos foram criados com objetivo de atender às deficiências de vitaminas, mas também para proporcionar maior bem-estar.

O que é um multivitamínico?

O multivitamínico é um complexo de vitaminas e minerais, também conhecido como suplemento nutricional. É desenvolvido para suprir a necessidade do corpo, portanto, as quantidades de vitaminas e minerais presentes na formulação são baseadas nos valores diários ideais.

Para quem pratica desporto e outros exercícios físicos, a reposição desses nutrientes é fundamental. As vitaminas potencializam diversas funções do organismo, como manutenção da saúde óssea, o metabolismo, a proteção contra o stress e a recuperação muscular.

Para que serve o multivitamínico?

Para que o corpo humano esteja em bom funcionamento, é importante que os níveis de vitaminas estejam adequados, seja através de uma alimentação equilibrada seja através da suplementação. E é para isso que o multivitamínico serve: para complementar ou suprir os principais nutrientes que estejam em déficit no nosso corpo.

Para quem realiza atividades físicas, os multivitamínicos têm também o papel de melhorar a performance física, pois garantem mais disposição e ainda auxiliam na recuperação dos músculos.

É necessário tomar multivitamínico?

O multivitamínico é recomendado para quem não consegue alcançar o mínimo esperado de vitaminas e nutrientes na alimentação. Essa deficiência pode se manifestar-se de diferentes formas no corpo: por norma, os primeiros efeitos percebidos são sinais de desânimo, falta de energia, oscilação de humor e até falta de líbido. Outro possível sinal de deficiência de vitaminas é quando as unhas e o cabelo estão secos, frágeis e quebradiços.

Esses são os casos de maior necessidade do consumo do multivitamínico, mas o acompanhamento de um profissional de saúde com formação, de um nutricionista ou de um médico especialista com exames específicos darão com maior certeza se é necessário incluí-los na dieta ou não.

Deve tomar-se todos os dias?

Para obter resultados reais, é necessário que tenha uma constância. O multivitamínico age de forma contínua, portanto deve ser consumido todos os dias. Não existe uma data limite para consumir, por isso é sempre importante consultar-se com quem sabe. Dessa forma, o seu nutricionista poderá indicar um tempo determinado ou o uso vitalício.

Qual é o melhor horário para tomar?

Quando falamos de vitaminas, existem indicações de qual é a melhor hora do dia para consumi-las. Mas isso vai variar de acordo com a sua rotina e necessidade de consumo. O mais aconselhado é o consumo durante uma determinada refeição, seja ela pequeno-almoço, almoço ou jantar.

Há alguma diferença entre multivitamínico feminino e masculino?

Existe uma diferença entre as necessidades vitamínicas do corpo feminino e do corpo masculino. Na descrição e rótulos dos produtos estão descritas todas as informações nutricionais, com os elementos presentes.

No caso das mulheres, os multivitamínicos apresentam benefícios para cabelos, pele, unhas. Já para os homens as quantidades em mg ou mcg são maiores e focados para uma saúde muscular, com foco em energia e anabolismo.

You may also like...