O caminho da Adega Luís Pato rumo à excelência

Na vastidão do universo do vinho, onde a precisão técnica do novo mundo se entrelaça com a tradição secular do velho mundo, a Adega Luís Pato emerge como uma referência única. Conversámos com Luís Pato, o administrador por trás desta Adega, para compreender o posicionamento da empresa e explorar a trajetória que a levou a receber a distinção de PME Excelência em 2022, na categoria de Mais Sustentabilidade.

Luís Pato, Administrador

 

Luís Pato responde com convicção, quando questionado sobre o lema da Adega Luís Pato: “Nós usamos conhecimento no novo mundo, na tradição do velho mundo. Mas misturamos essas duas coisas. Isto acaba por ter um impacto na experiência, também no reconhecimento”. A Adega não se destaca apenas por criar vinhos inovadores, mas por ser pioneira na mecanização da vinha e na redução do uso de produtos químicos na produção.

Mas o destaque mais recente veio em forma de reconhecimento na forma de PME Excelência em 2022, na categoria de Mais Sustentabilidade. Luís Pato atribui essa conquista ao bom desempenho económico alcançado no ano de 2022, impulsionado pela inovação constante e pela criação de novos produtos que atendem às demandas do mercado. “Nós temos vinhos de um conceito natural de intervenção mínima, virados para a geração de futuro, isto é, para a geração dos 25 aos 35 anos. Isso é uma forma de negócio, aumentarmos o mercado através de uma inovação”, refere.

No que diz respeito à sustentabilidade e responsabilidade ambiental, Luís Pato destaca as estratégias adotadas pela Adega. “Estamos numa de economia circular, usamos 70% da energia consumida através de autoprodução por fotovoltaicas. Não lançamos cloro no ambiente, tratamos a água com ozono e estamos a desenvolver projetos de criação de charcas para recolher água em excesso no inverno”. Essas práticas refletem o compromisso da Adega com a preservação ambiental.

Olhando para o futuro, Luís Pato revela que o objetivo principal é aumentar a produção, mantendo-se dentro de uma dimensão que permita o controlo total sobre todas as etapas da produção. “O objetivo é aumentar a produção, inovar e criar produtos novos. Vinhos que são uma forma indireta de criar uma ligação entre o presente e o futuro, para as gerações vindouras”, explica.

Luís Pato defende apaixonadamente que Portugal não é um país de produção em grande volume, mas sim artesanal. “Nós somos pequeninos em termos dimensionais, mas temos coisas que os outros não têm. Temos de ser únicos, temos de ser diferentes. É isso que eu chamo a Marketing Boutique”.

Ao concluir a entrevista, Luís Pato deixa uma mensagem para aqueles que ainda não conhecem o trabalho da Adega Luís Pato. “O vinho é mais do que estar a beber água, é um produto social, de amizade e que cria sociabilidade. É cultura, é representativo do ser português. Temos de olhar para o vinho de uma forma moderna, mantendo a tradição. Este é o meu objetivo, promover os nossos vinhos para valorizar a nossa identidade única”.

A Adega Luís Pato destaca-se não apenas pelos seus vinhos excecionais, mas pela abordagem inovadora e compromisso com a sustentabilidade. A distinção como PME Excelência em 2022 é um reflexo do sucesso da empresa, impulsionado pela fusão da tradição e inovação. À medida que a Adega Luís Pato continua a crescer, o mundo aguarda ansiosamente as novas criações que surgirão desse casamento entre o velho e o novo mundo.

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