Inovação é a poção mágica para o sucesso
Nelma Fernandes é empresária, CEO e fundadora da Win Coach, Vice-Presidente da FME CE-CPLP e a única mulher na Comissão Executiva da Confederação Empresarial da CPLP. Em entrevista à Revista Business Portugal, a empresária apresenta-nos a sua perspetiva do novo ano que se aproxima e os principais desafios na liderança.
A sua vasta experiência, em vários domínios, permite-lhe desenvolver distintas dinâmicas de trabalho em equipa. Esta é uma das principais características da mulher líder, a versatilidade?
Sim, dúvida que sim. A versatilidade permite adquirir conhecimento, experiência e capacidade de trabalhar melhor a nossa elasticidade mental.
O ano de 2020 foi, sobretudo, um ano de desafios, nomeadamente no mundo empresarial. Como empresária, quais são para si, as palavras-chave para o sucesso de uma empresa?
O ano de 2020 foi, efetivamente, um ano de desafio extremo a vários níveis. Desde a chegada da pandemia, às medidas que se seguiram, aos reajustes constantes por se tratar de algo novo, desconhecido e inesperado, passando pela adaptação a novas realidades e métodos de trabalho destintos aos habituais, que gerou uma onda de incertezas bastante acentuada no tecido empresarial. Penso que, nesta fase a palavra de ordem seja alicerçar as bases, fazer um diagnóstico consciente, priorizar o que, efetivamente, faz sentido, optar sempre por uma comunicação interna muito transparente e estar atento a novos mercados e oportunidades. A poção mágica para o sucesso é criar algo que seja necessário para o mercado, construir uma equipa capacitada e eficaz e, ainda, ter a capacidade de proporcionar experiências inovadoras aos clientes.
Um dos grandes desafios de 2021 poderá ser a nova liderança. O que pode dizer às mulheres que estão agora a começar em cargos de liderança. Quais os diferenciais da liderança feminina?
A liderança, atualmente, para qualquer líder, deve ser horizontal, movida pelo exemplo, pela capacidade de inspirar e movimentar quadros e não pela autoridade desmedida ou impor o medo. Torna-se fundamental, nos dias que correm, adquirir ferramentas necessárias para uma liderança eficaz. As pessoas, atualmente, são extremamente esclarecidas e conscientes dos seus direitos e ainda bem que assim é, porque igualmente permite que estejam à altura dos desafios propostos.
2021 está quase a chegar e todos nós ansiamos que o próximo ano seja totalmente diferente. No seu ponto de vista, quais os principais desafios que o mundo empresarial vai enfrentar?
Na minha opinião, mais do que empresas a encerrar por efeitos causados pela pandemia, o grande desafio vai ser na adaptação e reajuste de novas tendências, tais como, o teletrabalho, que nem todas a entidades o encaram de forma positiva, da mesma forma que, nem todos os quadros estão preparados para desempenhar de forma eficaz as suas tarefas fora do seu local de trabalho.
O final de ano será, obrigatoriamente diferente e precisamos, neste momento, de mensagens de ânimo e repletas de positividade. Que palavras nos pode dar de esperança?
Fé e sentido de crença. O acreditar que o trabalho árduo traz sempre resultados. Perceber que o nosso mercado atualmente não é apenas a nossa cidade, região ou país, mas sim o mundo. Trabalhar conceitos que possam ser escalados. Apostar fortemente no digital e novas tecnologias.
Na sua vasta área de atuação, quais os principais projetos para 2021?
São realmente vários. Ao nível da Win Coach Academy and Business, a aposta forte é na área da inovação digital, internacionalização de empresas e apoiar cada vez mais entidades no seu posicionamento e crescimento sustentado, apoio igualmente na capacitação e autonomia dos seus quadros.
No âmbito do Pilar Económico da CPLP, dentro da Unidade de Negócios da Confederação Empresarial, vamos ter três Cimeiras de Negócios Internacionais, sendo a primeira a 14,15 e 16 de fevereiro, na Guiné Equatorial, na cidade de Malabo. O objetivo é, sem dúvida, alargar o mercado económico e fomentar o crescimento empresarial. A Guiné Equatorial é um país de oportunidades, com enfoque no Oil & Gás e Energia, Pesca, Agricultura e Transformação Alimentar, Meio Ambiente e Formação. Vamos levar um grupo de investidores e setor empresarial focados no desenvolvimento. Vai contar com a participação do presidente da república e outros chefes de estado da comunidade CPLP.