Galp inicia construção do primeiro grande projeto de energia solar em Portugal

Projeto de 144 MW em Alcoutim, adjudicado a consórcio formado pela Jayme da Costa e pela Visabeira, deverá entrar em operação no 1º trimestre do próximo ano.

Foto: Site Galp

A Galp adjudicou a construção do seu primeiro grande projeto de energia solar fotovoltaica em Portugal, no Concelho de Alcoutim, ao consórcio formado pela Jayme da Costa e pela Visabeira, abrindo assim uma nova frente no seu processo de transformação numa empresa mais sustentável.

O projeto, com uma potência total instalada prevista de 144 megawatts, compreende quatro centrais fotovoltaicas que se estendem por uma área de 250 hectares. A capacidade de produção anual estimada é de 250 mil megawatt/hora de energia elétrica, o suficiente para abastecer mais de 80 mil famílias e evitar a emissão de 75 mil toneladas de CO2 por ano.

“O arranque da construção do nosso primeiro grande projeto nesta área em Portugal é um sinal do empenho da Galp na transformação do setor energético do país para um modelo mais sustentável,” afirma Susana Quintana Plaza, administradora executiva da Galp responsável pela área de Renováveis e Novos Negócios. “Esse compromisso é claro nos projetos que lideramos na mobilidade elétrica, nos biocombustíveis ou na produção descentralizada de energia, e irá acelerar nos próximos tempos em áreas como o hidrogénio ou a cadeia de valor das baterias, porque este desafio que enfrentamos é urgente e exige escala,” conclui.

O âmbito dos trabalhos a cargo do consórcio Jayme da Costa, empresa portuguesa focada em soluções na área da energia, inclui todos os trabalhos elétricos, mecânicos e civis das quatro centrais fotovoltaicas, excluindo o fornecimento dos painéis fotovoltaicos. A cargo do grupo Visabeira ficarão todos os trabalhos de construção civil. Os trabalhos de construção deverão iniciar-se em abril e os primeiros eletrões deverão começar a ser produzidos no primeiro trimestre do próximo ano.

“A qualidade e solidez da nossa engenharia, assim como do projeto apresentado, atestam a vasta experiência internacional da equipa de operações, habituada à gestão de contratos exigentes e complexos,” explica Fernando Lourenço, CEO da Jayme da Costa, que tem competência demostrada em mais de 580 megawatts instalados. “Outro fator diferenciador foi a oferta de produtos próprios fabricados pela Jayme da Costa, bem como de serviços de operação e manutenção que garantem uma elevada disponibilidade na operação do parque solar,” acrescenta.

A Galp assumiu o compromisso de aplicar até 40 por cento do seu investimento anual em projetos relacionados com a transição energética para um modelo de baixo carbono, e entre 10 e 15 por cento em energias renováveis e novos negócios. Neste momento, a Galp possui 900 megawatts de capacidade solar fotovoltaica em produção, sendo o terceiro maior produtor ibérico deste tipo de energia.

https://galp.com/pt/

You may also like...