Município da Povoação: Povoação, o concelho mais lindo dos Açores
Pedro Nuno Melo é o interlocutor ideal para que conheçamos a Povoação. O presidente desta Câmara Municipal apresenta o município ao pormenor. Conheça o ‘concelho mais lindo dos Açores’ nesta edição da Revista Business Portugal.
Para quem não conhece, como pode apresentar o concelho da Povoação?
Abrangendo a costa sueste de São Miguel, o Concelho da Povoação faz parte da maior e mais populosa das nove ilhas que compõem o arquipélago dos Açores, local onde desembarcaram os primeiros povoadores o concelho é constituído por seis freguesias e estende-se por 110.32 km2. A freguesia de Água Retorta, tipicamente rural, com uma enorme fajã mesmo à beira do calhau junto ao mar; o Faial da Terra, presépio da ilha, com tradição na caça à baleia; a Freguesia de Nossa Srª dos Remédios, terra outrora rica em cereais com o seu ‘Museu do Trigo’; a Ribeira Quente, freguesia tradicionalmente piscatória com uma praia de águas tépidas; a freguesia de Furnas na qual se pode sentir o pulsar dos vulcões, com a sua lagoa, caldeiras, parques botâncos e águas termais, e a Povoação, freguesia de riqueza histórica a partir da qual se podem desbravar os ‘caminhos do povoamento’ ou trilhos pedestres.
Povoação assume-se como paragem obrigatória para todos quantos visitam a ilha de São Miguel. Nesse seguimento, quais são os principais pontos turísticos a visitar?
Visitar o nosso concelho é estar permanentemente em contacto com a natureza. Na terra ou no mar, oferecemos um vasto e variado leque de opções que certamente desejará repetir.
Com jardins e miradouros de inigualável beleza, parques de sonho, de elevada riqueza botânica, tem ainda caldeiras, lagoa e piscinas de águas quentes férreas onde poderá relaxar. Possuímos um campo de golfe, variados hotéis e casas de turismo rural, entre várias outras opções onde poderá pernoitar.
E no que respeita aos sabores?
Com uma gastronomia rica e diversificada, no concelho poderá saborear alguns dos melhores pratos e doçaria regionais. Os peixes grelhados e mariscos, as famosas fôfas, os bolos lêvedos, os licores e os biscoitos são apenas bons exemplos de iguarias de eleição. Sobressai da nossa ementa gastronómica, o cozido das Furnas, confecionado com o vapor que sai do interior da terra vulcânica e que lhe dá um paladar inconfundível.