Associação de Certificação garante segurança em empresas e a trabalhadores

Fotografia: Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens

A APCER – Associação Portuguesa de Certificação – lançou esta semana a marca Covid Safe, que pretende ajudar a “restabelecer a confiança e segurança” de colaboradores, clientes e parceiros “no regresso gradual ao trabalho e na abertura da economia”.

 

O novo serviço, lançado esta semana pela APCER, foi desenhado tendo por base as orientações da Direção Geral da Saúde, da Autoridade para as Condições do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho e está a gerar um interesse “muito significativo” junto das empresas.

A Covid Safe pretende verificar no local a “eficaz implementação de procedimentos e práticas de segurança e saúde, no sentido de mitigar eventuais situações disruptivas”, explica José Leitão, presidente da APCER, ao Dinheiro Vivo. Embora a expectativa fosse de um grande interesse por parte de empresas que lidam com o consumidor final, como o comércio, a distribuição, a restauração ou a hotelaria, verificou-se um grande peso da base industrial, onde as empresas querem assegurar a segurança dos seus trabalhadores. “Há uma grande preocupação, genuína, das empresas com os seus colaboradores, querem-nos tranquilos e seguros de que as boas práticas de saúde e segurança estão a ser devidamente implementadas.”

A especificação Covid Safe é dirigida a todas as organizações, independentemente do sector de atividade, dimensão e natureza jurídica, sendo constituída por um conjunto de requisitos comuns, que são complementados por requisitos específicos em função do sector de atividade da organização.

Fundada em 1996, a APCER é líder da certificação em Portugal, com mais de sete mil certificados emitidos. Conta com clientes de referência em todos os setores de atividade em Portugal e no estrangeiro, já que, dos 11 milhões de euros que faturou o ano passado, os mercados externos pesaram 40 por cento. América Latina, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos e Espanha são as geografias onde opera.

A especificação Covid Safe será revista pela APCER sempre que as autoridades de saúde divulguem novas orientações, sendo que a declaração e a marca são renováveis a cada seis meses.

 

Fonte: Dinheiro Vivo

You may also like...