FLOA conquista mercado português
A solução de pagamento parcelado líder no mercado francês chegou a Portugal há dois anos e já conquistou a preferência dos portugueses. A propósito dos objetivos concretos da filial detida pelo grupo BNP Paribas, para Portugal, estivemos à conversa com Alexandre Carrera Lejeune, Head of Iberia Territory da FLOA.
Com uma trajetória que abrange desde grandes empresas como L’Oréal e Grupo BPCE, até experiências empreendedoras nos Estados Unidos, o Alexandre acumulou um vasto conhecimento em diversas áreas. Como esta diversidade de experiências tem influenciado a sua abordagem e estratégia na liderança da expansão internacional da FLOA, ainda mais agora que assumiu um novo cargo de liderança ibérica?
Sem dúvida que os 25 anos de experiência profissional, tanto em grandes empresas como em startups, a par da experiência que acumulei quando era mais jovem enquanto atleta de competição no ténis, me deram ferramentas distintas e complementares para agora participar com sucesso na internacionalização da FLOA. Claro que conto também com equipas de muito talento e temos o apoio do Grupo BNP Paribas, que nos coloca numa posição única no mercado.
Para acelerar o crescimento da FLOA e a notoriedade da marca, existe um trabalho importante com as equipas da FLOA e do Grupo BNP Paribas, além da proximidade com os parceiros e a adaptação aos comportamentos dos consumidores locais e às diferenças culturais e regulatórias de cada mercado. Mais precisamente com a atual liderança da região ibérica, onde é importante otimizar as sinergias de ambos países, identifico alguns pontos fundamentais que influenciam a minha abordagem e estratégia.
Em primeiro lugar, ter trabalhado em diferentes multinacionais, permitiu-me perceber a força de uma estrutura bem organizada e permitiu-me ter uma visão global de negócio.
Por exemplo, hoje trabalhamos com um modelo chamado “One Bank” que nos permite acompanhar os parceiros do Grupo BNP Paribas com todos os serviços financeiros disponíveis por cada entidade. A FLOA tem um posicionamento ligado aos pagamentos, com soluções de Buy Now Pay Later que é complementar às soluções de outras entidades do Grupo. Isto traz-nos muitas oportunidades, tanto com parceiros que já trabalham com o próprio BNP Paribas, permitindo-nos apresentar os serviços da FLOA, como com novos parceiros que podem ter um primeiro contacto com o Grupo pela FLOA. Outro fator extremamente importante prende-se com a flexibilidade e inovação. A minha experiência de empreendedorismo nos EUA expôs-me a ambientes de negócios dinâmicos e altamente inovadores permitindo aprender a lidar com a mudança e desenvolver capacidades de adaptação – características cruciais para liderar uma empresa em expansão num mercado competitivo. Além disso, a coordenação do trabalho em equipa é essencial. Internamente, temos contacto com todas as áreas da banca, com o nosso serviço ao cliente, com os nossos parceiros e com as entidades do Grupo. Neste ponto, acredito que ter sido tenista de alta competição me deu uma melhor perspetiva da importância do trabalho de cada membro da equipa e, aos dias de hoje, tenho uma função similar ao de um treinador. Cabe-me criar um ambiente onde o talento individual se possa destacar e possa ser utilizado para ajudar a equipa a atingir os objetivos determinados para a FLOA em Portugal e em Espanha.
Considerando a crescente procura por soluções de pagamento parcelado, especialmente num contexto de comércio eletrónico em rápida evolução, é crucial entender como empresas como a FLOA se destacam no mercado. Qual o posicionamento da empresa em relação à concorrência e de que forma se distingue no mercado?
A FLOA destaca-se no mercado como uma fintech especializada em Buy Now Pay Later (BNPL) caracterizada pela rapidez, segurança e simplicidade nos processos, tanto para o comerciante como para o consumidor final. O nosso método de pagamento não requer a apresentação de documentos, download de aplicações ou registo, o que facilita a sua utilização. Isto só é possível graças à tecnologia de Inteligência Artificial e Machine Learning desenvolvida pela FLOA, que está em constante atualização com as análises de dados das atividades ligadas às áreas dos diversos setores onde atuamos.
A FLOA trabalha continuamente para simplificar a experiência do cliente e otimizar o sistema de análise de crédito e prevenção de fraudes – elementos fundamentais para o sucesso do BNPL. O Grupo BNP Paribas adquiriu por completo a FLOA em fevereiro de 2022. Desde então, contamos com investimento da maior instituição financeira da Europa para continuar a inovar e aprimorar a nossa solução com tecnologia de ponta e acelerar a nossa expansão para novos mercados europeus, permitindo-nos acompanhar os parceiros em diversos países. O apoio do Grupo BNP Paribas dá-nos a estabilidade e os recursos necessários para expandirmos o nosso alcance e chegarmos a um número cada vez maior de pessoas, especialmente no mercado europeu, seguindo um modelo de negócio comprovado.
A FLOA tem uma abordagem bastante centrada no cliente, com soluções como o pagamento em 3 ou 4 prestações e de Buy Now Pay Later (BNPL). Como estas soluções têm impactado diretamente a satisfação do cliente e proporcionam uma jornada de compra mais simples e agradável para os consumidores?
Na FLOA prezamos a experiência do cliente e procuramos sempre garantir que a sua jornada é o mais simples e acessível possível. Especialmente numa época em que a conveniência e a flexibilidade são cada vez mais valorizadas, opções como o BNPL oferecem aos consumidores um maior controlo sobre as suas decisões financeiras.
Aliás, o estudo feito pela FLOA com a Kantar em 2022, comprova precisamente que no mercado português, 67% dos utilizadores de BNPL mudariam de loja ou marca caso existisse esta modalidade de pagamento, um valor acima da média europeia que se encontra nos 56%. Além disso, a flexibilidade de dividir os pagamentos possibilita uma gestão financeira mais responsável, permitindo que as pessoas possam fazer uma distribuição das despesas mais equilibrada. De destacar também que estas soluções de pagamento representam a alternativa perfeita para aqueles que preferem evitar créditos a longo prazo ou que não têm acesso imediato aos mesmos. Deste modo, na FLOA solicitamos apenas informações básicas, como o nome, morada, NIF, data de nascimento, e-mail e contacto telefónico. Depois, a resposta é instantânea: em menos de um segundo, as nossas ferramentas de análise determinam se o método de pagamento com a FLOA será – ou não – concedido. Em caso de incumprimento do consumidor, assumimos 100% do risco, protegendo assim a sustentabilidade dos nossos parceiros.
O nosso método de pagamento não requer a apresentação de documentos, download de aplicações ou registo, o que facilita a sua utilização. Isto só é possível graças à tecnologia de Inteligência Artificial e Machine Learning desenvolvida pela FLOA
Além dos benefícios diretos para os consumidores, de que forma a FLOA ajuda os comerciantes a impulsionar as suas vendas e expandir os seus negócios? A estabilidade e o suporte do Grupo BNP Paribas têm sido aproveitados para alcançar estes objetivos?
Um dos principais objetivos da FLOA é apoiar a digitalização do comércio local em Portugal. Da perspetiva de um parceiro, a FLOA vem trazer um novo método de pagamento fácil de implementar que ajuda a potenciar as vendas, seja no e-commerce ou nos pontos de venda físicos, permitindo ao comerciante disponibilizar o pagamento fracionado através da FLOA, sem qualquer custo para o consumidor final. Assim, ao oferecer as soluções de pagamento da FLOA ao consumidor, o comerciante aumenta a possibilidade de angariação de clientes e a diminuição do abandono da compra, sendo, ao mesmo tempo, capaz de aumentar o valor médio de vendas. Além disso, e como anteriormente referido, esta é uma solução sem qualquer risco para o comerciante, pois em caso de incumprimento, o pagamento é completamente assegurado pela FLOA – algo também associado à credibilidade do Grupo BNP Paribas. Num contexto económico difícil, ser parceiro de uma empresa que faz parte do Grupo BNP Paribas é um fator de confiança muito relevante para os comerciantes.
Com a FLOA Pay implementada em vários países europeus, incluindo Portugal, de que maneira abordam as diferenças culturais e regulatórias em cada mercado, para garantir uma experiência consistente para os consumidores e comerciantes, tendo em vista o compromisso de estar presente em mais de 10 países até 2025?
Procurar aprofundar o conhecimento sobre o setor e todos os temas que pertencem à esfera dos pagamentos é algo que está ligado ao dia a dia das equipas da FLOA. Acreditamos que só assim será possível tomar as melhores decisões e atingir todas as metas estipuladas.
Deste modo, temos sempre o cuidado de fazer, anualmente, um trabalho de pesquisa aprofundada, em parceria com a agência Kantar, sobre o comportamento e necessidades do mercado e consumidores dos países para onde pretendemos expandir o nosso trabalho, com o objetivo de garantir que estamos preparados para dar a melhor resposta, mas assegurando, também, que estamos a par de todas as características regulatórias do mesmo.
Além disso, contamos sempre com equipas locais que conhecem a cultura e tradições de cada país, permitindo uma presença mais orgânica e adequada. E finalmente, estamos presentes onde o Grupo BNP Paribas já tem uma forte atuação no mercado, o que nos dá um acompanhamento valioso sobre a parte regulatória de cada mercado. Esta parece-nos a combinação perfeita para conseguirmos atingir o objetivo a que nos propusemos de chegar a dez países até 2025.
Como a FLOA utiliza a inovação tecnológica para aprimorar as suas soluções de pagamento, considerando a gestão 100% digital e o pioneirismo em inovações como o mini-crédito? Há algum projeto ou desenvolvimento recente que gostaria de destacar?
Primeiramente, damos bastante importância a todas as questões de Cibersegurança, porque, se é verdade que a inovação tecnológica trouxe inúmeras mudanças positivas, é igualmente impossível negar que também novos desafios foram surgindo.
Deste modo, e para assegurar o futuro digital dos pagamentos, são várias as fintechs que estão a reforçar o seu investimento nesta área, recorrendo também à Inteligência Artificial, uma tecnologia emergente que pode ajudar na melhoria contínua da segurança, quer das plataformas online, quer das transações digitais – e a FLOA não é exceção.
A inovação tecnológica é para nós uma prioridade e é graças a processos desta natureza que conseguimos oferecer aos nossos clientes uma solução de pagamento que, numa questão de milissegundos, avalia a sua viabilidade. Temos um serviço assente em tecnologia de ponta que, além de ser de utilização mais prática e fácil, garante também a segurança das transações.
Ainda, se, até aqui, a transformação digital se tinha centrado mais nas operações diárias do cliente, desde transferências e consultas de saldos até pagamentos ou pequenos investimentos e compras de ações, estamos igualmente empenhados em trabalhar na digitalização para tornar processos que geralmente seriam mais longos e demorados em experiências simplificadas, como é o caso do “Coup de Pouce” em França, um mini-crédito que pode ser feito entre 100€ e 3000€ em cinco minutos.
Assim, o projeto que posso destacar é o uso da Inteligência Artificial para complementar o nosso serviço ao cliente. Estamos continuamente a explorar esta área por considerarmos que tem um grande potencial para melhorar, ainda mais, o atendimento que damos aos clientes, trazendo mais opções, assistência e flexibilidade.
Um dos principais objetivos da FLOA é apoiar a digitalização do comércio local em Portugal. Da perspetiva de um parceiro, a FLOA vem trazer um novo método de pagamento fácil de implementar que ajuda a potenciar as vendas
Com mais de 10 mil parceiros e pontos de venda, como a FLOA seleciona e colabora com os seus parceiros comerciais para garantir o sucesso mútuo?
Na verdade, já contamos com mais de 15 mil parceiros e pontos de venda. No início da internacionalização, estávamos a acompanhar os parceiros franceses que tinham atividade em Portugal, Espanha, Itália e Bélgica, para proporcionar o mesmo método de pagamento nesses mercados.
Com a constituição das equipas com talentos locais de cada país, foi feito um trabalho para oferecer a solução da FLOA aos parceiros existentes do BNP Paribas e criar novas parcerias com empresas locais para acompanhar o crescimento do mercado em diferentes setores como marketplaces, retalho, eletrónicos, eletrodomésticos, casa e decoração, turismo, mobilidade, saúde e beleza.
A relação entre a FLOA e os seus parceiros é um fator essencial para o sucesso de ambos, por isso dedicamos muito tempo e energia para manter uma proximidade que nos permite ter um melhor entendimento dos mesmos e partilhar com eles o nosso conhecimento em áreas específicas – o que acaba por se traduzir numa das nossas maiores vantagens competitivas. Hoje, temos muito orgulho de trabalhar com grandes marcas como a Ibéria Lineas Aéreas, a Rádio Popular, o KuantoKusta, a iStore, a Xiaomi, a NP4Game, a JOM, a Bluebird, a Moviflor, a Code for All, a Americanas e a Prio, para citar alguns exemplos.
Com base nas soluções oferecidas pela FLOA, como avalia o futuro do comércio eletrónico e das transações financeiras?
Acreditamos que a adoção de soluções de BNPL na Europa e particularmente em Portugal vieram para ficar. Aliás, o nosso estudo feito em parceria com a Kantar demonstrou que Portugal está no pódio de países com maior utilização de pagamento fracionado.
Sabemos que os consumidores estão constantemente à procura de soluções inovadoras que permitam melhorar a gestão do seu orçamento e, face à conjuntura económica, faz todo o sentido que assim seja. Em linha com esta necessidade, a FLOA pretende então continuar a acelerar o seu crescimento em Portugal e continuar a reforçar o seu posicionamento ao estabelecer novas parcerias comerciais, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do e-commerce e vendas em lojas físicas no país. A expetativa natural é que a procura por BNPL continue a crescer à medida que um maior número de pessoas reconheça os benefícios de poder dividir pagamentos em prestações sem juros, com uma experiência simplificada, para uma melhor gestão orçamental, compras importantes de produtos ou serviços que necessitam no imediato ou imprevistos.
Olhando para o futuro, quais são os planos e metas da FLOA para os próximos anos em termos de expansão geográfica, inovação de produtos e impacto no mercado de pagamentos parcelados na Europa?
Em 2024, a FLOA definiu que chegará a dois novos mercados: a Alemanha e a Holanda. Os países para 2025 serão definidos mais tarde, de acordo com a prioridade alinhada em conjunto com o Grupo BNP Paribas. Em termos de inovação de produtos, estamos a desenvolver soluções para dar mais autonomia aos consumidores dentro das lojas físicas, por forma a que estes percebam se são ou não legíveis para o pagamento com a FLOA durante a jornada e não no momento do check-out. Em termos de impacto no mercado ligado ao Buy Now Pay Later, por um lado projetamos um crescimento que continua a ser importante para este método de pagamento. Por outro lado, a nova legislação que entrará em vigor poderá ter um forte impacto na experiência do cliente, por isso continuamos a trabalhar para simplificar ainda mais a experiência de compra no e-commerce levando em consideração as novas regras que serão exigidas.
A FLOA tem sempre como objetivo fornecer aos consumidores uma nova ferramenta para que possam gerir o seu orçamento pessoal e controlar imprevistos e despesas inesperadas, sempre com segurança, simplicidade e confiança.