Fioblue Construções: “A excelência é um hábito”

A Fioblue tem 20 anos de atividade e é uma empresa especializada na remodelação e construção de edifícios, essencialmente comerciais e de serviços. Parceira de grandes marcas de retail nacional, esta empresa sediada em Coimbra, tem capacidade para executar obras em todo o país, graças à sua equipa especializada e de confiança que a compõe. Renascida em 2007, depois de grandes dificuldades, a Fioblue recebeu o prémio PME Excelência como um reconhecimento de todo o esforço e dedicação que Marco e Paula Ferreira colocaram nesta nova etapa da Fioblue. A Revista Business Portugal esteve à conversa com ambos, para celebrar o prémio Excelência, a coragem e a determinação de quem sempre acreditou neste projeto.

“Quando começámos, tínhamos sonhos, energia e vontade. Apenas isso”, começa Marco Ferreira, engenheiro, que juntamente com o irmão, fundou a Fioblue, em 1998. “Vínhamos de uma empresa de construção de grande renome em Coimbra que operava no mercado da construção (tradicional) de edifícios. Porém, nessa altura, percebemos que havia um nicho de mercado que não estava explorado – o da reabilitação e remodelação. Quando alguém precisava de remodelar uma casa, fazer uma pequena alteração no interior, era difícil encontrar quem assumisse o trabalho de forma organizada. Era aí que nós queríamos entrar”.
E conseguiram. A Fioblue tornou-se numa empresa especialista em remodelações e reabilitações e foi o próprio mercado que acabou por dar à empresa uma especificidade ainda maior: “No edifício da nossa primeira sede, existia um espaço comercial, no rés do chão. Era de uma marca de ótica que resolveu apresentar-nos o desafio de remodelar uma das suas lojas. Aceitámos, correu bem e, daí em diante, tornámo-nos parceiros deles e de outras marcas de retail”.
A empresa acabou por crescer a um ritmo incontrolável e, em 2006, sofre uma forte crise financeira “foram momentos complicados, aprendemos da pior forma que erros de gestão não se podem voltar a cometer…fomos obrigados a restruturar a empresa e definir novos objetivos e estratégias, entendemos perfeitamente o nosso caminho ”.
Com coragem, vontade, humilde e determinação, deram a volta: “Precisámos da confiança dos nossos colaboradores, dos nossos fornecedores e de clientes, que voltaram a apostar em nós. Agora somos uma empresa renovada, sem preocupações de crescer, e se crescer, que seja sustentadamente. Felizmente, os clientes acreditaram em nós e temos uma equipa que nos permitiu responder aos desafios”.

Especialistas em edifícios de comércio e serviços
A Fioblue continuou na sua senda de especialização e, para isso, conta com uma equipa de profissionais dedicados, que estão disponíveis todos os dias, a toda a hora: “Um lojista não pode parar o trabalho porque teve um problema na loja. Nós temos serviços de especialidades, como arquitetura, e engenharia, o que obriga a garantir uma resposta célere, para não dizer imediata, ao cliente. As nossas equipas sabem que, quando iniciam uma obra, o trabalho vai ser feito fora do horário normal de trabalho e, muitas vezes, de noite porque a loja tem de estar a funcionar o mais rapidamente possível. Por isso mesmo, todas as especialidades irão ser trabalhadas ao mesmo tempo, o que significa que os carpinteiros, os canalizadores e os eletricistas vão cruzar-se na obra e tudo tem de funcionar. Felizmente, posso dizer que tenho uma equipa que me dá essa segurança, a de saber que são confiáveis e disponíveis”.
Resiliência, equipa, confiança e lucro são, na opinião de Marco Ferreira, os quatro pilares da Fioblue. São estes fatores que fazem desta empresa uma parceira para grandes marcas, como a SonaeSierra, Ikea ou a Delta: “São estes grandes clientes que nos mantêm sempre a funcionar. O trabalho é constante e isso é importante, para continuarmos estáveis. O prémio PME Excelência foi um reconhecimento merecido de todo o esforço que fizemos para voltar a colocar a Fioblue no caminho do sucesso, mas não nos deslumbramos. Temos de trabalhar todos os dias para a satisfação do cliente, estar presente, acompanhar e fazer bem. Só assim marcamos a diferença”.

You may also like...