EPDRAC: Uma escola diferente

A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão tem um método de ensino diferenciador. Com o fim de um ano letivo e a preparação do próximo, a Direção aposta em novos cursos e na melhoria dos que já existem.

Com 30 anos de existência, a EPDRAC já foi uma escola privada passando, mais tarde, para escola pública. Inserida num espaço público onde coabitam várias instituições, esta escola aposta na área agrícola e da equitação e conta com uma oferta formativa cada vez mais diversificada para o 3º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário. A Professora Conceição Matos, diretora da EPDRAC, explica que, no ano letivo de 2019/2020, a escola terá um curso novo – Técnico de Turismo Ambiental e Rural – que se vem juntar aos cursos existentes: Técnico de Gestão Equina, Técnico de Produção Agropecuária, Técnico de Turismo Equestre, no ensino Secundário; Tratador e Desbastador de Equinos e Operador Agrícola – Horticultura/ Fruticultura, no 3º ciclo.
Enquanto escola profissional, a direção acredita que fazer diferente é o caminho certo para o sucesso dos alunos que dela fazem parte. Conceição Matos revela o método de ensino que é aplicado na EPDRAC. “Os alunos têm muitas aulas práticas, para além do contexto formativo em ambiente de sala de aula, têm a parte prática nas propriedades dos nossos parceiros, o que nos diferencia das outras escolas. Nós somos um laboratório vivo, ou seja, não estamos a produzir exclusivamente para nós, estamos a ajudar a produzir para os outros”.
Com vários protocolos estabelecidos, a EPDRAC tem uma taxa de sucesso muito elevada no que toca à empregabilidade dos seus alunos. “Os nossos alunos, quando estão em contexto prático de ensino, não se limitam a ver; eles fazem. Isso acaba por ser uma mais-valia, porque os alunos estão preparados para todas as adversidades e saem daqui bem preparados para o mundo do trabalho”, afirma a diretora Conceição Matos.
Para além de tudo isto, a professora Conceição Matos fala sobre a aposta, por parte da escola, nos cursos do ensino do 3º ciclo – CEF. “Nós apostamos nos cursos do 3º ciclo para que, aqueles alunos que não gostam da escola e têm mais dificuldade em conseguir encontrar o caminho certo, possam encontrar, na EPDRAC, uma saída de que gostem e na qual sejam bem-sucedidos. Nós trabalhamos na inclusão dos alunos e motivamo-los a serem melhores, através de alguns métodos de ensino que nos posicionam na linha da frente das escolas”, esclarece a interlocutora.
A EPDRAC é pioneira no que toca ao método de ensino que aplica aos seus alunos. Os professores são um dos pontos mais importantes para que os resultados sejam tão positivos. Conceição Matos explica que a equipa pedagógica é preparada para a forma como se deve ensinar na escola. “Os nossos professores, quando aqui chegam, percebem que o nosso espírito é diferente. Nós avaliamos os alunos de forma distinta, no sentido em que, por exemplo, não fazemos só testes de avaliação, mas apostamos mais na parte prática. Tentamos perceber o que resulta melhor com cada um dos alunos e é dessa forma que conseguimos chegar até eles”. Conceição Matos declara que todos os anos são feitas melhorias e todos aqueles que fazem parte da escola se orgulham de fazer parte de um projeto educativo que é tão diferenciador numa altura em que a educação está em destaque no país.

You may also like...