Empresas de trabalho temporário: guia prático

 

 

 

 

Segundo dados resultantes de um estudo conjunto entre a APESPE-RH (Associação Portuguesa das Empresas do Setor Privado de Emprego e Recursos Humanos) e o ISCTE, no final de 2023 existiam quase 400 mil trabalhadores temporários em Portugal, números que não deixa margem para dúvidas sobre a importância do trabalho temporário na gestão das empresas portuguesas.

Sendo, por definição, um contrato limitado no tempo, que tem como objetivo satisfazer necessidades ocasionais de mão-de-obra nas mais variadas áreas de negócio, os contratos de trabalho temporário são particularmente úteis, quando falamos de empresas que, pela sua especificidade, apenas operam de forma sazonal, como é o caso das empresas agrícolas e turísticas

Pela especificidade das funções e pela limitação a períodos de trabalho que duram entre um a três meses, a maioria destas empresas  com alta sazonalidade opta por entregar a pasta do recrutamento e seleção de trabalhadores para estas épocas a agências de trabalho temporário, já que isso lhes vai trazer inúmeras vantagens.

Se a sua empresa está nesta situação, e precisa urgentemente de trabalhadores temporários para a época de verão, tome atenção a este guia prático sobre empresas de trabalho temporário que preparámos para si.

 

O que faz uma empresa de trabalho temporário?

Da mesma forma que uma ponte une duas margens, uma empresa de trabalho temporário une empregador e trabalhador, através das suas ferramentas de recrutamento e seleção baseadas em tecnologia inovadoras como a IA (Inteligência Artificial) e contactos privilegiados no mercado laboral, de forma a  encaixem o perfil certo no objetivo traçado.

Ao invés do que acontece numa contratação direta entre um empregador e um trabalhador, no momento em que uma empresa recorre aos serviços de uma agência de trabalho temporário, todo o processo de contratação e pagamento de salários ficam por conta desta última.

O processamento salarial do trabalhador temporário não é, contudo, a única obrigação ou função de uma empresa de trabalho temporário.

Além disto, este tipo de empresas tratam dos vistos de residência (no caso de se tratar de um trabalhador proveniente de um país de fora da UE), alojamento, exames médicos e substituição do trabalhador temporário se este não se adaptar à função para a qual foi contratado.

Quanto à empresa que requisitou os trabalhadores temporários, esta terá a seu cargo a definição do posto de trabalho, a supervisão, o respeito pelas regras de higiene e segurança no trabalho e o necessário pagamento do serviço prestado pela agência de trabalho temporário.

 

Vantagens

Como já referimos anteriormente, o recurso a uma empresa de trabalho temporário vai trazer inúmeros benefícios ao seu negócio, entre os quais se contam:

  • Facilidade na procura e recrutamento

Encontrar trabalhadores qualificados para o desempenho de um trabalho sazonal não é fácil, especialmente quando estamos a falar do verão, altura em que as férias dominam a mente da maioria dos trabalhadores.

Com uma empresa de trabalho temporário a tomar conta do recrutamento, seleção e formação dos trabalhadores, ser-lhe-á mais simples gerir atempadamente as suas necessidades em termos de mão-de-obra e/ou aumento de solicitações.

  • Acesso a trabalhadores qualificados

Em trabalhos ligados à Hotelaria e Restauração, a qualificação dos trabalhadores temporários é uma exigência muito comum.

Porém, o facto de o trabalho ser sazonal pode afastar trabalhadores mais qualificados, algo que com uma empresa de trabalho temporário não acontece.

Graças à sua extensa carteira de trabalhadores nacionais e internacionais registados nas suas bases de dados geridas por inteligência artificial, a identificação, recrutamento, seleção e contratação de um profissional qualificado torna-se mais simples e rápida.

  • Redução de gestão logística

Uma vez que o recrutamento, seleção, contrato de trabalho, processamento de salários, formação, exames médicos, transporte de e para o trabalho, alojamento e tratamento de vistos estão a cargo da empresa de trabalho temporário, o seu negócio pode garantir uma significativa redução do tempo logístico associado ao recrutamento.

 

Como escolher e contratar uma Empresa de Trabalho Temporário?

Para escolher a empresa de trabalho temporário que melhor sirva as suas necessidades, é importante que:

  • Avalie o histórico e a extensão da base de dados da empresa de trabalho temporário;
  • Compare preços e respetivos serviços associados;
  • Tenha a garantia de que a empresa cumpre com todos os requisitos legais relativos ao Código do Trabalho em vigor em Portugal;
  • Esteja atento às tendências no universo do recrutamento de recursos humanos e compare com a oferta disponível;
  • Procure saber se a empresa de trabalho temporário que tem em vista lhe garante a colocação do trabalhador em tempo útil.

 

Entre estas empresas encontra-se a Work Supply, agência de recrutamento com mais de duas décadas de experiência no mercado nacional e internacional que, além de uma contratação rápida e simples, trata  dos vistos de residência, alojamento, transporte, formação e substituição do trabalhador no caso de este não se adaptar.

Para efetuar a contratação da Work Supply, basta-lhe preencher um formulário de requisição de pessoal que vai encontrar no site desta empresa e esperar pela proposta ao seu pedido. Caso aceite a proposta, será-lhe apresentado um contrato onde estão discriminados os termos e condições do acordo de trabalho temporário.

Neste momento, a Work Supply começa, imediatamente, o processo de recrutamento.

 

*Este artigo é da exclusiva responsabilidade da UnikSEO

You may also like...

This will close in 0 seconds