E-commerces apostam em web pushes para aumentar tráfego e engagement
Ferramenta envia notificações instantâneas direto ao browser dos subscritores, sem precisar de recolher dados pessoais; pode ser utilizada para anunciar produtos à venda, fazer promoções e recuperar carrinhos abandonados
Dinamizar a relação com clientes e leitores no ambiente digital tem sido um desafio enfrentado por e-commerces. Além das redes sociais, e-mail marketing e SMS, que são canais explorados com mais frequência, as lojas online passaram também a adotar as notificações Web Push para aumentar o tráfego e o engagement.
“Web Push são pequenas mensagens que vão diretamente do seu website para o desktop, smartphone ou tablet dos utilizadores. Mesmo que o utilizador não esteja no seu site ou no browser, o mesmo receberá a notificação. Essa estratégia é usada para garantir que o subscritor volte ao seu site, recuperando-o e gerando tráfego”, explica Francisco Leite, Product Manager da E-goi, empresa de marketing automation.
A AliExpress, por exemplo, elaborou um case study no qual reportou uma taxa de abertura 93% maior com notificações Web Push em comparação com outras notificações de aplicações. No relatório, a loja on-line, que é uma das maiores do mundo, constatou um aumento de 178% na conversão, em comparação com os utilizadores que não recebiam essas notificações.
Segundo o Product Manager da E-goi, um dos benefícios do Web Push está na facilidade de subscrição para os utilizadores. “Os subscritores não precisam de colocar o seu e-mail ou quaisquer dados pessoais para receber avisos do site. Ao aceder à página da marca, haverá uma janela de permissão que pergunta ao utilizador se deseja ou não receber notificações daquele site. A partir do momento em que permitir o envio de notificações, a marca possui autorização para enviar mensagens, que podem ser desativadas pelo utilizador a qualquer momento, de forma simples e rápida”.
Formas de aplicar o Web Push
Os e-commerces costumam usar as notificações de Web Push para anunciar novos produtos à venda no site, fazer promoções, manter os clientes informados e atrair utilizadores anónimos. “Quando identificado o subscritor, podem ser criadas automações que permitem, por exemplo, enviar notificações de carrinho abandonado ou sugestões de produtos com link para checkout, com taxas de conversão maiores, aproveitando o facto do cliente ainda se encontrar no browser”, explica o Product Manager da E-goi.
Segundo Francisco Leite, o Web Push possui índices ainda mais elevados de efetividade quando associado a outras estratégias de comunicação e marketing digital. “No E-goi, o canal Web Push está integrado numa plataforma de marketing automation, que permite fazer sinergia com outros canais de comunicação e com automatismos, numa estratégia sólida de comunicação multicanal. É possível combinar com landing pages para potenciar o aumento de base de dados, ou combinar com e-mail marketing, sms e outros canais para fortalecer o alcance da divulgação. O utilizador E-goi tem acesso a uma ferramenta ready-to-use, prática e simples, que pode ser implementada no site ou blog sem precisar de ter conhecimentos técnicos”, conclui.